Salar de Tara – Deserto do Atacama

Uma coisa super óbvia que todo mundo espera ver no Atacama é….. Deserto né!! Mas sabe o que é incrível no lugar? Por diversos momentos você esquece completamente que está no meio do deserto, pois encontra tantas lagoas, vegetações e animais que quase não condizem com aquela imagem tradicional que temos de areia + areia. Um desses lugares é o Salar de Tara.

Mas te falo, se tem um trajeto que te lembra exatamente onde você está é o caminho para o Salar de Tara. É tanta história, tantos tons de marrom e uma energia que não tem como descrever, só indo para sentir. Arrepiei só de lembrar..

Dá uma conferida no que esse lugar alucinante tem à oferecer!!

SALAR DE TARA

Nesse dia, o quinto da nossa viagem pelo Deserto do Atacama, pudemos dormir um pouquinho mais. Nosso guia Pablo foi nos buscar as 9h30 para começarmos nossa aventura em direção ao magnífico Salar de Tara, a 4.100m de altitude.

O caminho era longo e primeira parada foi para admirarmos a beleza do vulcão Licancabur, o principal da região. Na sequência fomos para Quipiaco, uma área com uma linda vista para a lagoa e onde nos deliciamos com o café da manhã preparado pelo nosso guia. Apesar do termômetro marcar 4ºC, a sensação térmica era de que estava bem mais quente, a ponto de ter que tirar casaco no sol.

Licancabur - Deserto do Atacama - Dona Viagem
O lindo vulcão Licancabur
Quipiaco - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Parada em Quipiaco, onde aproveitamos para tomar café da manhã

Barriguinha cheia, continuamos nosso rumo. A parada seguinte foi na Caldeira de La Pacana, a 4.900m de altitude. Acho que foi o ponto mais alto de toda a viagem. Dali você tem uma vista deslumbrante para o Salar Águas Calientes e Salar de Tara. Um detalhe: ali venta muito!! Então prepare o casaco.

Caldeira - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Segura o cabelo nessa ventania do deserto!

Hora de adentrar a Reserva Nacional Los Flamencos, com formações rochosas que parecem figuras humanas. Deixe sua criatividade à solta e veja a formação de índios, rostos e muitas outras coisas no meio dessa obra de arte da natureza. Entre as principais atrações rochosas, podemos ver as Catedrais e os Vigilantes Brancos.

Vigilantes Brancos - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Nosso batmóvel e uma parte da formação rochosa Vigilantes Brancos
Catedrais - Deserto do Atacama - Dona Viagem
A beleza das Catedrais

Depois de muito admirar o deserto, era hora de partir para o Salar de Tara. Ele é um verdadeira oásis!! É estupendo poder ver aquele monte de verde com a lagoa e o vulcão ao fundo onde você acreditaria encontrar nada além de terra e vento!

Salar de Tara 1 - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Definição de oásis!!

Terminamos nosso passeio degustando um delicioso almoço preparado pelo guia com uma vista fenomenal para aquele paraíso.

Salar de Tara - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Mesa no capricho e almoço super gostoso!

Um detalhe importantíssimo sobre esse passeio: não existe banheiro durante o dia todo. As necessidades são feitas direto na natureza, então mulheres, levem um pacote de lenços umedecidos na mochila e não esqueçam de levar uma sacolinha para guardar o que for usado.

CUSTO

Nosso tour privado foi fechado em pacote, então não sei o valor exato. Em março/2017 vi o tour regular variar de 53.000 a 80.000 pesos por pessoa. A entrada do parque é gratuita.

AGÊNCIA

Nossos passeios foram feitos pela agência Atacama Trips. Super recomendo!!!

ROUPAS

Esse dia tem muito vento e baixas temperaturas, então pode se preparar!

Sugestão:

  • Calça jeans ou legging comprida;
  • Camisa com manga comprida;
  • Casaco corta-vento/de neve;
  • Tênis de trekking ou academia;
  • Chapéu;
  • Óculos escuros;
  • Muito protetor solar.

Sempre muita água na mochila!

Lembrando que essa recomendação é para quem vai no verão e tem uma relação normal com o frio. A temperatura varia bastante durante o dia.

CURIOSIDADES

  • A Caldeira de La Pacana é a maior cratera de vulcão do mundo!! Ela possui 65km de extensão por 35km de largura e surgiu depois que um super vulcão explodiu há mais de 4 milhões de anos e todas as rochas foram formadas pelas cinzas;
  • O Salar de Tara é administrado pelo povoado de Toconao e as funcionárias ficam lá por 7 dias, depois voltam para 7 dias de descanso na vila, fazendo um revezamento.
Índios - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Gostei tanto que me camuflei na paisagem! 🙂

Para saber um pouco mais sobre o Deserto do Atacama e outros passeios, basta clicar no link abaixo!

Deserto do Atacama: O que há de melhor no Chile!


O deserto é lindo demais né?! Conta aqui pra gente o que você achou!! E não esqueça de assinar o blog para receber as novidades super quentinhas!! 😉

One Comment on “Salar de Tara – Deserto do Atacama”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *