Não sei se sou só eu, mas sempre que pensava em deserto vinham duas características imediatas à minha cabeça: muita areia com 50 Tons de Marrom e uns cactos para dar cor. A gente acostuma a ver aquelas imagens do Deserto do Saara e similares na televisão, então como pensar que o deserto mais árido do mundo seria diferente???
Tapa na cara da realidade!!!! No Deserto do Atacama tem cada oásis com cada lagoa em cada lugar mais inimaginável que deixa qualquer um boquiaberto!! E quando aparece aquele monte de verde, com as lhamas pastando?? Sério, compre sua passagem e vá para lá!
O dia que mais vimos esses lugares incríveis foi justamente no passeio pelo Salar de Atacama, Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, que você vai conhecer agora!
PIEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLÂNICAS
Começamos o dia saindo do hotel as 7h em direção ao Salar de Atacama. Nossa primeira parada foi na Laguna Chaxa, onde pudemos ver alguns flamingos e outras aves. Vou te confessar que o cheiro lugar não é o melhor do mundo, mas dá para aguentar.
Após ficar um tempo passeando por ali, sentamos para tomar um delicioso café da manhã preparado pelo nosso guia Pablo. Nesse local tem estrutura de banheiro e aconselho fortemente a usá-los antes de ir embora, porque o próximo só aparece 5 horas depois.
Esse tour é cheio de paradas, tanto para admirar o visual quanto para acostumar com a altitude.
A seguinte foi no vilarejo de Socaire, a 3.200m de altitude. Esse vilarejo foi formado em 1.800 e ainda preserva muitas das suas características originais. O maior exemplo é a igrejinha super fofa que é o principal ponto de visitação.
Continuando nosso caminho, paramos no Vale Dourado para apreciar essa imagem de fundo de tela do Windows!!! Me fala se não parece uma pintura??
Saindo de lá, fomos em direção à Laguna de Tuyajto, um pouco depois do Salar de Águas Calientes. Gente, que lugar lindo!!!
Depois seguimos para o Salar de Águas Calientes, com as famosas formações Piedras Rojas. Tenho que te dizer: é um dos lugares mais deslumbrantes de todo o deserto! É uma mistura de solo branco de sal com água cristalina e aquelas pedras vermelhas/roxas que seus olhos custam a acreditar no que estão vendo!
Após admirar essa obra de arte da natureza, seguimos para as Lagunas Altiplânicas, a 4.200m de altitude. Quando você acha que já viu de tudo, vem uma nova surpresa.
No alto da montanha encontram-se duas lagunas. A maior é a Miscanti, com 15km², e a menor é a Miñiques, com 1,5km². Ambas são lindas de viver!!!! Uma boa noticia: nas lagunas tem banheiro!! Aproveite!
Nosso guia preparou um almoço super delícia com vista para a Laguna Miñiques e na volta paramos no povoado de Toconao, um dos maiores da região. Demos uma volta e seguimos para nosso hotel.
CUSTO
Nosso tour privado foi fechado em pacote, então não sei o valor exato. Vi o tour regular variar de 53.000 a 85.000 pesos por pessoa. As entradas dos parques custam 5.5000 pesos por pessoa.
AGÊNCIA
Nossos passeios foram feitos pela agência Atacama Trips. Super recomendo!!!
ROUPAS
Esse dia tem bastante vento, o que causa frio em alguns momentos.
Sugestão:
- Tênis de trekking ou academia;
- Calça legging ou jeans;
- Camisa manga comprida;
- Casaco corta-vento e quente;
- Chapéu;
- Luva para os friorentos;
- Óculos de sol;
- Muito protetor solar.
Sempre muita água na mochila!
Lembrando que essa recomendação é para quem vai no verão e tem uma relação normal com o frio. A temperatura varia bastante durante o dia.
CURIOSIDADES
O Salar de Atacama é o 3º maior do mundo, com mais de 100km de extensão. Só perde para o Salar de Uyuni na Bolívia (2º) e Salt Lake City nos EUA (1º).
O povoado de Toconao tem vinícola e diz o guia que é até gostoso! Para quem quiser conhecer, existe o Tour do Vinho.
Para saber um pouco mais sobre o Deserto do Atacama e outros passeios, basta clicar no link abaixo!