Lagunas Escondidas de Baltinache – Deserto do Atacama

Entre as muitas coisas que você sente no deserto, uma delas é inegável: você vai sentir calor! E quando te falo isso, não digo calor tranquilo com uma brisa fresquinha. Estou falando de daquele sol que chega a machucar a pele de tão forte que é!

E qual é uma das melhores formas de se refrescar num calor desse?? Uma mergulho cai bem né?! Quem sabe numa piscina ou mar….

E se eu te oferecer uma lagoa, mas onde você não vai conseguir mergulhar???

Oi?

Sim meu caro… Te apresento a incrível experiência de entrar numa lagoa que você não precisa sequer saber nadar, pois é impossível afundar!! Esse fenômeno acontece porque a concentração de sal na lagoa possui níveis altíssimos, tornando a água muito densa e impedindo o mergulho.

No Atacama tem dois passeios que possibilitam essa prática: Laguna Cejar e Lagunas Escondidas de Baltinache. A primeira é a mais famosa, consequentemente a mais cara e com mais gente. Por questões logísticas, optamos por conhecer as Escondidas.

LAGUNAS ESCONDIDAS DE BALTINACHE

Esse era o dia de ir embora de San Pedro (aaahhhhhhh… 🙁 ), então precisávamos de um passeio que não demandasse muito tempo.

Pablo, nosso guia, nos pegou às 9h para conhecermos as Lagunas Escondidas de Baltinache! Após quase uma hora de carro, chegamos ao parque. Como fomos pela manhã ele estava bem vazio, apenas 6 pessoas apareceram enquanto estávamos lá. Pela tarde fica um pouco mais cheio, pois muita gente aproveita para assistir o pôr do sol.

Logo na entrada existe um banheiro onde você pode trocar de roupa (mas já recomendo ir com roupa de banho por baixo) e depois do mergulho pode tomar uma ducha rápida para tirar o excesso de sal. Banho com produtos de limpeza é proibido.

Lagunas Escondidas - Deserto do Atacama - Dona Viagem
“Mergulho” na última lagoa: impossível afundar!

Ali existem 7 lagoas, sendo permitido entrar na primeira e na última. O caminho entre elas é bem pedregoso, o que torna fundamental o uso do tênis.

Lagunas Escondidas 2 - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Olha esse solo branco que lindo!!!

Optamos por andar até a última lagoa e mergulhar lá. A parte boa é que tinha ninguém, então foi uma piscina exclusiva. A parte ruim é que quando você sai da água, o sol te seca muito rápido e você fica com o corpo completamente branco, coberto pelo sal. É uma sensação muito doida, mas vou falar que foi divertido! O que não foi tão legal foi sentir a perna assar no interior da coxa por ter que voltar com aquele sal todo..

Lagunas Escondidas 5 - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Olha o sal grudando no pelinho!

Após curtir bastante a última lagoa, voltamos para a primeira, onde Pablo preparou um delicioso café da manhã para nós!

Alguns conselhos:

  • Se for passar protetor solar (altamente recomendável), faça isso pelo menos duas horas antes de entrar na lagoa e de preferência que ele seja biodegradável para a preservação do meio ambiente;
  • Sob hipótese alguma deixe cair água no seu olho. Vai arder muito!!! (não falo isso por experiência própria tá?! Recomendações do guia 😉 );
  • Não é uma boa ideia molhar o cabelo;
  • Sugiro usar uma roupa de banho mais antiga, porque o sal deixa a lycra dura!

CUSTO

Nosso tour privado foi fechado em pacote, então não sei o valor exato. Vi o tour regular variar de 30.000 a 45.000 pesos por pessoa. A entrada do parque custam 5.000 pesos por pessoa.

AGÊNCIA

Nossos passeios foram feitos pela agência Atacama Trips. Super recomendo!!!

ROUPAS

Nesse dia o calor é garantido, o que é bom, já que a água é super gelada!

Sugestão:

  • Roupa de banho;
  • Short;
  • Camiseta;
  • Tênis de trekking ou de academia;
  • Chapéu;
  • Muito protetor solar biodegradável;
  • Óculos escuros;
  • Casaquinho leve caso sinta frio no começo da manhã ou fim da tarde.

Sempre muita água na mochila! Nesse dia também leve toalha, roupa íntima e chinelo.

Lembrando que essa recomendação é para quem vai no verão e tem uma relação normal com o frio. A temperatura varia bastante durante o dia.

CURIOSIDADES

Pablo contou que as Lagunas Escondidas surgiram porque nas escavações em busca de minério, tudo que encontraram foi água. Assim sendo, preferiram criar uma atração alternativa à Cejar em vez de tentar enriquecer com o propósito inicial.

Ele também disse que ninguém sabe ao certo a profundidade das lagoas. Se por acaso você souber, deixe aqui nos comentários!!

Lagunas Escondidas 6 - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Te desejo uma viagem com companhias tão incríveis quanto as minhas!

Para saber um pouco mais sobre o Deserto do Atacama e outros passeios, basta clicar no link abaixo!

Deserto do Atacama: O que há de melhor no Chile!


Ficou com vontade de curtir essa experiência?? Recomendo muito!! Compartilhe suas opiniões aqui e não esqueça de assinar o blog para receber todas as novidades em primeira mão! 🙂

2 Comments on “Lagunas Escondidas de Baltinache – Deserto do Atacama”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *