Sabe aqueles lugares que você tem vontade de colocar num potinho e levar pra casa de tão encantadores que são?! Esse é o caso de Quebec City (somente Quebec para os íntimos 😉 ). A cidade é um charme!!!!!! Parece um pedaço da Europa no Canadá.

QUEBEC CITY

Depois de passar uma temporada morando em Vancouver, começar minha trip pelo leste canadense por Quebec me passou a sensação de ter mudado de país! Não só a arquitetura é completamente diferente, mas o idioma oficial é o francês. Ainda não aprendi a língua, mas as pessoas que conheci me disseram que não é igual ao francês da França. Compararam como se fosse o português de Portugal e o do Brasil. Todo mundo se entende, mas a pronúncia é bem diferente e tem várias palavras que simplesmente não saíram do mesmo dicionário.

Eu passei 3 noites lá e fui no verão. Não dei muita sorte com o tempo… Foram 2 dias nublados, com uma ventania danada, frio e um pouco de chuva, mas o último dia foi perfeito! Sem uma nuvem no céu! 😀 Tanto em Quebec como outras cidades do leste canadense, a temperatura varia muito durante o ano. Enquanto no verão os termômetros batem 35°C, no inverno podem chegar a -40°C! Não foi à toa que a brasileirinha aqui apareceu por lá na metade de julho… Se me perguntarem quantos dias acho necessário em Quebec, para ver as atrações principais 2 dias inteiros são suficientes, mas eu sugiro ficar no mínimo 3 para poder curtir a cidade com calma. Eu fiquei esses 3 e saí de lá com vontade de ter ficado um pouco mais.

Quebec City - Canadá - Dona Viagem
O clima não ajudou nos primeiros dias

Mesmo com o tempo não favorável, tive paixão à primeira vista pela cidade! Realmente não consigo imaginar alguém que possa não gostar dela. A parte mais turística é a Old Quebec, que fica dentro da área murada. Fiquei hospedada no La Maison Demers e achei um ótimo custo benefício. A localização é excelente, o café da manhã, apesar de simples, é gostoso e você toma no quarto. Falando em quarto, o que fiquei era espaçoso, com duas camas de solteiro (estava viajando com uma amiga), sofá, mesa, armário e um banheiro… Bem, esse sim era pequenino. Bem pequenino. A parede não vai até o teto, o que não te dá muita privacidade nos momentos de “relaxamento”, mas deu para sobreviver!

Eu poderia contar a história de Quebec, mas já tem muita gente fazendo isso muito melhor do que eu. Como não gosto de ctrl c + ctrl v, quem tiver interesse em ler um pouco mais sobre essa parte eu sugiro dar uma olhada aqui.

ATRAÇÕES

Vamos ao que interessa!!! O que tem de bom em Quebec. Vou citar as principais atrações, mas a cidade em si é uma atração!

Ah, antes disso, deixa eu contar sobre o Festival de Verão, ou Le Festival d’eté de Québec. Foi uma coincidência eu ter ido para lá justamente no período do festival. Gente, é muito legal! Vários palcos são montados pela cidade com atrações em diversos horários e entrada gratuita. O palco principal, onde rolam as atrações de peso, é pago e você não tem noção de como a área é grande. É para 120 mil pessoas, estilo Rock in Rio. E sente o detalhe: o ingresso custa (custou em 2016) CA$90 para TODOS OS DIAS! Sim, você leu certo. Pagando CA$90 você tem acesso a 11 dias de evento. E quando falo em atrações de peso, falo em Sheryl Crow, The Lumineers, Red Hot Chilli Peppers, Kaskade…. Eu fui no dia que Selena Gomez e Alessia Cara tocaram. Muito legal!! E muito bem organizado, assim como praticamente tudo no Canadá.

Festival de Verão de Quebec - Quebec City - Canadá - Dona Viagem
Entrada da área principal do Festival de Verão de Quebec

PONTOS TURÍSTICOS

Como já falei, a cidade é uma atração. Você não precisa entrar em lugar algum para gostar de Quebec. A arquitetura, a atmosfera, as pessoas.. Tudo encanta! Old Quebec é dividida em duas partes: Haute Ville (Cidade Alta) e Basse Ville (Cidade Baixa). Você pode ir de uma a outra por uma escada ou pelo funicular. Eu desci de escada e subi de funicular.

Vamos começar pelas atrações da Haute Ville:

  • La Cidatelle de Québec – É a fortaleza construída no século 16 para proteger a cidade dos ataques americanos (caso houvesse). Ainda está em funcionamento e ali fica a residência oficial do governador. Fiz um tour pela residência e achei muito bacana!! O tour custou CA$16 por pessoa e valeu a pena. Já assumo que não sou uma fã de história e museu, mas curti o passeio e a vista é muito linda! Uma frase que me marcou é a que está escrita no brasão: “Contemplare meliora“, de acordo com a guia, “Por um mundo melhor”.
La Cidatelle de Quebec - Quebec City - Canadá - Dona Viagem
La Cidatelle de Québec
  • Le Châteu Frontenac – Principal atração de Quebec. Esse hotel-castelo tem que ser visto e visitado. É muito lindo!!!! Eu não tive oportunidade ($$$) de ficar lá, mas dizem valer a pena. Quem sabe numa próxima… Mas não podia passar por lá sem curtir algo que o hotel tem a oferecer, então fiz minha reserva e jantei no Bistro Le Sam. Ambiente intimista, comida gostosa, excelente atendimento. Valeu a experiência! Para quem não quiser sentar para jantar, uma boa opção é o 1608 – Wine & Cheese Bar. O hotel também possui outro restaurante, o Champlain, mas não tinha horário disponível quando fui.
Le Chateau Frontenac - Quebec City - Canadá - Dona Viagem
O lindo Le Château Frontenac
  • La Basilique-Cathédrale Notre-Dame de Québec – Ela estava fechada quando passei por lá, mas pelas fotos parece ser linda por dentro! A praça na frente dela é fofa.
  • Grande Allée – Essa rua começa na muralha e segue por um bom trecho de Quebec. Ali tem várias opções de bares, boates, restaurantes e lojas. Eu sentei no Taverne Grande Allée para comer o famoso poutine (prato típico canadense – para mim é batata frita com queijo e molho de carne – dizem que o de Quebec é o melhor, mas vi nada especial). Também comi a porção de nachos pequena. Gente, sério, eu e minha amiga temos fama de não deixar comida no prato, mas comer os dois foi mais que olho gordo! Até a porção pequena é grande, principalmente a de nachos.
  • Rue Saint-Jean – Rua de pedestres, uma graça! Cheia de restaurantes e lojinhas (principalmente de souvenirs).
  • Parliament Building – O prédio do Parlamento é muito imponente, mas estava em reforma quando fui. É possível fazer tour guiado, mas eu não consegui.
Parlamento - Quebec City - Canadá - Dona Viagem
Fonte na praça do Parlamento com um fim de tarde lindo!

Passeio feito pela cidade alta, hora de pegar a escada ou o funicular e descer para a cidade baixa. Ela fica à beira do Rio São Lourenço e é uma delícia de ser visitada. Se perca pelas ruelas e passeie sem pressa. Aprecie os muros pintados (são incríveis!) e os detalhes da arquitetura. Separe um tempinho para sentar num banco e apreciar o movimento, se o clima permitir.

Quebec City - Canadá - Dona Viagem
Muro pintado na cidade baixa
  • Rue du Petit-Champlain – Outra rua que é uma graça!!! Muitos restaurantes, lojinhas e cantinhos fofinhos. Ela tem continuação por outras ruas, como a Rue Sous Le Fort. Ali sentei no restaurante Cotês à Cotés, numa mesa de frente para o rio. Super recomendo!
Rue du Petit Champlain - Quebec City - Canadá - Dona Viagem
Rue du Petit-Champlain
  • Notre-Dame-Des-Victoires – Uma fofura de igreja e fica onde Quebec começou. É uma das igrejas de pedra mais antigas do Canadá. Um marco! E a praça na frente dela é muito agradável também.
Notre Dame Des Victoires - Quebec City - Canadá - Dona Viagem
Notre Dame Des Victoires

Por toda a cidade você também vai encontrar galerias de arte e muitas atrações. Aqui listei as mais imperdíveis, mas a grande graça de viajar é descobrir novos cantinhos que tem tudo a ver com o que você gosta.

Para saber mais sobre as cidades do leste canadense, dá uma conferida no link abaixo!

11 dias pelo Leste Canadense


Curtiu o post? Tem dicas para dar? Deixe nos comentários ou mande para donaviagem@gmail.com.

 

Quebec City: sinta-se na França sem sair do Canadá
Classificado como:    

37 ideias sobre “Quebec City: sinta-se na França sem sair do Canadá

  • Pingback: 11 dias pelo Leste Canadense

  • 09/06/2017 em 11:18
    Permalink

    O Canadá é lindo demais não é!? Só conheci Toronto e algumas pequenas vilas próximas mas me apaixonei. Preciso voltar!

    Resposta
    • 09/06/2017 em 15:02
      Permalink

      Fiquei apaixonada pelo país! É cada lugar mais incrível que o outro!!

      Resposta
    • 12/06/2017 em 10:14
      Permalink

      EU me apaixonei pelo país! Quebec me conquistou de um jeito diferente porque parece que você está na Europa! A cidade é puro charme!

      Resposta
  • 10/06/2017 em 22:46
    Permalink

    Todo mundo fala tão bem de Quebec, estou louca pra conhecer! Adorei seu post e as fotos, a arquitetura de lá é incrível! =)

    Resposta
    • 12/06/2017 em 10:15
      Permalink

      Recomendo demais!! Fiquei apaixonada pela cidade! Ela é encantadora!

      Resposta
  • 11/06/2017 em 11:46
    Permalink

    Aiiii que charme de cidade, tenho que certeza que deve ser encantadora e que eu também vou me apaixonar querer colocar no potinho! rsrs… o que me impressionou foi a amplitude térmica absurda entre verão e inverno! Difícil de acostumar heim… bjs

    Resposta
    • 12/06/2017 em 10:16
      Permalink

      Realmente é chocante! Não deve ser fácil para quem vive lá..

      Resposta
  • 11/06/2017 em 11:57
    Permalink

    Ah não, gente. Tenho vontade DEMAIS de visitar Quebec City! Muito embora provavelmente eu iria no invernão (sou corajoso, pobre de minha esposa). Quero ver a cidade coberta de neve! O estilo europeu, o frio, o charme! Tudo de bom! Belo post 🙂

    A propósito, sobre o festival de rock, achei o preço bem parecido com o do Rock in Rio, por exemplo. Exceto que não. haha! Tô embasbacado.

    Resposta
    • 12/06/2017 em 10:17
      Permalink

      Quase igual o preço né?! Kkkkkkk Suuuuper recomendo visitar Quebec!! Mas se for no inverno se prepara muito!! Encarar -20ºC é moleza não!! Kkkk

      Resposta
  • 11/06/2017 em 15:04
    Permalink

    Dizem que Quebec é mesmo uma cidade lindissima e inesquecivel – no verão ainda, deve ser demais! O inverno deles é muito rigoroso, ne? Dizem ser doído rs Ainda não conheco o Canadá, mas tenho muita vontade… você foi para Toronto tambem? Dizem que os parques são maravilhosos, parecem pintura!

    Resposta
    • 12/06/2017 em 10:18
      Permalink

      Fui sim!! Nessa viagem conheci Vancouver, Quebec, Ottawa, Montreal e Toronto! Foi absolutamente incrível!!! Me apaixonei pelo país!

      Resposta
  • 13/06/2017 em 15:10
    Permalink

    Post bem interessante sobre essa cidade, adorei a pintura do quadro parece uma ladeira na descida da Sacre creur em Paris.., mas vi também que mesmo no veraozão estava um pouquinho frio..

    Resposta
    • 13/06/2017 em 15:22
      Permalink

      Na verdade meu primeiro dia lá foi tenso.. Muito vento e chuva. No dia seguinte foi um super sol e me arrependi amargamente de ter saído com blusa de manga comprida! Kkkkk

      Resposta
  • 13/06/2017 em 18:11
    Permalink

    Todo mundo fala bem no Canadá e não deve ser por menos né, olha esses lugares que incrível, esse hotel em forma de castelo, e essa rua com lojinhas, você ainda diz que é tudo organizado e pessoal educado, tem como não sentir vontade de conhecer, gostei das dicas

    Resposta
    • 14/06/2017 em 11:07
      Permalink

      O Canadá é um verdadeiro país de primeiro muito! É impressionante o respeito das pessoas e a sensação de segurança. Dá vontade de ficar por lá!

      Resposta
  • 13/06/2017 em 23:15
    Permalink

    Descobri que não sabia de quase nada desse destino, quantas curiosidades legais vc colocou aqui. Canadá é um dos destinos que ainda estão na minha lista. Tenho alguns amigos que foram recentemente morar por lá, então acho que será umas das proximas paradas, e logo logo kkkk. abraço

    Resposta
    • 14/06/2017 em 11:08
      Permalink

      Tem muito gente indo pro Canadá e com razão!! O país tem uma qualidade de vida impressionante!!! Recomendo muito que vá dar uma voltinha por lá.. Vai curtir!

      Resposta
  • 13/06/2017 em 23:16
    Permalink

    Encantadora, charmosa e linda!! Ainda não conheço e esse post super bem explicadinho me deu muita vontade!! Parabéns

    Resposta
    • 14/06/2017 em 11:09
      Permalink

      Obrigada!!! A cidade é puro charme! Quem vai se encanta!!

      Resposta
  • 13/06/2017 em 23:40
    Permalink

    Que Post mais lindo e fofinho!! Morro de vontade de conhecer o Canada (não sei onde eu não morro de vontade de ir hahaha) mas acho um país incrivel! Com certeza vou utilizar essas dicas quando me aventurar praqueles lados.

    Resposta
    • 14/06/2017 em 11:10
      Permalink

      Eu era assim, queria muito conhecer o Canadá, mas não sabia exatamente aonde!! Aí fiz um tour pelos dois lados! Kkkkkkk

      Resposta
  • 14/06/2017 em 13:35
    Permalink

    Canadá não é um país tãaooo visado pelo turismo, mas, sinceramente, não sei por quê! É tão lindo, tem paisagens tão fantásticas! E Quebec City (desculpa, ainda não sou íntima kkkkk) realmente lembra muito a Europa. Imagino que seja um destino encantador mesmo. Amei as informações do post, quando eu for vai me ajudar bastante!!

    Resposta
    • 14/06/2017 em 16:57
      Permalink

      Também não entendo! O país é maravilhoso e tem muita coisa para ser vista. Espero que se programe pra ir em breve!! Vai amar!

      Resposta
  • 14/06/2017 em 19:27
    Permalink

    Realmente parece uma cidadezinha daquelas de globo de neve. Muito charmosinha. Pena que o tempo não foi bom no começo, mas nada que atrapalhe a beleza. Tá na lista!

    Resposta
    • 15/06/2017 em 12:41
      Permalink

      Com tempo bom ou ruim a gente tira o máximo da cidade do mesmo jeito! 😉

      Resposta
  • 14/06/2017 em 21:52
    Permalink

    Olá, gostei muito do seu post…ele despertou a vontade de conhecer esta cidade linda. Super fofinha, não é? Acho que vou gostar dela no verão..rs

    Resposta
    • 15/06/2017 em 12:43
      Permalink

      Impossível não gostar de Quebec! É puro charme!!!

      Resposta
  • 14/06/2017 em 23:13
    Permalink

    Achar esses cantinhos é um presente em cada viagem ne? Isso é que é ter a alma aventureira!
    Lindos pontos turísticos e um charme DD cidade!

    Resposta
    • 15/06/2017 em 12:45
      Permalink

      Fui sem esperar muita coisa, mas me encantei por Quebec! Recomendo muito!!

      Resposta
  • 14/06/2017 em 23:24
    Permalink

    Ainda não conheço o Canadá e sabe que vendo seus posts tenho me encantado…tem me despertado a vontade de conhecer, cada vez mais!!!!

    Resposta
    • 15/06/2017 em 12:46
      Permalink

      Suuuuuper recomendo!!! O país é sensacional! Tenho certeza que vai adorar!

      Resposta
  • 14/06/2017 em 23:40
    Permalink

    Nossa.. eu não tinha muita vontade de ir ao Canadá, mas esse ano fui lendo mais sobre o país e relatos como o seu já estão me conquistando….quem sabe em 2018, né? Vancouver e Quebec estarão na lista… 🙂

    Resposta
    • 15/06/2017 em 12:47
      Permalink

      Vai começar super bem! Eu me apaixonei pelas duas cidades!!! Coloca Ottawa no seu roteiro também, é uma graça!

      Resposta
  • 15/06/2017 em 07:18
    Permalink

    Tenho muita vontade de conhecer o Canadá e pelo visto precisarei incluir Quebéc no roteiro quando formos. Amei tudo e fiquei impressionada com o realismo da arte no muro.

    Resposta
    • 15/06/2017 em 12:48
      Permalink

      Por favor, não deixe de colocar Quebec no roteiro!!! A cidade é sensacional!!!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *