Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Se surpreenda com Panama City

skyline-cidade-do-panamá-dona-viagem-Se surpreenda com Panama City

Vamos fazer um rápido joguinho aqui… Se eu te falar “Cidade do Panamá“, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça?? Creio que a maioria esmagadora dos leitores vai pensar “Canal do Panamá” ou “chapéu“, uma meia dúzia talvez pense em “conexão” e um gato pingado ou outro vai falar “compras“.. Fora isso nem minha mente consegue pensar em outra coisa!

Eu me enquadrava no primeiro grupo até pouco tempo atrás, antes de visitar esse lugar. Na verdade nunca tinha parado pra ver exatamente o que a cidade tem e, o pouco que vi, não parecia tão interessante.

Até que surgiu a oportunidade de ir pra lá. Mesmo depois de muita pesquisa, ainda não sabia o que esperar da Cidade do Panamá. É ai que vem a melhor parte da história. Quando não esperamos muito de algo, a surpresa pode ser muito maior do que imaginávamos!

Fui ao Panamá com minha família durante o carnaval de 2017 e foi um ótimo período! O clima estava quente (bem estilo Brasil) e não pegamos um dia sequer de chuva. Para os baladeiros, também existe carnaval no Panamá e é bem agitado!

Dentro do nosso roteiro pelo Panamá, primeiro curtimos 3 dias na paradisíaca San Blas (veja o post aqui: Um paraíso chamado San Blas) e na sequência ficamos dois dias na Cidade do Panamá. Também dormimos ali mais uma noite após 5 noites em Bocas Del Toro (post em breve) para pegar o voo de volta para o Brasil no dia seguinte.

A CIDADE DO PANAMÁ

Cidade do Panamá para os turistas é dividida em duas áreas principais, a moderna e a antiga. Falo dessa região dos turistas porque também tem a parte do subúrbio, onde tenho quase certeza que você não vai querer passear.

A parte moderna é um projeto de nova Dubai. Possui vários prédios com mais de 60 andares, com arquitetura arrojada e muito vidro. Para você ter uma ideia, até um “edifício da vela” (que nem o de Dubai) tem por ali. Mas o meu preferido mesmo foi um comercial, todo torcido! O meu quarto era virado para ele e eu achava um barato!!

vista-cidade-do-panama-dona-viagem
Esse ai da reta é meu preferido! O torcido!
Olha o “prédio da vela” panamenho!
Olha o “prédio da vela” panamenho!

A parte antiga é o Casco Viejo, uma fofura!! Cheio de história, está na lista de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Um lugar adorável para você se perder, desbravando cada rua e seus restaurantes maravilhosos!

casco-viejo-2-cidade-do-panama-dona-viagem
Casco Viejo

Sobre segurança, achei bem tranquilo passear pela cidade. Andamos em todos os horários do dia e não sentimos qualquer ameaça ou medo.

COMO CHEGAR

Bom, o meio de transporte mais prático é voo direto da Copa Airlines. Tem voos saindo de diversas cidades do Brasil e com uma média de 6h30 de duração. Sinceramente? Achei a companhia, em parceria com a Gol, extremamente desorganizada. Conseguiram alterar os voos do meu irmão sem autorização nossa, o colocaram para voltar 2 dias depois de todo mundo e foi o caos na Terra. Isso sem contar da alteração no voo da ida. Me avisaram dessa mudança 2 dias antes do embarque e só conseguimos resolver a pendência no aeroporto, no dia do retorno. Isso depois de 5 horas (sim, c-i-n-c-o horas) plantada no balcão de check in e graças à boa vontade de um supervisor que arrumou uma solução para o caso. Se eu tiver opção, não voo mais Copa. Além disso, o avião era antigo e, no meu voo de volta que era diurno, nem entretenimento a bordo tinha. Minha sorte foi ter baixado uns seriados no Netflix e ter feito amizade com o casal do meu lado, cujo assunto principal da conversa foi viagem. 🙂

HOSPEDAGEM

Se tem uma coisa que achei barata no Panamá foram os hotéis. Você encontra opções para todos os gostos e bolsos, mas mesmo os muito bons tem preços justos, principalmente se comparados à outras cidades.

Nós ficamos duas noites no Hard Rock Hotel Panama Megapolis. Super recomendo!! Ótima localização, quartos enormes e é um hotel de primeira! Além disso tem ótimos restaurantes (comemos em quase todos) e as melhores baladas da parte moderna da cidade.

hotel-cidade-do-panama-dona-viagem
Quarto do Hard Rock (só não repara na cama.. Tive que dar uma experimentada antes da foto!)

Na última noite ficamos no Holliday Inn Express, também com excelente localização, perto de shoppings e restaurantes e com preço mais acessível.

ROTEIRO

Vou te falar que esses dois dias foram bem aproveitados! Deu para fazer tudo que planejamos, sem correria e curtindo muito o que a cidade tinha para oferecer.

1º dia – Chegamos de San Blas por volta das 11h e fomos direto para o Hard Rock. Nos acomodamos rapidamente e pedimos um táxi para nos levar a Casco Viejo. Lá almoçamos no Pastíssima, um restaurante italiano super gostoso (recomendo). Depois rodamos aquela área delicinha e, claro, aproveitei para comprar meu chapéu né! Afinal, turista que é turista tem que comprar o chapéu do Panamá! 😉

casco-viejo-4-cidade-do-panama-dona-viagem
Casco Viejo, eu e meu chapéu!

Após algumas horas passeando por ali, voltamos para o hotel caminhando pela Cinta Costera, um calçadão de 4km de extensão ligando a parte antiga à parte moderna. Muito agradável!! Passamos pelo Mercado de Mariscos também, mas vou te contar que curti não… Olha, é um cheiro de peixe tão forte que não conseguimos sequer entrar no Mercado. À noite jantamos no restaurante Ciao, no hotel mesmo. A pizza estava deliciosa e a cerveja estava super gelada.

A Cinta Costera é ótima para um passeio!
A Cinta Costera é ótima para um passeio!

2º dia – Rapaz, acordamos cedo viu…. Era dia de fazer o passeio pelo Canal e o ônibus passou para nos pegar as 6h15 da madrugada (sim, esse horário é madrugada, vai..). Chegamos no local de embarque as 7h20 e o barco saiu às 8h. Durante o passeio tivemos café da manhã e almoço, ambos bem servidos e gostosos. Optamos por fazer o passeio parcial, que passa pela eclusa de Miraflores e Pedro Miguel. Também tem o passeio completo, que desembarca no Oceano Atlântico (lembrando que a Cidade do Panamá fica no Oceano Pacífico), mas achamos longo demais. Aqueles que não tem muito tempo na Cidade optam por ir apenas ao observatório de Miraflores. Melhor isso do que nada né?

barco-cidade-do-panama-dona-viagem
Nosso barco!

A engenhosidade do Canal impressiona. Você consegue imaginar que o sistema funciona do mesmo jeito desde a sua inauguração, há mais de 100 anos? Incrível! E vou te contar, é muita água para subir aqueles navios. Ah, uma curiosidade: um navio desses grandes que estamos acostumados a ver paga em torno de U$200.000,00 para cruzar o Canal, sendo que esse pagamento tem que ser feito com até 48 horas de antecedência e em cash!

miraflores-cidade-do-panama-dona-viagem
Eclusa de Miraflores cheia para podermos partir!

Às 13h30 o tour terminou e nos levaram de volta ao hotel. Pedimos um Uber e fomos até a Isla Flamenco. Essa é a última ilha de 3. As outas são a Isla Perico e a Isla Naos. Elas são ligadas ao continente pela Amador Causeway, uma rua/calçada com 2km de extensão e excelente local para alugar uma bike e passear! Na Flamenco tem um Duty Free, super procurado pelos brasileiros. Para entrar basta apresentar o passaporte.

armador-causeway-cidade-do-panama-dona-viagem
Calçadão super gostoso do Armador Causeway.

Na entrada da Amador tem o Biomuseo, o mais famoso do Panamá. Possui uma arquitetura bem diferente e, diz o guia do tour do Canal, que ele foi um presente do premiado arquiteto Frank Gehry. Diz a história que ele se apaixonou por uma panamenha e, como presente de casamento dele para a cidade, desenvolveu o projeto do museu. Como o nome sugere, o foco do museu é mostrar e biodiversidade da região.

biomuseo-cidade-do-panama-dona-viagem
Pausa para a foto no museu!

Como era carnaval, muitos estabelecimentos estavam fechados, mas o motorista do Uber nos contou que ali nas ilhas tem muito movimento, inclusive vida noturna agitada!

isla-flamenco-cidade-do-panama-dona-viagem
Placas fofíssimas da Isla Flamenco

Voltamos para o hotel e, como ninguém é de ferro, fomos dar uma voltinha no Multicentro, o shopping que é conectado ao Hard Rock por uma passarela. Mas vou te falar, achei uma farsa essa história de que os preços no Panamá são ótimos, estilo EUA. Entramos em lojas diversas, das “queridinhas” às locais e o preço estava bem similar ao Brasil. Nosso jantar foi no restaurante Taurus Steakhouse, no hotel. Gente, maravilhoso! Ambiente top, comida deliciosa e preço justo.

TRÂNSITO E TRANSPORTE

Olha só, uma coisa que achei totalmente esquisito foi o trânsito da Cidade do Panamá. Seta do carro? Um mero acessório que ninguém lembra que existe. Semáforo? Acho que esqueceram de instalar na cidade… Tem umas avenidas principais cruzando com outras ruas e sem semáforo! Para atravessar, a galera vai enfiando o carro até alguém parar. É muito doido! Fora a mania que eles tem de passar por cima de canteiro central, até na frente de policial! Juro, eu não teria maturidade para dirigir num lugar assim..

Sobre a velha batalha Uber X Táxi, o Uber ganhou de disparada. É muito barato!! Fiz corrida de 10km por U$3,70! Enquanto isso o taxista queria me cobrar U$8,00 por pessoa… Qual a chance?

Conclusão final: Vá à Cidade do Panamá e se surpreenda com o que ela tem a oferecer! Certamente você vai gostar!

Deixe as cores do Panamá conquistarem você!
Deixe as cores do Panamá conquistarem você!


Já foi à Cidade do Panamá?? O que achou?? Ficou com vontade de conhecer?? Deixe seus comentários aqui!! E não esqueça de assinar o blog para receber os posts em primeira mão! 😉

Compartilhe:

VEJA MAIS

Receba as Últimas Notícias