Roteiro completo pelas Montanhas Rochosas do Canadá

Waterfolls Lake - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem

Se você, assim como eu, viu fotos dos Parques Nacionais do Canadá e ficou enlouquecido para visitar essa região com calma, aproveite esse roteiro pelas Montanhas Rochosas, sendo 8 dias pelos Parques Nacionais e outros 3 dias entre Edmonton e Calgary.

MONTANHAS ROCHOSAS DO CANADÁ

De acordo com a Wikipédia, as Montanhas Rochosas do Canadá, ou Canadian Rockies:

“Com 180.000 km2 e 1.450 km de comprimento, formam a parte oriental da Cordilheira Canadiana, que é um sistema de múltiplas cordilheiras que percorre as Pradarias Canadianas até à Costa Ocidental do Canadá. As Montanhas Rochosas Canadianas ficam entre as Planícies Interiores de Alberta e do nordeste da Colúmbia Britânica.”

Dentro dessa região, os parques mais famosos são Banff e Jasper, ambos no estado de Alberta. Bem ao lado estão os parques de Yoho e Kootenay, ambos na Columbia Britânica.

Todas as informações sobre os Parques Nacionais do Canadá você encontra no site oficial do Parks Canada.

COMO CHEGAR

Não existe aeroporto na região das Montanhas Rochosas, mas existem algumas opções por perto. Tendo Banff como referência, a principais cidades são:

  • Calgary – 125km
  • Edmonton – 410km
  • Vancouver – 800km

Uma vez nessas cidades, é altamente recomendável que você alugue um carro. As atrações nos Parques Nacionais são distantes e o transporte público é limitado.

DISCOVERY PASS

Para circular pelas Montanhas Rochosas do Canadá você precisa comprar o passe de autorização. Ele vale sempre até as 16h do dia seguinte, é facilmente adquirido em uma das entradas dos Parques Nacionais e você deixa pendurado no retrovisor/painel do carro. Além disso, o mesmo passe é válido para mais de 100 Parques Nacionais do país.

Em 2018 o valor era de CAD 19,60 por dia/por veículo. No nosso caso, compensou comprar o passe anual (Discovery Pass) que custava CAD 136,40, pois ficamos 8 dias.

Passe - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem

MELHOR ÉPOCA PARA CONHECER AS MONTANHAS ROCHOSAS DO CANADÁ

Que faz frio no Canadá, acho que todo mundo sabe. Como as Montanhas Rochosas estão a uma altitude média de 1.300m, não espere sentir muito calor por ali.

A melhor época para curtir os lagos e belezas naturais da região é de junho a setembro, quando a temperatura está melhor (entre 12ºC e 25ºC), sendo julho e agosto altíssima temporada. Os dias são longos, com sol se pondo por volta das 22h, e perfeito para fazer os passeios. Em contrapartida, nos meses frios você tem grande chance de ver a aurora boreal, principalmente em Jasper.

Eu fui com as amigas na segunda quinzena de maio, pegamos dias ótimos, com muito sol e boa temperatura. A parte ruim é que pegamos alguns lagos ainda congelados em Banff, como o Lago Peyto e Lago Louise.

ROTEIRO PELAS MONTANHAS ROCHOSAS

Nossa viagem consumiu um total de 11 dias, sendo divididos da seguinte forma:

  1. Chegada em Edmonton à noite
  2. Edmonton/Jasper
  3. Jasper
  4. Icefield Parkway
  5. Yoho
  6. Yoho/Banff
  7. Banff
  8. Banff
  9. Banff/Calgary
  10. Calgary
  11. Calgary/Brasil

Nosso roteiro pelas Montanhas Rochosas de fato durou 8 dias e foi excelente. Pudemos fazer tudo com calma, apreciando o que a região tinha a nos oferecer e sem arrependimentos. Durante o planejamento até pensamos em fazer outra cidade, mas quando vimos a quantidade de atrações e a beleza da região, optamos por ficar por ali mesmo.

DIA A DIA PELAS ROCHOSAS CANADENSES

Como o assunto é longo, cada parque recebeu um post exclusivo e detalhado.

1º DIA – JASPER

Post: Visite Jasper e seus lindos lagos nas Montanhas Rochosas

Hospedagem: Pyramid Lake Resort

Chegada em Jasper no fim da tarde, o que só nos permitiu fazer o check in e sair para jantar.

  • Lago Patrícia;
  • Lago Pyramid.

2º DIA – JASPER

  • Maligne Road, com o Lago Medicine e Lago Maligne;
  • Lago Anette;
  • Lago Edith;
  • Jasper SkyTram.
Maligne Lake - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem
Maligne Lake

3º DIA – ICEFIELD PARKWAY

Post: Icefield Parkway: uma das estradas mais lindas do mundo

Hospedagem: Emerald Lake Lodge

A Icefield Parkway, oficialmente chamada de Highway 93, é uma estrada com 230km que liga Jasper ao Lago Louise, em Banff. Ela possui tantas atrações que é necessário um dia inteiro para percorre-la. Aqui vou indicar todas as principais paradas da Icefield, mas não fizemos todas.

  • Jasper SkyTram – fizemos no dia anterior;
  • Athabasca Falls;
  • Sunwapta Falls;
  • Stutfield Glacier;
  • Columbia Center, de onde saem os passeios do Glacier Adventure;
  • Bridal Veils Falls;
  • Sunwapta Pass;
  • Saskatchewan River Crossing;
  • Waterfolls Lake;
  • Peyto Lake;
  • Bow Lake – passamos direto – estava congelado;
  • Hector Lake – passamos direto – estava congelado;
  • Herbert Lake;
  • Lake Louise – ponto final da Icefield, o visitamos em outro dia.

4º DIA – YOHO

Post: Emerald Lake e outras belezas do Yoho National Park

  • Lago Emerald;
  • Natural Bridge;
  • Wapta Falls;
  • Field.
Emerald Lake - Yoho National Park - Canadá - Dona Viagem
Emerald Lake

5º DIA – BANFF

Post: Lago Louise e outras lindas atrações de Banff, Canadá

Hospedagem: Banff Park Lodge

Nossa intenção inicial era fazer o passeio no Lago Louise pela manhã, pois era caminho, mas as condições climáticas não estavam favoráveis e optamos por voltar outro dia.

  • Johnston Canyon, a trilha mais famosa de Banff;
  • Tunnel Mountain e Surprise Corner.

6º DIA – BANFF

  • Johnson Lake – não conseguimos ir, pois a estrada estava fechada;
  • Two Jack Lake;
  • Passeio de barco no Lago Minnewanka;
  • Banff Upper Hot Springs;
  • Bow Falls Viewpoint e Bow River.

7º DIA – BANFF

  • Lago Louise e trilha Fairview Lookout;
  • Lago Moraine;
  • Marble Canyon – bem pertinho, fina no Parque Nacional de Kootenay;
  • Banff Gondola.
Lake Louise - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem
Lago Louise

8º DIA – BANFF/CALGARY

Post: Calgary: Roteiro de 1 dia (e meio) na maior cidade da Alberta

Hospedagem: Best Western Plus Downtown

  • Cave and Basin Historic Site;
  • Ida para Calgary.

Esse roteiro pelas Montanhas Rochosas do Canadá foi a realização de um sonho e espero que você curta tanto quanto eu!

Ah, e não vá para lá sem saber as 14 informações indispensáveis para viajar pelas Montanhas Rochosas.

20 Comments on “Roteiro completo pelas Montanhas Rochosas do Canadá”

  1. Os países da América do Norte, em suas extensões continental, são muito abençoados de natureza, e com o Canadá não é diferente! Ainda não visitei, e tenho sérias dúvidas sobre o que visito antes no Canadá… Eu quero ver tudo por lá.

    E, caramba hein, foram 8 dias vendo paisagens cada uma mais linda do que a outra. Em maio é uma boa, então. Mas vocês acharam ruim alguns lagos estarem congelados? Porque, pra mim, isso é uma coisa que até deve ser bem massa de ver, pelo que noto em algumas fotos! E o clima estava bom demais, hein? Perfeito!

    1. Na verdade alguns lagos eu achei até mais bonitos semi congelados do que totalmente descongelados (como o Moraine), mas talvez se tivesse ido uma semana depois teria visto outros lagos em condições um pouco melhores, como o Louise.

  2. Eu sonho em conhecer as Montanhas Rochosas do Canadá, mas não fazia ideia que tinha tanta coisa para se fazer e ver por lá! Ainda bem que li este post para poder já programar muitos dias quando for. Certamente, irei querer fazer tudo com calma, assim como você. Não vale a pena passar correndo por uma região tão linda como esta.

    1. Sou da teoria que só vou uma vez a cada lugar, então procuro aproveitar o máximo que conseguir. Os Parques Nacionais são maravilhosos, vale a pena conhecer com calma..

  3. Manuuuuu, o Canadá é lindoooooo! Achei que estava abafando em ter conhecido o Algonquin Park, norte de Ontario, mas vi que ainda preciso explorar muitooooo o Canadá. Infelizmente, não tive tempo de conhecer o Oeste do país e a minha paixão voltou com corda total após ler o seu relato, programação de viagem e ver fotos incríveis.
    Vi que a entrada nos parques canadenses parecem ser iguais, pq eu também tive que manter o cartão no visor. Você fez as trilhas de carro? ou algumas precisou entrar na mata?

    1. Eu sou fã declarada do Canadá! Fiz duas trips pra lá e foram sempre grandes casos de amor. Algumas trilhas são à pé, mas nada que exija muito preparo. De qualquer forma, todas são muito bem sinalizadas, sem risco de se perder no meio do caminho.

  4. Que massa, estou me planejando pra visitar essa região e fiquei meio empolgada de poder conseguir ver a aurora boreal. É comum conseguir ver no inverno, ou tem que ter sorte no dia?? As fotos estão maravilhosas, estou encantada!

    1. Precisa de uma série de fatores pra conseguir ver a aurora, mas no inverno parece acontecer com frequência, pelo menos em Jasper.

  5. Tô encantada com esse post! Não sabia da existência desse local, mega lindo por sinal! A foto das meninas no Maligne Lake é fantástica. O post está super detalhado, parabéns! Já favoritei o post para quando eu tiver a oportunidade de ir ao Canada.

  6. Canadá é um lugar com as paisagens naturais mais lindas que eu já vi. Ainda não tive o prazer de visitar mas quero fazer isso em breve, esse seu post ajuda muito com o roteiro separado por dia. Obrigada por compartilhar com a gente.

    1. Sou completamente apaixonada pelo Canadá! Muita gente ainda não bota muita fé no turismo por lá, mas garanto que vale o investimento.

  7. Acompanhei algumas fotos dessa viagem pelo insta mas nada é como ler o post completinho. Adoraria fazer pelo menos metade desse roteiro, sou fascinada por lugares com natureza e certamente, eu ficaria tão empolgada quanto você.

  8. Nossa! Amei o seu post! As fotos estão fantásticas e as dicas ótimas! Adoro ecoturismo e sempre que eu posso incluo pelo menos um passeio nas minhas viagens! Olhando as fotos me fez lembrar da Patagônia Chilena! Parabéns!

  9. Adorei tanto sua viagem, queria conseguir fazer todo seu roteiro, mas creio que não será possível. De todos esses parques nacionais, quais você acha que são os mais imperdíveis? Suas fotos ficaram incríveis, aliás.

    1. Se eu tivesse que selecionar atrações pra fazer em menos tempo, tipo 3 dias, faria:
      1º dia – Banff + Yoho – Lago Emerald, Lago Louise (com a trilha), Lago Moraine, centrinho com as atrações ali perto
      2º dia -Icefield Parkway – o dia inteiro fazendo as atrações
      3º dia – Jasper – Lago Anette, Maligne Road, Lago Patricia e Pyramid e voltar para Banff pela Icefield

  10. Apaixonante essa viagem! Estou muito inspirada para conhecer o Canadá no próximo ano e quero incluir seu roteiro tb. Embora vc tenha ido em maio, pela fotos percebi que a temperatura estava super agradável, e as fotos com os lagos congelados ficaram demais. Penso em ir em setembro talvez, para fugir da alta temporada de julho e agosto. Qual foi seu roteiro de voos? comprou passagem do Brasil para Vancouver? e depois? Bjs

    1. Eu já tinha feito Vancouver e a costa leste em outra oportunidade, então fui focada no Parque Nacional nessa trip. Minha ida foi por Edmonton (É mais perto de Jasper) e a volta por Calgary (mais perto de Banff).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *