Por que ter apenas um palácio quando você pode ter dois??? Nada mal né? Pois vou te contar que, não satisfeita em ter um lugarzinho pra chamar de seu no centro de Estocolmo, a família real sueca tem como moradia oficial o Drottningholms Palace, localizado em….. Drottningholm!
DROTTNINGHOLMS PALACE
Em bom e velho português, o “Palácio na Ilha da Rainha” foi construído em 1580, mas só em 1777 foi vendido para o Estado da Suécia e, pasme, apenas em 1981 passou a ser residência da família real.
Esse palácio é um dos mais bem conservados da Suécia e virou Patrimônio da Unesco em 1991. Não é à toa que é um dos principais pontos turísticos de Estocolmo.
ATRAÇÕES
Diferente do Palácio Real em Estocolmo, em Drottningholm você tem 4 distintas áreas para conhecer. São elas:
- Palácio: com muito requinte e ouro, todos os nobres que passaram por ali deixaram suas marcas. A área sudeste é reservada para a família real e não permite visitação. Além de fazer a visita por conta própria, é possível agendar tours individuais ou em grupo.
- Jardim: já te adianto, o jardim é enorme!! Vale separar um tempinho para passear por ali e tirar lindas fotos.
- Pavilhão Chinês: depois de atravessar todo o jardim, você chega ao Pavilhão Chinês. Eu não entrei, mas ele foi um presente surpresa do rei Adolf Fredrik para a rainha Lovisa Ulrika no seu aniversário em 1753. Exige ingresso à parte.
- Teatro: localizado ao lado direito do Palácio de Drottningholm, o teatro de ópera foi construído em 1766 e continua em funcionamento até hoje. É possível fazer um tour guiado e o ingresso é adquirido na lojinha do teatro. Para quem quiser fazer o tour, recomendo agendá-lo assim que chegar ao complexo de Drottningholm e realizar sua visita aos outros setores de acordo com esse horário.
COMO CHEGAR
O Palácio de Drottningholm fica localizado a pouco mais de meia hora de Estocolmo e chegar lá é bem tranquilo.
- Trem + ônibus: saindo da estação central de Estocolmo, basta pegar a linha 17, 18 ou 19 até a estação Brommaplan. Chegando lá, pegue o ônibus número 176, 177, 317 ou 323 e desembarque em Drottningholm. O palácio estará do outro lado da rua. Esse trajeto é feito com o ticket de transporte público.
- Barco: vou te contar que eu nem sabia dessa opção, mas vi num post do blog Alma de Viajante sobre essa possibilidade. De acordo com ele, o percurso dura em torno de uma hora e é lindo! O barco sai de Stadshusbron, perto do City Hall. Esse passeio custa SEK 145 um trecho ou SEK 195 ida e volta. Mais informações no site da empresa Stromma.
HORÁRIOS DE VISITAÇÃO
O Drottningholms Palace tem diferentes horários de acordo com a época do ano, então fique atento!
- 08 de janeiro à abril: sábado e domingo – 10h00 às 16h00
- Maio a Setembro: diariamente – 10h00 às 17h00
- Outubro: sexta a domingo – 11h00 às 15h30
- Novembro e dezembro: sábado e domingo – 12h00 às 15h30
- 31 de dezembro à 07 de janeiro: diariamente – 10h00 às 16h00
Ele fecha nos dias 02, 03, 11 a 30 de dezembro.
Para informações completas visite o site oficial.
INGRESSOS
O valor dos ingressos varia de acordo com o que deseja conhecer. Somente o jardim é gratuito.
- Palácio de Drottningholm: SEK 130
- Palácio + Pavilhão Chinês: SEK 190
- Palácio + Pavilhão + Teatro: SEK 270
- Teatro: SEK 100
OUTRAS INFORMAÇÕES
- O câmbio em agosto/2017 era €1 = SEK 9,02.
- Existe preço diferenciado para estudantes e idosos; crianças até 7 anos não pagam.
- Entre sair de Estocolmo, conhecer o complexo e voltar, você vai levar em torno de 4-5 horas.
Conheça outros posts sobre essa linda região!