Geysers Del Tatio e Termas de Puritama – Deserto do Atacama

O Atacama me surpreendeu por vários motivos. O primeiro foi obviamente a beleza natural, já que mesmo tendo visto várias fotos em vários blogs, pessoalmente é tudo muito mais incrível! Mas visitar lugares como os Geysers Del Tatio e relaxar nas piscinas naturais do Termas de Puritama no mesmo dia é algo até difícil de entender.

O segundo foi pela dificuldade de fazer mala. Como imaginar que no mesmo dia, no mesmo passeio, eu iria usar roupa de neve e biquíni? É para dar nó na cabeça né?!

O passeio desse post foi o mais maluco de todos! Mas por favor, não leve isso no sentido ruim.. Esse é mais um daqueles dias que você nunca mais vai esquecer de tão único que é.

GEYSERS DEL TATIO E TERMAS DE PURITAMA

Esse passeio começa cedo!

Nosso guia Pablo passou para nos buscar as 6h30 para irmos conferir os Geysers del Tatio. No caminho assistimos ao belíssimo nascer do sol e chegamos lá às 7h45. Esses são os geysers mais altos do mundo, à 4.300m. Graças à combinação de horário + altitude, é muito frio! Nós demos sorte e pegamos -3º ao chegar, mas no inverno essa temperatura pode bater os -20ºC.

Geysers del Tatio 2 - Deserto do Atacama - Dona Viagem
A trupe e os geysers ao fundo!

Os Geysers del Tatio são buracos no chão que expelem água aquecida pelas lavas do vulcão. Ela pode chegar a 87ºC, então por favor, não ouse brincar de pular em um deles!

Caminhamos por ali para observar essa mágica da natureza e depois tomamos um delicioso café da manhã preparado pelo nosso guia.

Como chegamos um pouco mais tarde do que as outras excursões, tivemos o privilégio de pegar o ambiente mais vazio, menos frio e com o sol embelezando ainda mais o lugar!

Depois de curtir isso tudo, fomos para o Arroyo El Tatio, uma espécie de cânion ali pertinho dos Geysers del Tatio. Para os corajosos, dá para mergulhar em um ponto com água quente. O difícil é tirar a roupa naquele frio…

Arroyo del tatio - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Arroyo Del Tatio

No caminho para o próximo destino paramos no vilarejo de Machuca para experimentar o churrasquinho de lhama! Custa 3.000 pesos e estava bem gostoso! Vale a experiência né?!

Machuca - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Eu, mamys e simbora comer!

Barriga cheia e muitas fotos lindas tiradas, era hora de relaxar! Seguimos para o Termas de Puritama, um oásis com água quente a 3.850m de altitude e com 8 piscinas naturais para nos deliciarmos. A mais quente é a primeira, com temperatura média de 34ºC. A última, e mais fria, fica em torno de 25ºC.

Termas de Puritama - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Piscina natural do Termas de Puritama

Em Puritama não existe ducha para tomar banho, apenas um vestiário com armários onde você pode guardar suas coisas. Atenção: se quiser usar o armário é necessário levar o próprio cadeado.

Energias renovadas, era hora de comer o delicioso almoço preparado pelo guia e depois retornar para casa. No caminho paramos no Vale dos Cactos, com exemplares que podem chegar a mais de 10m de altura! Ah, ali é quente demais… O termômetro marcava 18ºC, mas juro que a sensação térmica passava dos 30ºC.

Vale dos Cactos - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Isso sim tem cara de deserto! Vale dos Cactos!

CUSTO

Nosso tour privado foi fechado em pacote, então não sei o valor exato. Em março/2017 vi o tour regular variar de 48.000 a 110.000 pesos por pessoa. As entradas dos Geysers custam 10.000 pesos por pessoa e de Puritamas custa 15.000 pesos por pessoa.

AGÊNCIA

Nossos passeios foram feitos pela agência Atacama Trips. Super recomendo!!!

ROUPAS

Pode colocar tudo que levou na mala!!! Esse é o verdadeiro dia da cebola, que você vai tirando as roupas por camadas.

Sugestão:

  • Calça térmica;
  • Calça jeans;
  • Tênis de trekking ou de academia;
  • Blusa segunda pele;
  • Blusa de frio;
  • Casaco de neve;
  • Luva;
  • Gorro;
  • Cachecol;
  • Roupa de banho por baixo disso tudo;
  • Muito protetor solar;
  • Chapéu.

Sempre muita água na mochila! Também leve toalha.

Lembrando que essa recomendação é para quem vai no verão e tem uma relação normal com o frio. A temperatura varia bastante durante o dia.

CURIOSIDADES

  • A maioria dos tours para os Geysers del Tatio saem às 5h ou 5h30, porque o pico de atividade deles é entre 5h e 7h da manhã;
  • A Bolívia está super pertinho!! Apenas 3km de distância, atrás do vulcão;
  • Se prepare, sua mochila vai ficar abarrotada de coisas!
Geysers del Tatio 3 - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Aproveite muuuuuito!!

Para saber um pouco mais sobre o Deserto do Atacama e outros passeios, basta clicar no link abaixo!

Deserto do Atacama: O que há de melhor no Chile!


Muito doido esse dia né? Você já fez esse passeio também? Deixe sua opinião aqui nos comentários!! E não esqueça de assinar o blog para receber as novidades em primeiríssima mão! 🙂

One Comment on “Geysers Del Tatio e Termas de Puritama – Deserto do Atacama”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *