Mais resultados...

Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Deserto do Atacama: O que há de melhor no Chile!

Deserto do Atacama O que há de melhor no Chile-dona-viagem

Vou começar esse post fazendo uma confissão para você…

Desde que iniciei essa história de perfil de viagens, vi muita gente postando coisa sobre o Atacama, mas nunca me senti verdadeiramente atraída pelo lugar. Achava legal e tal, mas tudo muito igual. Até que resolvemos fazer uma ladies trip e o destino escolhido foi exatamente ele.

Admito que eu não estava no nível master de animação, tanto que estava focada em outra viagem e minha amiga ficou por conta do roteiro. Tudo resolvido, a Latam ajudou com uma promoção top de milhas e dois meses depois chegou o dia da viagem.

Fomos em 5 mulheres, dormindo a primeira e última noite em Santiago (por conta dos horários dos voos) e passando 5 noites em San Pedro de Atacama.

placa-cordilheira-do-sal-deserto-do-atacama-dona-viagem
O bonde das mocinhas!

Quando chegamos à Calama eu comecei a ter uma suspeita: aquele lugar ia me fazer morder a língua.

Dito e feito.

Deserto do Atacama não é apenas um amontoado de areia, sal e alguns lagos perdidos. É um lugar repleto de história, com cada paisagem mais maravilhosa que a outra (estilo fundo de tela do Windows) e, o principal, com uma energia e uma paz que simplesmente não tem como descrever. Só visitando para entender.

SAN PEDRO DE ATACAMA

San Pedro de Atacama, a cidade base do Deserto do Atacama, está localizada a mais de 1.600km ao norte de Santiago, estando muito próxima da divisa com a Bolívia. Ela é cercada por três cordilheiras: AndesSal e Domyco. O principal vulcão da região é o Licancabur, com 5.920m de altura.

Esse vilarejo foi formado em um dos oásis do Deserto do Atacama, o mais árido do mundo. Ele possui pouco mais de 7.000 habitantes, mas recebe uma média de 30.000 visitantes por mês.

A principal rua é a Caracoles, onde está a maioria da agências de viagens e melhores restaurantes da região.

rua-caracoles-deserto-do-atacama-dona-viagem
Tentei fazer minha primeira amizade na Rua Caracoles

A vila é bem rústica, com estrada de terra, construções baixas e de barro, mas tudo muito charmosinho.

centro-deserto-do-atacama-dona-viagem
Igrejinha fofa do centro

CÂMBIO E PREÇOS

A moeda oficial do Chile é o Peso Chileno. Na data que fui (março/2017) o câmbio era o seguinte:

• Brasil: R$1,00 = CLP178,00
  • Aeroporto de Santiago: R$1,00 = CLP192,00
  • Centro de Santiago: R$1,00 = CLP205,00
  • San Pedro de Atacama: R$1,00 = CLP170,00

Como pôde perceber, trocar dinheiro em San Pedro é a maior furada da vida. Só faça em caso de necessidade.

Por conta dos meus horários, tive que trocar dinheiro no aeroporto. A Afex é a casa de câmbio de lá e é o mesmo valor em qualquer cabine. Se tiver que trocar dinheiro no aeroporto também, sugiro já fazer na cabine do desembarque, assim que sai do avião, pois é a mais vazia.

Sobre os preços, já tinha lido que tudo lá é muito caro, mas vou te falar que não achei diferente de Santiago. Tirando o mercado, o restante foi bem tranquilo.

Super importante: pague os hotéis em dólar!!!! Assim você evita pagar o IVA (imposto) de 19%. Se pagar em pesos chilenos esse imposto será cobrado.

COMO CHEGAR

San Pedro de Atacama está localizado no norte do Chile, a mais de 1.600km de distância de Santiago.

Para chegar lá você tem 3 opções:

• Avião: Existe uma quantidade boa de voos diários à Calama, cidade mineradora que fica à 100km de San Pedro. Eles são operados pela Latam e Sky Airlines e possuem 2 horas de duração.
  • Carro: Sem parar, são quase 18 horas de estrada. Se optar por ir de carro, sugiro fortemente alugar um 4×4, pois a estrada lá é de terra.
  • Ônibus: A forma mais econômica e mais demorada. São 22 horas de viagem entre Santiago e San Pedro. A empresa que faz esse translado direto é a TurBus. A empresa Pullman Bus faz o trajeto Santiago x Calama.

Para quem opta pelo avião (tipo eu) ou ir pela Pullman Bus, é necessário pagar um transfer para San Pedro. Muita gente fecha o transfer ao chegar no aeroporto, mas nós resolvemos sair do Brasil com tudo certo. Quem nos buscou foi o Pablo, que também foi nosso guia durante toda a viagem. Pagamos 20.000 pesos (round trip) por pessoa no transfer privado. Se fosse regular seria 18.000 pesos para cada.

As estradas são incrivelmente boas. As de terra têm pouquíssimos buracos e são todas muito bem sinalizadas.

deserto-do-atacama-3-dona-viagem
Curta as estradas do Atacama!

CLIMA

Olha, não é a toa que o Deserto do Atacama é o mais árido do mundo! O clima lá é seco demais!!! Do nível que fez meu nariz sangrar no dia que pisei lá. Para ter uma ideia, a quantidade média anual de chuva é de 25mm. Para efeito de comparação, No Rio de Janeiro a média do mês de julho (mês mais seco do ano) é de 55mm. O mês das chuvas em San Pedro é fevereiro, sendo que esse ano foi totalmente fora do normal. Choveu 40mm e fechou praticamente todas as atrações do Deserto do Atacama.

A parte boa dessa secura toda é que meu cabelo, naturalmente oleoso, ficou que nem de propaganda de shampoo, com um brilho espetacular e super lisinho. Ele só não ficou mais sedoso por conta da poeirada que dava uma leve endurecida nele.

Além de seco, o vilarejo está a 2.800m acima do nível do mar. Isso significa que você vai precisar de um período de adaptação, até mesmo porque tem alguns passeios que chegam a quase 5.000m de altitude! E vou te falar, você sente tá.. Pra subir 5 metros de ladeira o coração quase saiu pela boca…

Vamos ao clima mesmo: o Atacama é muito quente e muito frio! Sabe o que isso significa? Um caos na hora de fazer a mala. No verão a temperatura pode variar de 30ºC a 10ºC no mesmo dia e no inverno gira de 22ºC a 4ºC. Isso em San Pedro, porque nos passeios é muito pior, podendo chegar a -20ºC nos gêiseres por exemplo.

O sol é um caso à parte. Não se iluda com o dia que você estiver sob uma temperatura de 15ºC e achar que o sol não está queimando. Ele é terrível!!!!! Para você ter uma ideia, no único dia que banquei a doidona e não usei chapéu, pois estava 12ºC, o meu couro cabeludo ficou roxo, do tipo que dói na hora de tomar banho.

ROUPAS E MOCHILA

Sentiu como é o clima por lá né?! Eu já tenho um certo problema para arrumar mala, mas preparar a dessa viagem foi uma superação! Como imaginar que no mesmo dia você vai estar que nem um esquimó pela manhã e que nem a Garota de Ipanema pela tarde? É muito confuso para a minha mente.

A verdade é: não usei metade das roupas que levei. Só acertei mesmo na quantidade de sapatos. Vamos às recomendações:

• : chinelo, tênis de trekking (mais adequado para andar por lá) ou de academia, mas não leve um novo, porque vai voltar uma imundice, e uma botinha que você usa para viajar e ter algo diferente para vestir à noite;
  • Roupas: tenho uma resistência boa ao frio. Sinceramente, levei um monte de roupa de neve e usei nada, só um dia que realmente foi necessário. Como o sol é muito forte mesmo no frio, sugiro levar blusas de manga (mas leves) para proteger os braços do sol, um bom casaco corta-vento e/ou de neve, calça jeans, legging e short. Se você tiver curiosidade e clicar nos links para os passeios, em cada um tem a dica específica do que vestir ali.

Nem sonhe em sair para os passeios sem chapéu. Como descrevi no item anterior, ele castiga com força e não é legal marcar bobeira.

Na mochila você deve colocar alguns itens imprescindíveis:

• Água (pelo menos 1 litro por pessoa por passeio);
  • Hidratante labial;
  • Protetor solar;
  • Soro fisiológico para o nariz;
  • Chapéu;
  • Casaco;
  • Luva e cachecol para quem sente mais frio;
  • Chiclete e chocolate (ajudam a amenizar os sintomas da altitude);
  • Remédio de enjoo e dor de cabeça (principais efeitos colaterais da altitude).

HOSPEDAGEM

O que não falta em San Pedro são opções de hospedagem dos mais variados preços e estilos.

Eu fiquei num de categoria média, o Hotel Dunas. Bem localizado, com café da manhã gostoso, quartos espaçosos e limpos.

hotel-dunas-deserto-do-atacama-dona-viagem
Hotel Dunas, na rua Tocopilla
hotel-dunas-1-deserto-do-atacama-dona-viagem
Corredor com os quartos

Para quem busca um pouco mais de economia, tem vários hostels no entorno da Caracoles, como o Lickana e Miskanty.

Já para quem quer o máximo de conforto e exclusividade, o que tem de melhor na região são o Alto AtacamaTierra Atacama e Explora. Para esses três eu tenho um recado: me chama que volto para o Atacama hoje mesmo e faço post exclusivos para vocês!! 😉

RESTAURANTES E BALADAS

Uma coisa que fizemos foi comer bem nesse lugar! Dos restaurantes mais baratos aos mais caros, tudo estava gostoso!

Na maioria dos restaurantes existe o menu de refeição, com entrada e prato principal (alguns com sobremesa também). Os que vi variam de 4.000 a 10.000 pesos. O horário de almoço vai até as 16h ou 16h30, depende do restaurante.

• Mal de Puna – $ – Comida gostosa e tem balada à noite.
  • La Pica del Índio – $ – Um dos mais procurados da cidade. Os pratos são bem servidos.
barros-deserto-do-atacama-dona-viagem
Dá uma lida com atenção nessa placa do Barros..
  • Barros – $ – Pratos muito bem servidos, tem música à noite.
  • Lola – $ – Restaurante baladinha de San Pedro. Tem karaokê (sim, eu cantei. Não, você não gostaria de ver.. Kkk) e as porções são generosas.
  • Casa de Piedra – $$ – Fiquei apaixonada pela pizza! Massa fininha, ambiente muito aconchegante, fogueira no meio, um charme!
casa-piedras-deserto-do-atacama-dona-viagem
Adorei o Casa de Piedra! Super indico!
  • Adobe – $$$ – Ambiente gostoso, com uma fogueira no meio. Tem música ao vivo à noite.
  • La Estaka – $$$ – Do mesmo dono do Adobe, adorei o restaurante! Música de qualidade, inclusive com direto a MPB e o melhor ceviche que comi na região.
la-estaka-deserto-do-atacama-dona-viagem
O ceviche campeão na nossa opinião! O que achou? Se souber de outro melhor escreve aqui nos comentários!
  • Ckuna – $$$ – Foi o restaurante mais caro que comemos. A comida é mais requintada, gostosa, mas não achei que valeu o preço.
ckuna-deserto-do-atacama-dona-viagem
Pratinho gourmet para fechar a viagem

Legenda:

• $ = Preço médio de 5.000 pesos o prato
  • $$ = Preço médio de 8.000 pesos o prato
  • $$$ = Preço médio de 12.000 pesos o prato

Sabia que no Atacama não pode dançar? Sim, você leu direito. Nada de boate ou coisa do tipo. Em contrapartida, as festas clandestinas bombam. Se um chileno com apenas 3 dentes na boca te abordar no meio da noite sugerindo que você entre numa van sem janelas em direção à uma festa no meio do deserto, não se assuste. É exatamente assim que funciona e dizem ser seguro! Mas vou te contar que tive coragem de encarar essa aventura não.. Minha velhice mental não permite.

Sobre o fato de não poder dançar, são duas as teorias que se complementam:

• Os estabelecimentos de San Pedro só têm licença para ser restaurante, tanto que na maioria deles você só pode beber se estiver comendo. Apesar de ter música ao vivo, o ato de dançar configura boate, infringindo a lei.
  • A população de San Pedro é muito reservada e quer evitar bagunça. Para isso, criaram essa lei dificultando a criação de baladas mais fortes na cidade.

É proibido beber na rua e os bares/restaurantes fecham até à 1h.

MERCADO

Uma coisa que achei caro em San Pedro foram os mercados. Não existe supermercado como estamos acostumados, mas são vários mini mercadinhos com o básico.

Os mais baratos que encontrei foram:

• Mercado del Sol – Rua Tocopilla
  • Mercado Sys – Rua Caracoles – Foi onde achei água mais barato. Enquanto na maioria dos mercados a água de 6 litros era 2.000 pesos, ali estava por 1.750.

As lojas e mercados costumam fechar às 23h.

AGÊNCIA

Se tem uma coisa que pipoca em San Pedro é agência de turismo! Tem para todos os gostos e bolsos.

Muita gente deixa para fechar os passeios ao chegar no vilarejo, pois pode ser bom para tentar mais descontos, já que é fácil pular de uma agência à outra para negociar.

Como viajamos em 5 mulheres e nosso objetivo era fazer tour privado, optamos por fechar tudo do Brasil e chegar lá sem preocupação.

Após conversar com algumas agências, decidimos por fechar com a Atacama Trips. Posso te contar? Amei!!!!! O atendimento da Daniela é fora do comum. Ela é super paciente, atenciosa e cuidadosa! Nosso guia, Pablo, arrasou nos passeios. Muito profissional, aguentou 5 mulheres buzinando por 5 dias no ouvido dele sem fazer cara feia e tem muito conhecimento sobre a região. O site deles ainda está em desenvolvimento, mas por enquanto você pode dar uma olhada nesse link página do FacebookAtacama Trips.

ROTEIRO

Nosso roteiro foi de 6 dias/5 noites pelo Deserto do Atacama. Infelizmente não tivemos tempo para ir ao Salar de Uyuni, mas virou motivo para voltar à região! 😉

Para o post não ficar super carregado de informação, coloquei todos os tours detalhados em uma pagina específica. Basta clicar para conferir!

1º dia – Tour astronômico Space

tour-astronomico-deserto-do-atacama-dona-viagem
Tour Astronômico Space (foto site oficial)

2º dia – Pukará de Quitor e Valle de La Luna e Valle de La Muerte

lagunas-escondidas-3-deserto-do-atacama-dona-viagem
Lagunas Escondidas de Baltinache

CURIOSIDADES

Os lugares são lindos demais! Não consegui escolher meu preferido.

Nunca vi tanto cachorro numa cidade como em San Pedro. Fora que tem uns que parecem ursos de tão grandes que são!

As roupas ficam bem sujas por conta da poeira.

Nos vilarejos da região é muito comum ter um campo de futebol do lado do cemitério! Vai saber o motivo…

Em todos os passeios que fizer, respeite as trilhas e não saia do caminho demarcado.

deserto-do-atacama-dona-viagem
Vá e se apaixone por esse lugar!

Gostou do relato?? Ficou com vontade de ir?? Já foi?? Compartilha suas dicas e dúvidas aqui com a gente!!! E claro, não deixe de assinar o blog para receber as notícias mais quentinhas do que o sol do Atacama! 😉