Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas – Deserto do Atacama

Vou te falar uma coisa, o passeio pelo Salar de Atacama, Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas foi um dos melhores passeios que fiz no Deserto do Atacama.

Não sei se sou só eu, mas sempre que pensava em deserto vinham duas características imediatas à minha cabeça: muita areia com 50 Tons de Marrom e uns cactos para dar cor. A gente acostuma a ver aquelas imagens do Deserto do Saara e similares na televisão, então como pensar que o deserto mais árido do mundo seria diferente???

Tapa na cara da realidade!!!! No Deserto do Atacama tem cada oásis com cada lagoa em cada lugar mais inimaginável que deixa qualquer um boquiaberto!! E quando aparece aquele monte de verde, com as lhamas pastando?? Sério, compre sua passagem e vá para lá!

PIEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLÂNICAS

Começamos o dia saindo do hotel as 7h em direção ao Salar de Atacama. Nossa primeira parada foi na Laguna Chaxa, onde pudemos ver alguns flamingos e outras aves. Vou te confessar que o cheiro lugar não é o melhor do mundo, mas dá para aguentar.

Salar de Atacama - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Repara no reflexo do pássaro na água

Após ficar um tempo passeando por ali, sentamos para tomar um delicioso café da manhã preparado pelo nosso guia Pablo. Nesse local tem estrutura de banheiro e aconselho fortemente a usá-los antes de ir embora, porque o próximo só aparece 5 horas depois.

Esse tour é cheio de paradas, tanto para admirar o visual quanto para acostumar com a altitude.

A seguinte foi no vilarejo de Socaire, a 3.200m de altitude. Esse vilarejo foi formado em 1.800 e ainda preserva muitas das suas características originais. O maior exemplo é a igrejinha super fofa que é o principal ponto de visitação.

Socaire - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Nosso bonde e a igrejinha de Socaire

Continuando nosso caminho, paramos no Vale Dourado para apreciar essa imagem de fundo de tela do Windows. Me fala se não parece uma pintura??

Vale Dourado - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Uma pintura ao vivo!

Saindo de lá, fomos em direção à Laguna de Tuyajto, um pouco depois do Salar de Águas Calientes. Gente, que lugar lindo!!!

Laguna Tuyajto - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Fazendo graça na Laguna Tuyajto!

Depois seguimos para o Salar de Águas Calientes, com as famosas formações Piedras Rojas. Tenho que te dizer: é um dos lugares mais deslumbrantes de todo o deserto! É uma mistura de solo branco de sal com água cristalina e aquelas pedras vermelhas/roxas que seus olhos custam a acreditar no que estão vendo!

Piedras Rojas 1 - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Piedras Rojas: um dos cenários mais lindos do Atacama!

Após admirar essa obra de arte da natureza, seguimos para as Lagunas Altiplânicas, a 4.200m de altitude. Quando você acha que já viu de tudo, vem uma nova surpresa.

Lagunas Altiplanicas - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Bem vindo às Lagunas Altiplânicas!

No alto da montanha encontram-se duas lagunas. A maior é a Miscanti, com 15km², e a menor é a Miñiques, com 1,5km². Ambas são lindas de viver!!!! Uma boa noticia: nas lagunas tem banheiro!! Aproveite!

Laguna Miniques - Deserto do Atacama - Dona Viagem
A gente relaxa admirando a Laguna Miñiques enquanto espera o almoço..

Nosso guia preparou um almoço super delícia com vista para a Laguna Miñiques e na volta paramos no povoado de Toconao, um dos maiores da região. Demos uma volta e seguimos para nosso hotel.

CUSTO

Nosso tour privado foi fechado em pacote, então não sei o valor exato. Em março/2017 vi o tour regular variar de 53.000 a 85.000 pesos por pessoa. As entradas dos parques custam 5.5000 pesos por pessoa.

AGÊNCIA

Nossos passeios foram feitos pela agência Atacama Trips. Super recomendo!!!

ROUPAS

Esse dia tem bastante vento, o que causa frio em alguns momentos.

Sugestão:

  • Tênis de trekking ou academia;
  • Calça legging ou jeans;
  • Camisa manga comprida;
  • Casaco corta-vento e quente;
  • Chapéu;
  • Luva para os friorentos;
  • Óculos de sol;
  • Muito protetor solar.

Sempre muita água na mochila!

Lembrando que essa recomendação é para quem vai no verão e tem uma relação normal com o frio. A temperatura varia bastante durante o dia.

CURIOSIDADES

  • O Salar de Atacama é o 3º maior do mundo, com mais de 100km de extensão. Só perde para o Salar de Uyuni na Bolívia (2º) e Salt Lake City nos EUA (1º);
  • O povoado de Toconao tem vinícola e diz o guia que é até gostoso! Para quem quiser conhecer, existe o Tour do Vinho.
Toconao - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Centro de Toconao

Para saber um pouco mais sobre o Deserto do Atacama e outros passeios, basta clicar no link abaixo!

Deserto do Atacama: O que há de melhor no Chile!


Me fala.. Esse passeio é um sonho né?! Compartilhe sua opinião aqui com a gente!! E não esqueça de assinar o blog para receber todas as novidades em primeira mão! 🙂

One Comment on “Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas – Deserto do Atacama”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *