A região das Montanhas Rochosas do Canadá é um absurdo de linda, com cenários que parecem ter saído de fundo de tela do Windows. Para te ajudar a curtir esse sonho com o mínimo de problema e o máximo de aproveitamento, fique esperto nessas informações preciosas sobre essa viagem.
14 INFORMAÇÕES SOBRE AS MONTANHAS ROCHOSAS DO CANADÁ
1. Internet
Que a internet virou um item quase indispensável na nossa vida, acho que não tem muita dúvida. Porém, se fazer lives a rodo é seu negócio, acho que você terá dificuldades pelas Montanhas Rochosas. Não existe sinal de internet em diversos pontos da região, principalmente na Icefield Parkway. Aproveite para relaxar e curtir mais o offline do que o online.
2. Google Maps
Sem internet, nada de Google Maps, certo? Errado!!! Viajar sem mapa pode ser bem complicado, mas aqui segue a dica: baixe o mapa offline no Google Maps da região que você vai conhecer. A única informação que ele não dá é o trânsito, mas o restante funciona perfeitamente. É uma mão na roda e te dispensa de alugar GPS.
3. Carro
Não cogite a possibilidade de viajar pelas Montanhas Rochosas do Canadá sem carro. Transporte público é bem restrito ou inexistentes (depende da cidade) e as atrações são distantes.
4. Comida
Alguns passeios são demorados e sem restaurante por perto. É altamente recomendável que você leve pelo menos alguns tira-gostos na mochila. Para quem quiser entrar mais no clima, tem muitos pontos fofíssimos para fazer piquenique. As cidades mais indicadas para fazer compras são Jasper e Banff (dentro do Parque Nacional) ou Edmonton e Calgary (cidades dos aeroportos).
Falando em comida, não deixe de experimentar a carne de Bison, o Beavertail (um doce que parece massa de churros esticada com toppings) e o Ice Wine, o vinho de sobremesa do Canadá.
5. Temperatura
Preciso nem falar que no inverno é ultra frio, né?! A temperatura pode chegar a -30ºC. Por outro lado, nas estações mais quentes das Montanhas Rochosas a temperatura pode chegar a 25ºC. Só fique atento, pois a variação no mesmo dia é muito alta, sendo que amanhece a uns 7ºC, chega a 25º e anoitece com uns 10º.
6. Ressecamento
A região das Montanhas Rochosas está a mais de 1.500m de altitude, gerando um clima super seco. Para não ficar com famosa “canela de pedreiro” e nariz sangrando, recomendo levar muito hidratante corporal e nasal.
7. Roupas
Por mais que você não se encaixe no grupo dos amantes de trilhas, para chegar a várias atrações você será obrigado a passar por algumas. Use roupas confortáveis e, de preferência, um tênis adequado para trilha, que seja leve, antiderrapante e impermeável. O derretimento da neve cria muitas poças e regiões um pouco lamacentas. Eu comprei esse tênis da Quechua na Decathlon e foi excelente!
8. Ursos
10 a cada 10 pessoas que vão ao Parque Nacional nas Montanhas Rochosas quer ver urso. Eu definitivamente era umas delas. Porém, apesar de toda a minha caça, os fofinhos não apareceram para mim. Se quiser dar uma forcinha pra sorte, alguns lugares com mais chance de vê-los são:
- Estrada 1A para Lake Louise;
- Área do Sunshine Resort;
- Icefield Parkway, na altura de Jasper.
Eles também costumam aparecer mais no comecinho da manhã e fim da tarde.
Espero que você tenha mais sorte do que eu…
9. Banheiros
Todos – TODOS – os passeios e trilhas das Montanhas Rochosas contam com banheiro na entrada. Eles são equipados com muito papel higiênico, álcool gel e são gratuitos. Só fique atento, porque dentro das trilhas não tem banheiro. Seja precavido e alivie seu corpinho antes de começar o passeio.
10. Dinheiro
A moeda do Canadá é o CAD (dólares canadenses). Caso não os compre no Brasil, recomendo comprar na cidade que desembarcar (Calgary ou Edmonton). O Calforex é uma ótima casa de câmbio, está nos principais shoppings das cidades, estava com cotação melhor do que no Brasil e aceita reais.
11. Visita aos lagos
Os lagos são as maiores atrações dos Parques Nacionais. Para vê-los em sua plenitude, recomendo muito que chegue cedo, principalmente nos mais importantes, como Louise, Emerald e Moraine. Eles ficam muito cheios e, quanto mais tarde, mais vento e eles ficam um pouco mexidos, fazendo com que não fiquem tão espelhados.
12. #sharethechair
O governo canadense tem um programa muito bacana chamado #sharethechair. Pelos Parques Nacionais foram espalhadas cadeiras vermelhas com a proposta de que você sente com calma e aprecie a linda paisagem que se encontra a sua frente. A localização de todas elas você encontra no site do Parks Canada.
13. Incêndios
Você vai reparar em várias regiões queimadas pelo caminho. Pois saiba que é tudo proposital. Os responsáveis fazem isso para que a vegetação se renove e crie condições favoráveis para a vida. Matas virgens e velhas não geram mais flores e nem habitabilidade para a vida selvagem.
14. Preservação
Nenhuma beleza natural seria vista se a preservação não fosse prioridade. Não jogue lixo no chão, não dê comida aos animais, não desrespeite as regras.
No mais, aproveite muito sua viagem! É um destino dos sonhos!
Saiba mais sobre as Montanhas Rochosas!
Icefield Parkway: uma das estradas mais lindas do mundo
Roteiro completo pelas Montanhas Rochosas do Canadá