A Escandinávia é a terra dos vikings. Uma região marcada por muita história e que continua presente na vida moderna. Na minha pesquisa sobre hotel em Gotemburgo, uma opção me fez quicar da cadeira e querer muito ir para lá!! Seja apresentado ao Barken Viking, o antigo barco viking que me fez velejar sem sair do lugar!
HOTEL BARKEN VIKING
O Barken Viking está ancorado na área portuária de Lilla Bommen, antigamente conhecida como St Erik’s Square. O nome Lilla Bommen, ou “The Little Bar”, surgiu por conta de um pedágio (toll-bar) que ficava no canal.
Ele foi construído em 1906-1907 por dinamarqueses. É um barco de quatro mastros e todos contam com expansores, exceto o da popa. Só foram construídos 438 barcos como esse no mundo e restam apenas 10, sendo que só 5 deles ainda navegam.
Linha do tempo:
- 1907 – Primeira viagem até Hamburg, com carregamento de carvão;
- 1929 – Foi vendido a Gustav Erikson, de Mariehamn;
- 1948 – Última viagem até Rotterdam;
- 1950 – Posto em exibição, recebeu mais de 518 mil visitantes;
- 1951 – Gotemburgo comprou o barco por SEK 315.000 (R$133.000 no câmbio atual);
- 1954 – Barken Viking foi transformado em escola;
- 1957 – Príncipe Bertil abriu oficialmente a escola para marinheiros;
- 1995 – Barken Viking foi reformado e transformado em hotel, restaurante e centro de conferência;
- 1998 – Restaurante Lisebergs passa a administrar o barco;
- 2008 – O novo Hotel Liseberg Barken Viking reabre;
- 2013 – ESS-Hotel vira a nova administradora;
- 2015 – Mohammed Ali Khan (os árabes vão dominar o mundo com os chineses) passa a administrar o barco/hotel.
Ele possui 108m de extensão, 29 quartos em dois decks, restaurante e sala de conferência. Para conferir preços, visite o Booking.
A EXPERIÊNCIA
O Barken Viking está localizado a 800m da Estação Central e ao lado de um grande shopping. É a melhor localização de Gotemburgo? Não. Valeu a pena? Com certeza!
Apesar de não estar no meio do burburinho, fizemos tudo a pé e era incrível ver aquele barco todo esperando por nós. Para quem acha que vai enjoar, não se preocupe, o barco não se mexe.
O café da manhã é muito bem servido e os quartos – acredite – são amplos. Ficamos em quartos duplos com camas de solteiro e tinha espaço de sobra para abrir duas malas. O banheiro também era muito tranquilo. As janelas não abrem, mas o barco conta com sistema de ar condicionado/aquecedor.
Achamos muito válida a estadia e com certeza foi uma experiência bem diferente. Adoramos!!
Quer saber mais sobre a região? Veja mais !