Calgary: Roteiro de 1 dia (e meio) na maior cidade da Alberta

Calgary - Dona Viagem

Para quem deseja conhecer as Montanhas Rochosas do Canadá, Calgary é uma das melhores opções de entrada para os Parques Nacionais de Banff, Jasper e Yoho. O que as pessoas não sabem é que vale a pena passar pelo menos um dia por ali. Para isso, cola nesse post e veja os principais atrativos da cidade!

CALGARY

A maior cidade do estado de Alberta, apesar de não ser turística como outras cidades canadenses estilo Toronto, Vancouver ou Montreal, possui seu charme e, vou te falar, me surpreendeu bastante!

Eu resolvi conhecer a região das Rochosas Canadenses em maio/2018 e separei um dia e meio (duas noites) para conhecer a cidade que comporta o aeroporto mais próximo dos Parques Nacionais, a menos de uma hora e meia de Banff.

Para quem quiser saber mais sobre os Parques Nacionais, no fim desse post tem o link para vários deles!

Uma coisa que achei muito legal é que é super fácil andar pela cidade, principalmente pelo centro, pois Calgary é dividida em 4 quadrantes. Se você imaginar uma cruz, a linha horizontal é o Rio Bow e a vertical é a Centre St. A partir dessas referencias, as avenidas (AV – horizontais) são numeradas em forma crescente, assim como as ruas (ST – verticais). Além disso, cada quadrante é referenciado como NW (noroeste), NE (nordeste), SW (sudoeste) ou SE (sudeste). Dá uma olhada no mapa abaixo para ver se entende.

Mapa Calgary - Canadá - Dona Viagem
Localizou a Centre St e o Rio Bow? Eles fazem a divisão da cidade.

Se você já foi a Nova York, não vai ter dúvidas. É bem parecido.

ONDE FICAR

Na minha opinião, a melhor região para se hospedar é na sudoeste, entre o Rio Bow e a 10 Av SW e entre a Centre St e a 8 St SW. Em contrapartida, é a mais cara.

Como querer não é poder, me hospedei no Best Western Plus Downtown, que foi um excelente custo benefício. Ele fica na 8 St SW, entre a 13 e 14 Av SW. Conta com wi-fi, estacionamento gratuito e café da manhã.

ROTEIRO DE UM DIA (E MEIO) EM CALGARY

Ao contrário da maioria das pessoas que vai à Banff, em vez de ir e voltar por Calgary, optei por chegar em Edmonton e ir embora por Calgary. Passei duas noites na cidade porque cheguei de Banff no fim da tarde de uma quinta e meu voo era super cedo no sábado.

Vamos ao que interessa!

MEIO DIA

Para você que tem um dia só, essa parte é dispensável, mas vou te contar só para dar opção mesmo.

Chinook Centre

Dar uma voltinha no shopping faz parte, não é? Esse mall é bem cara de Estados Unidos, com lojas como Coach, Guess, Abercrombie, Apple. Os preços não são tão baixos quanto nos EUA, mas muita coisa ainda vale a pena. Para ver tudo sobre o Chinook Centre, visite o site oficial.

Beer Revolution

Localizado bem perto do hotel, esse bar conta com uma grande carta de cervejas artesanais e tem pizzas deliciosas.

Ps: o que não falta em Calgary são cervejarias. Para os amantes dessa iguaria, é um paraíso!

ROTEIRO DE 1 DIA

Tendo um dia inteiro na cidade, essa é a programação que te recomendo, podendo alterar a ordem.

Começamos o dia caminhando pela cidade, bisbilhotando curiosidades nas ruas e algumas lojas bem legais, mas nosso destino era o principal ponto turístico, o Calgary Tower.

Calgary Tower

Com 191m de altura, vou te falar que a arquitetura não é muito impressionante, mas admito que o interior surpeendeu. O Calgary Tower possui loja, observatório com chão de vidro e um restaurante giratório, bem legal e com comida muito gostosa.

Vamos ao pulo do gato sobre o Calgary Tower:

O ingresso para o observatório custa CAD 18. Contudo, se você fizer uma refeição com prato principal no Sky 360, o restaurante giratório, o ingresso já estará incluso. Levando em conta que os pratos custam em torno de CAD 24, compensa muito almoçar/jantar por lá! O ideal é você fazer a reserva com antecedência pelo site do Sky 360. Nós fizemos na hora mesmo, mas em alta temporada pode ser um problema.

Sky 360 - Calgary - Dona Viagem
A turminha e nosso almoço no Sky 360

Ah, o Sky 360 leva 45 minutos para dar a volta completa e o movimento é bem sutil, sendo tranquilo para quem tem problema de labirintite ou coisa do tipo.

Para mais informações e horários do Calgary Tower, visite o site oficial.

Stephen Ave

Essa é a rua de pedestres de Calgary. Ela na verdade é a 8 Av SW, entre a Centre St e 3 St SW. Conta com muitos bares e restaurantes, perfeito para o happy hour ou jantar.

Curiosidade: Happy hour no Canadá é entre as 15h e 18h e das 21h até a hora que fechar. Sempre contam com promoções.

Passamos por ali porque era caminho para o nosso próximo destino, mas voltamos à noite para fechar bem nossa estadia na cidade.

Stephen Av - Calgary - Dona Viagem
A Stephen Av é uma fofura!

Prince’s Island

Eu adoro parque, mas admito que quando li sobre o Prince’s Island em outros blogs, não fiquei muito animada com ele. É aí que vem a graça da viagem!! Eu achei bem lindinho!!! O parque é grande (dá pra ver bem no mapa do começo desse post), com jardins de flores (muitas tulipas e rosas), área para piquenique, restaurante, palco para shows e trilhas.

Claro que no inverno ele estará todo coberto por neve, mas, caso você vá em épocas mais quentes, reserve um tempo para passear por ali sem pressa.

Peace Bridge

Essa ponte de arquitetura futurista é um marco na cidade e foi inaugurada em 2012, sendo uma ponte para pedestres e ciclistas. Da ponta esquerda do Prince’s Island é possível admirá-la, inclusive, foi de onde tiramos as fotos.

Peace Bidge - Calgary - Dona Viagem
Me lembrou um trem bala ou um stent cardíaco…

Local

Para fechar a viagem, nada mais justo que um bar chamado Local, certo?? Fica na Stephen Ave, com muitas opções de cervejas artesanais e ambiente bem agradável.

Curtiu Calgary??? Para conhecer mais sobre a região das Montanhas Rochosas Canadenses, dê um pulinho nos posts abaixo!

14 informações indispensáveis para viajar pelas Montanhas Rochosas

Roteiro completo pelas Montanhas Rochosas do Canadá

Lago Louise e outras lindas atrações de Banff, Canadá

Emerald Lake e outras belezas do Yoho National Park

Visite Jasper e seus lindos lagos nas Montanhas Rochosas

 

22 Comments on “Calgary: Roteiro de 1 dia (e meio) na maior cidade da Alberta”

  1. Curti a ideia de conhecer Calvary! Alguns lugares que você mencionou me remeteu a histórias lindas quando eu estive no Canadá.
    A Calgary Tower é bem parecida com a CN Tower em Toronto. E as flores, nas cidades perto de Niágara Falls … que lugar!!
    Valeu a pena almoçar no restaurante 360 graus?

    1. Fui na CN também.. Tem que ir né?! rs
      O almoço super valeu a pena! Comida gostosa, vista incrível e acabou saindo bem em conta.

  2. Fico impressionado com as paisagens que vejo das Montanhas Rochosas e do Banff, e quero ir com certeza. Agora, realmente não tinha parado para ver nada sobre Calgary. Muito legal! Compensa mesmo ficar um tempinho. Ah, e sou louco para visitar um chão de vidro que nem o dessa torre, parece super divertido!

    Obrigado pelo post!

    1. Acredito que toda cidade tem alguma coisa que mereça ser visitada e com Calgary não foi diferente! Como boa parte das pessoas que vai conhecer as Montanhas Rochosas passa por ali, acho que vale a pena tirar um dia pra dar uma volta pela cidade.

  3. Muito linda a cidade, não teria coragem de ir nesse chão de vidro, tenho muita vontade de conhecer o Canadá, sem falar nesse restaurante 360º que vista é essa, surreal, gostei das dicas, da para conhecer bastante coisa e pouco tempo, parabéns

  4. Ainda não tinha ouvido falar dessa cidade mas já achei fofa e Adorei a sugestão de roteiro que você fez. Vou com certeza incluir no meu roteiro quando for ao Canadá .

  5. Nossa Manu, que cidade legal! To adorando seus posts sobre o Canadá… é um destino que tenho planos para conhecer no próximo ano. Adorei sua foto deitada no chão de vidro no Calgary Tower e também foi muito bom saber que compensa almoçar, pois a vista é linda. Deve ter adorado a trip. To muitooo ansiosa pra conhecer as Montanhas Rochosas do Canadá!

    1. Eu já era fã do Canadá, mas conhecer as Montanhas Rochosas com Calgary de brinde foi uma viagem dos sonhos!

  6. É muito bom quando nos surpreendemos positivamente com um lugar que visitamos! Pelo que eu li no seu post e vi nas suas fotos realmente a cidade de Calgary não deve ser subestimada! Ainda não conheço o Canadá mas quando for se der passarei por lá!

  7. Uau! Fiquei apaixonada pela vista da Calgary Taowr – eu sou louca por mirantes – e achei excelente sua opção de dedicar um dia à cidade. Estou super entusiasmada com seus posts do Canadá, sonhando em realizar essa trip ano que vem!

    1. Admito que esperava bem menos de Calgary e Calgary Tower, mas foram excelentes surpresas. Eu poderia morar na cidade facilmente!

  8. Que gracinha de cidade. Confesso que sei 0 sobre a região das rochosas no Canadá e estou adorando os seus posts e já estou morrendo de vontade de visitar. Achei a torre giratória bem legal e adorei sua dica de comer por lá! Realmente vale a pena e a vista deve ser demais.

    1. As belezas do Canadá ainda estão sendo descobertas por muita gente… Te garanto, vale a pena fazer essa trip!

  9. Ahhh O Canada e suas belezas!! Adorei a sugestão de roteiro e babei nas fotos do Calgary tower! Parece aquele da Malásia! Rs
    Super completo o post, parabéns!!

  10. Que post massa, fiquei encantada com Calgary Tower, sensacional de incrível! Adorei o post, não imaginava que o Canadá tivesse tantos locais belos. A Peace Bridge é muito diferente de tudo que já vi, post favoritado!

  11. Eu amei suas fotos. Estão bonitas. Eu tentei gostar deles, mas eles não me permitiram. Jajajaja ✌

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *