Tour astronômico Space – Deserto do Atacama

O passeio noturno imperdível de quem visita o Deserto do Atacama é o Tour Astronômico no observatório Space. A falta de iluminação e de poluição fazem com que ali você tenha uma das melhores vistas do céu. Não é à toa que importantes centros de astronomia estão instalados na região.

TOUR ASTRONÔMICO SPACE

O Tour Astronômico Space fica bem próximo ao centro de San Pedro de Atacama, sendo necessário apenas 10 minutos de ônibus para chegar lá. Os passeios costumam sair em 3 horários: 21h, 22h e 23h. Entre ida e vinda, ele dura em média 2h30.

O tour pode ser em dois idiomas, inglês ou espanhol. Veja com a agência qual está disponível de acordo com sua preferência.

Para acontecer o tour astronômico as condições climáticas precisam estar de acordo, por isso dificilmente você vai conseguir fechar esse passeio com antecedência. Nós só fechamos um dia antes de chegar lá. Caso a visita não aconteça, eles reembolsam o valor pago.

Esse passeio é super interessante! Ao chegar no observatório, você é recebido por um guia que vai te explicar de forma leve e descontraída sobre as estrelas, planetas e constelações. Nada de números e informações super técnicas, mas com certeza vai despertar uma pontinha de curiosidade para saber um pouco mais sobre o assunto.

Após a “aula”, o grupo é encaminhado para os 11 telescópios que ali existem. Eles são dos mais diversos tamanhos, sendo que o último é o maior telescópio para uso particular da América Latina. Através deles é possível ver coisas que nunca imaginaríamos!!! Mas não vou contar para não estragar a surpresa! 😉

Ao final todos são encaminhados para uma sala, onde recebemos um delicioso chocolate quente para aquecer na noite fria.

CUSTO

Em março/2017 o tour girava em torno de 20.000 pesos chilenos, depende da agência contratada.

AGÊNCIA

Nossos passeios foram feitos pela agência Atacama Trips. Super recomendo!!!

ROUPAS

O verão de San Pedro de Atacama tem o clima bem definido: muito calor à tarde, frio pela manhãzinha e à noite. Como o Tour Astronômico Space é à noite, sugiro preparar o casaco. Não é um frio do estilo que precisa de 5 camisas e 3 meias. A temperatura girou em torno dos 12ºC.

Sugestão de roupa:

  • Calça jeans;
  • Blusa de manga comprida;
  • Casaco mais quentinho;
  • Luva para os friorentos;
  • Meia e bota/tênis sem furinho.

Lembrando que essa recomendação é para quem vai no verão e tem uma relação normal com o frio.

CURIOSIDADES

O guia que nos recebeu foi o Danilo, uma figura!! Mas já aviso para os viciados em horóscopos: de acordo com a astronomia, essa história de horóscopo é balela. A única comprovação é o efeito da lua sobre as marés, mas que definitivamente onde estava a estrela tal e planeta tal quando você nasceu não exerce qualquer influência sobre a sua vida.

Para os que adoram tirar uma foto (assim como eu), esquece. Por mais lindo e brilhante que seja o céu, sai nada na foto!! Para conseguir qualquer coisa é necessário máquina profissional e contar com a ajuda do guia. A única foto que ficou legal foi essa de Júpiter, tirada através do telescópio!

Jupiter - Tour Astronômico Space - Deserto do Atacama - Dona Viagem
Foto de Júpiter através do telescópio

Não perca esse passeio em San Pedro!! Não vai ser fácil achar outro céu como esse.

Para saber um pouco mais sobre o Deserto do Atacama e outros passeios, basta clicar no link abaixo!

Deserto do Atacama: O que há de melhor no Chile!


Já fez esse tour??? Tem alguma recomendação??? Deixe sua opinião aqui nos comentários!!! E não esqueça de assinar o blog para receber as notícias em primeira mão! 🙂

One Comment on “Tour astronômico Space – Deserto do Atacama”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *