Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Icefield Parkway: uma das estradas mais lindas do mundo

Icefield Parkway - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem (2)

Viajar de carro é algo muito prazeroso para muitos, mas imagina fazer isso em uma das mais lindas estradas do mundo.. Nada mal, né?! Então prepare a playlist e simbora conhecer a Icefield Parkway, o cênico trajeto entres os Parques Nacionais de Jasper e Banff, nas Montanhas Rochosas do Canadá.

ICEFIELD PARKWAY

Com o nome oficial de Highway 93, a Icefield Parkway é uma estrada com, aproximadamente, 230km que liga Jasper ao Lago Louise, uma das principais atrações do Parque Nacional de Banff.

Sua fama como uma das mais belas estradas do mundo não é à toa. Durante as estações mais quentes, ela é toda margeada por muito verde, montanhas com neve nos cumes e inúmeros lagos, cachoeiras e mirantes que te fazem perder o fôlego. No inverno as cores dão lugar ao branco, o que não deixa de ser lindo, apenas é diferente.

Icefield Parkway - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem
São montanhas e verde para todos os lados
Icefield Parkway - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem (3)
Rios acompanhando a estrada
Animal - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem
Animais selvagens
Passarela - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem
Passarela para animais cruzarem a estrada

Para circular pelas Montanhas Rochosas do Canadá, você precisa do

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Algumas informações vão te ajudar a curtir esse passeio, então vamos lá:

  • A estrada é ótima, com limite de velocidade de 90km/h na maior parte do tempo, mas chegando a 50km/h em diversos pontos;
  • Não se engane achando que fará os 230km em 3 horas, como diz o Google Maps. São tantas, mas tantas atrações ao longo da rodovia, que te sugiro separar um dia inteiro para percorre-la;
  • Só existe um posto de gasolina nos 230km. Ele fica no The Crossing Resort, a mais ou menos 80km do Lago Louise;
  • Toda a estrada é muito bem sinalizada, então você não terá dificuldades para encontrar os pontos turísticos;
  • O trecho da Icefield Parkway em Jasper é conhecido como um excelente ponto para ver animais selvagens, como ursos. Infelizmente eles não apareceram para mim, mas ouvi muitos relatos de gente que viu;
  • O cuidado com a vida selvagem e preservação é visível o tempo todo. Na parte de rodovia dentro do Parque Nacional de Banff, toda a lateral é cercada (por isso é mais fácil ver animal em Jasper – onde não tem cerca) e existem várias passarelas para que os animais cruzem a pista de um lado ao outro;
  • Não se preocupe com banheiro. Todas as paradas (não são poucas) possuem banheiro com papel higiênico e álcool gel.

PASSE

Para circular pelas Montanhas Rochosas do Canadá você precisa comprar o passe de autorização. Ele vale sempre até as 16h do dia seguinte e é facilmente adquirido em uma das entradas dos Parques Nacionais, devendo ficar exposto no painel/retrovisor do carro. Além disso, o mesmo passe é válido para mais de 100 Parques Nacionais do país.

Em 2018 o valor era de CAD 19,60 por dia/por veículo. No nosso caso, compensou comprar o passe anual (Discovery Pass) que custava CAD 136,40, pois ficamos 8 dias.

Atenção: a fiscalização é constante. Nem se arrisque a tentar conhecer a região sem o passe. Mais informações você encontra no site oficial do Parks Canada.

ATRAÇÕES DA ICEFIELD PARKWAY

Sinceramente, eu não sei te informar quantas atrações têm ao longo da estrada. Toda hora aparece uma placa indicando um lago/trilha/cachoeira e a vontade é de parar em todos! Como isso nem sempre é possível, vou te listar tudo que fiz e o que considero imperdível.

IMPORTANTE!!! Não importa se você está saindo de Banff ou Jasper, abasteça o carro antes de pegar estrada!

Ah, como fiz o percurso de Jasper para Lago Louise, é nessa ordem que as atrações estarão listadas.

Jasper SkyTram

Bem no comecinho da Icefield Parkway está o Jasper SkyTram. É uma gôndola que começa em 1.200m de altitude e te leva a mais de 2.200m, com uma vista incrível para uma cadeia de montanhas e toda a cidade de Jasper Town.

  • Preço: CAD46,95 + CAD2,35 de taxa
  • Horários em 2018:
    • 23/03 à 17/05 – 10h às 17h
    • 18/05 à 21/06 – 9h às 20h
    • 22/06 à 03/09 – 08h às 21h
    • 04/09 à 28/10 – 10h às 17h
    • Nos outros meses ele fica fechado
  • Atrativos: Vista maravilhosa, trilhas até o ponto mais alto da montanha, restaurante.

Para mais informações, visite o site oficial do Jasper SkyTram.

Athabasca Falls

Pequena cachoeira, mas grande em volume de água. Possui algumas trilhas.

Suwapta Falls

Bem similar à Athabasca Falls, mas achei mais bonitinha. Se tiver que escolher entre uma das duas, ficaria com ela.

Stutfield Glacier

É um mirante na beira da estrada com uma vista linda para o Stutfield Glacier. Essa geleira é uma das regiões que nunca derrete, então você verá neve mesmo no auge do verão.

Columbia Center

Desse centro de visitantes saem dois dos passeios mais importantes e imperdíveis da Icefield Parkway, o Athabasca Glacier e SkyWalk.

Como são muitas informações, achei melhor fazer um post detalhado sobre ele. Dê uma passadinha em Glacier Adventure: tour pelo Athabasca Glacier e SkyWalk.

Bridal Veils Falls

Todo bom lugar com cachoeira que se preze tem o seu “Véu de Noiva”. Nesse mirante na beira da estrada, é possível contemplar essa alta cachoeira formada pelo derretimento das geleiras.

Sunwapta Pass

Fica a menos de 500m da Bridal Veils e tem uma vista para o rio Sunwapta.

The Crossing Resort

Se você precisa abastecer, aqui é sua única chance na estrada.

Mistaya Canyon

Li várias recomendações sobre ele, mas estava fechado quando fui (maio/2018). Por outro lado, nessa viagem pelo Parque Nacional tem outros cânions lindos, então não foi um grande problema não poder visitá-lo.

Saskatchewan River Crossing

​Originalmente ele não estava no meu roteiro, mas a placa me chamou atenção e fui conferir. Uma bela surpresa da estrada! Ali tem um mirante para o rio Saskatchenwan, com montanhas ao fundo. Lindo!

Waterfolls Lake

No quesito “beleza”, foi o número 3 da Icefield Parkway, perdendo apenas para outros dois que vão aparecer logo, logo.

O Waterfolls Lake fica bem na beira da estrada e é enorme, impossível não ser avistado de longe com a linda água verde cristalina. Ele é tão lindo, mas tão lindo, que tinha até noiva tirando fotos por ali.

Peyto Lake

Com seu formato de cabeça de lobo e água azul turquesa (que infelizmente estava congelada quando fui), o Peyto Lake foi uma das melhores experiências da estrada, tanto que ele ganhou a segunda posição na disputa dos lagos mais lindos da Icefield.

O Peyto não fica na beira da estrada. Para vê-lo, é preciso caminhar por uma trilha leve de uns 600m, todo na neve! Apesar dos 15ºC marcados no termômetro quando o percorri, sentimos calor, princialmente por conta do forte sol refletido no gelo.

Bow Lake

Outro lago na beira da estrada que parece ser lindo, mas estava completamente congelado quando fomos, o que nos fez passar batido por ele.

Hector Lake

Idem ao Bow Lake.

Herbert Lake

Uma bela surpresa. Além de não estar congelado (um alívio depois de tantos lagos brancos), o Herbert não chamou tanta atenção de cara, mas as fotos ficaram lindas! O reflexo das montanhas na água é maravilhoso.

Lake Louise

A mãe de todo os lagos, a rainha do Parque Nacional de Banff, ponto final (ou inicial) dessa linda estrada.

O Lago Louise é a principal atração de Banff e ganhou o primeiro lugar entre os lagos da Icefield Pakway. Claro que não o pegamos em sua plenitude, mas era possível ver sua cor azul turquesa irradiando sob a camada de gelo que ainda o cobria.

No Lago Louise você encontra duas trilhas principais: a Fairview Lookout e a Lake Agnes.

  • Fairview Lookout – numa subida com pouco mais de 1km de extensão, chega-se a esse mirante com uma vista espetacular para o Louise e o hotel Fairmont Lake Louise, um dos mais refinados da região. Passeio imperdível!
  • Lake Agnes – Para a galera da disposição, essa trilha com 3,8km de extensão e 400m de altura te leva ao Lago Agnes e sua famosa casa de chá, com 100 anos de existência e a mais alta do Canadá. Se continuar subindo, continua-se pela trilha Little Beehive e Big Beehive, chegando à lindas vistas do Lago Louise. Para mais informações sobre essas trilhas, veja o post do Blog 1000 Dias.

No Lago Louise é feito o mais clichê dos passeios, o de caiaque por suas águas leitosas e azuis. Como o lago ainda estava congelado, não pudemos remar, mas o investimento parece valer a pena.

Lago Louise e outras lindas atrações - Banff - Canadá - Dona Viagem

EXTRAS IMPERDÍVEIS!!!!!!!!

Tem dois lagos que não fazem parte da Icefield Parkway de fato, mas merecem uma quebradinha no caminho. São eles:

Emerald Lake

Esse lago não tem esse nome por acaso. A sua água é um verde esmeralda maravilhoso. Ele fica localizado no Yoho National Park, a meia hora do Lake Louise. Você pode saber tudo sobre ele e no post Emerald Lake e outras belezas do Yoho National Park.

Moraine Lake

Considerado por muitos (me incluo nessa) como o lago mais bonito de Banff. Também tem um tom verde leitoso que contrasta lindamente com as montanhas cheias de neve. Eu o vi um pouco congelado e fiquei maluca, imagina em sua plenitude! Sua estrada se inicia no caminho para Lake Louise, num desvio de 11km.

Moraine Lake - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem

Ficou com vontade de conhecer essa região? Então confira outras dicas sobre os Parques Nacionais do Canadá!

Compartilhe:

VEJA MAIS

Receba as Últimas Notícias