Se você acha que a única coisa boa de Salvador é o carnaval, está redondamente enganado. A capital da Bahia conta com muita história e vários pontos turísticos, sendo o Farol da Barra um dos principais cartões postais da cidade. Conheça um pouco mais sobre ele!
FAROL DA BARRA
Em 1534 os portugueses construíram o Forte Santo Antônio da Barra, o primeiro do Brasil. Seu objetivo era proteger a Baía de Todos os Santos de invasores. Como ali também era um ponto super movimentado de navios, construíram o Farol da Barra em 1698 para auxiliá-los em suas chegadas e partidas, sendo o mais antigo das Américas.
Ao longo dos anos a torre passou por diversas reformas, sendo a atual de 1839, com 22 metros de altura e uma bela escada em caracol para você subir. Por sinal, ele só foi aberto para visitação interna em 2011.
AMBIENTES
No Forte de Santo Antônio, além do Farol da Barra, você encontra um mirante com lindas vistas para a orla da cidade, museu com a história sobre os navios, o forte e a Baía de Todos os Santos. Também conta com loja e cafeteria.
Sala Baía de Todos os Santos
Sala Arqueologia
Sala Garrafinhas
Sala Navegação
Sala Instrumentos Náuticos
Sala Cartografias
Mirante do Forte Santo Antônio
Mirante do Farol da Barra
HORÁRIOS E INGRESSOS
Você pode conhecer o Forte de Santo Antônio e Farol da Barra sozinho ou com guia, desde que seja com hora marcada.
Horários de visitação:
Terça a domingo – 9h às 18h
Diariamente em janeiro e julho.
Ingresso:
Inteira – R$15,00
Meia entrada – R$7.50
Cortesia (mediante comprovante) – escolas públicas, deficientes e acompanhantes, militares, polícias, museólogos e patrocinadores.
Quer saber mais sobre outros destinos brasileiros?
Relaxe em Santo André, a linda vila no sul da Bahia
Gruta do Acaiá, uma das melhores surpresas da Ilha Grande
Vai dar uma voltinha rápida em Salvador?
Salvador – roteiro de um dia (Viajante Móvel)
Salvador/BA (Trilhar e Mochilar)