Montanhas Capixabas: Campinho, Domingos Martins

Nosso Brasil tem cada lugar mais lindo que o outro, isso é fato! O estado do Espírito Santo está entre os principais destinos turísticos desse nosso país? Infelizmente não. É uma pena, porque aqui (yes, é minha terra!) tem cenários lindíssimos de praia a montanha, tudo super pertinho. Para apresentar essas santas belezas, vou começar por um lugar que gosto muito: Domingos Martins, um dos principais atrativos das montanhas capixabas.

DOMINGOS MARTINS

Pensa num lugar fofo, com um clima delicinha e perfeito para todo tipo de viagem, de quem procura esportes radicais a romance, passando por passeios de família. Pensou? Então agora pode incluir Domingos Martins na sua lista de resposta!

Essa região foi colonizada pelos alemães lá em 1846 e até hoje preserva características dessa cultura tão rica. Ela pode ser observada principalmente na arquitetura e culinária, ótimo para quem quer fugir do Brasil sem sair dele.

Domingos Martins - Dona Viagem
Entrada de Campinho, já mostrando a que veio!

Conhecida como a “Cidade do Verde”, Domingos Martins não tem esse apelido à toa. A natureza nessa região é exuberante, com várias cachoeiras, trilhas e cada visual de tirar o fôlego. Não satisfeito, por ali você encontra excelentes opções de hospedagem e uma culinária que merece ser experimentada! Mesmo com a cultura germânica, as outras opções de restaurantes, principalmente os italianos, são de fazer lamber os dedos!

Domingos Martins é formado por três distritos principais: Campinho, Santa Izabel e Pedra Azul. Hoje o objetivo é falar sobre o primeiro, mas no final do post tem link para outras áreas também.

CAMPINHO

Campinho é considerado o centro de Domingos Martins. Um fato muito legal é que ele está a apenas 50km de Vitória, capital do estado, tornando sua ida para lá muito fácil. Capixaba é meio acostumado a pequenas distâncias e não acha tão pertinho assim, mas se você for de outro lugar pode ser que ache do lado! rs

O distrito fica localizado a mais de 500 metros de altura, o que faz com que tenha um clima muito agradável. Até li num site que tem o 3º melhor clima do mundo! Legal né?! A temperatura média anual é 20ºC, mas no inverno pode bater quase 0º. Essa é a graça de região montanhosa!

Domingos Martins - Dona Viagem
Olha a cidade abraçada pelas montanhas!

Durante o ano a região é tranquila, com aquele ar de cidade do interior, muitas opções de restaurantes (#adoro #vaigordinha) e perfeita para quem busca sossego e contato com a natureza. Mas essa tranquilidade toda vai embora quando chegam os festivais…. Uhuuuullllll!!!

FESTIVAIS

O que esperar de uma cidade colonizada por alemães??? Cerveja e o dom de fazer festa boa!!!!

Acontecem vários eventos na cidade durante todo o ano, mas vou listar aqui os principais para você se programar:

Sommerfest: Essa é uma das celebrações mais tradicionais! Cultura alemã na veia, cerveja no caneco e muita dança! Sommerfest é o nome popular para o Festival da Imigração Alemã, que reúne muita gente animada, inclusive vestida a caráter, para celebrar a chegada desse povo nas terras capixabas! Tem concurso de Rei e Rainha, de lenhador, desfile cultural, muita comida típica e muita bebida! Essa festa acontece sempre no começo do ano, entre janeiro e fevereiro. Ah, a entrada é gratuita.

Domingos Martins - Dona Viagem
O Sommerfest anima toda a cidade!

Festival do Vinho: Esse evento é o que abre a temporada de inverno! Normalmente ele acontece nos dois primeiros fins de semana de julho, mas esse ano ele foi em junho (hello inverno que chegou mais cedo!). Ele rola no Rancho Lua Grande, palco dos maiores shows da cidade, e coloca a galera toda para dançar e se embebedar! Claro que rola vinho adoidado (não podia ser diferente) e o som é diversificado, passando de tenda eletrônica a sertanejo, com bandas nacionais e regionais.

Festival de Inverno: No auge da estação mais fria do ano, o que não falta é motivo para se aquecer! O Festival de Inverno acontece na cidade toda, sempre em dois fins de semana do mês de julho, e é uma enorme manifestação popular. São vários palcos espalhados pelo centro, com apresentação de orquestra, bandas de MPB e pop. Com entrada gratuita, é um evento super democrático e acontece durante o dia todo. Muito bom!!!

Oktoberfest: Impossível uma cidade com origem alemã não ter uma Oktoberfest para chamar de sua e em Domingos Martins não podia ser diferente! Ela é realizada pela cervejaria Barba Ruiva e é sucesso garantido!! Por sinal, a cervejaria fica na entrada de Campinho, possui um pub e é ponto badalado o ano inteiro.

Barba Ruiva - Domingos Martins - Dona Viagem
Passar no Barba Ruiva é obrigatório até para quem não bebe!

O CENTRO

Campinho exala charme por todos os lados. Como toda boa cidade do interior, seu ponto principal é a pracinha com sua igreja luterana, uma lindeza! Ao redor tem várias opções de quiosques e restaurantes com os mais variados pratos.

Uma rua que adoro é a Rua do Lazer. É fechada para pedestres e ao longo dela tem várias lojinhas, muitas opções gastronômicas e geralmente tem uma banda tocando para alegrar quem passa por ali.

Domingos Martins - Dona Viagem
Olha a arquitetura típica alemã aí!

O centro é pequeno e você pode rodar tudo a pé, o que acho perfeito para passar aquele feriadinho mais relax, para renovar as energias e engordar uns quilinhos! Afinal, frio + montanha + comida tem tudo a ver né?! 😉

Descubra mais sobre a região de Domingos Martins!

Hotel Eco da Floresta: seu refúgio em Pedra Azul

Tudo sobre a trilha das Piscinas Naturais de Pedra Azul

Serra Capixaba: Domingos Martins e Pedra Azul (Blog Viajante em Série)

29 Comments on “Montanhas Capixabas: Campinho, Domingos Martins”

  1. Nunca tinha visto falar de Domingos Martins ! Amei saber ! Gosto muito de tudo isso ! Deveriam divulgar mais sobre as belezas do Espírito Santo ! Hoje entra pra minha lista para conhecer ! Abraços !

    1. Fico muito feliz que tenha gostado Rosangela! Infelizmente o Espírito Santo não investe na divulgação das belezas do estado e olha que temos cada lugar mais maravilhoso que o outro! Tem potencial para ser um forte destino turístico!

  2. Já vinha acompanhando os posts de Domingos Martins no seu instagram e essa cidade é realmente uma graça! Adorei conhecer um pouco mais, amo lugares charmosinhos com uma boa comidaa.. Já deu vontade de passar um fim de semana!!

  3. que lugar mais convidativo… Olha só, como um bom amante do vinho, vou querer conhecer na época do festival, que deve ser agora ne isso?! Além da cidade ser um charme, tem opções de passeios com trilhas e cachoeiras… vai entra pra minha lista sim :). Abraços

    1. Esse fim de semana começa o Festival de Inverno! É muito legal!!! Independente da época, a cidade merece ser visitada!

  4. Verdade, uma pena ES nao ser tão divulgado quanto outros destinos, já vi fotos fantásticas de praias e esse cantinho da cidade que mostrou nesse post!
    Espero conhecer logo! Um charme e encanto de cidade, adorei as dicas e as fotos!

  5. Ta aí um estado que aindanão conhecemos mas precisamos conhecer… aliás essa cidade seria um ótima escolha já que adoramos sair do pais sem sair dele rsrsrs Aqui no estado de São Paulo, bem pertinho de casa temos Holambra, de colonização Holandesa, uma graça também!!!

  6. Eu assisti uma reportagem uma vez mostrando a cidade e desde então ela não saiu mais da cabeça. Mas sabe quando não bate a data pretendida com a disponibilidade? É isso que está acontecendo.

  7. Até ler o seu post eu não sabia sobre a existência de Domingos Martins, e, agora, já quero ir. Sou apaixonado por essas cidades de influência alemã, como Gramado e Campos do Jordão, então tenho certeza que me apaixonaria por essa também, ainda mais depois de ouvir duas palavras mágicas que são uma delícia aos meus ouvidos e olhos: vinho e frio. Hahaa! Quero!

    Obrigado, e excelente post!

    1. Se curte tradição alemã vai se encantar pela cidade mesmo!!! Ela é super gostosa!! Vinho e frio forma uma combinação perfeita né? Kkkkk

  8. Realmente o Brasil tem muitos lugares interessantes e charmosos que precisam ser visitados e divulgados. Esse mesmo já vai entrar na minha listinha, quem sabe um dia volta a Vitória e acabo dando uma esticadinha até lá !

  9. Que lugar “movimentado”, tem muitas coisas para fazer rsrs, só de cachoeira e trilhas já me animei e ainda mais com essa vista das montanhas e esses festivais ai fechou o conjunto haahah, quero conhecer o festival de inverno, esses são sempre um charme nas cidades, gostei da dica

    1. A cidade é pequena, mas não falta coisa pra fazer por lá! O Festival de Inverno começa esse fds… Dá um pulinho aqui no ES! 😉

  10. Uma delícia de passeio. Para quem curte um friozinho deve ser uma ótima pedida! Festival de vinho (deve ter de sopa também), AMO! Ainda não conheço essa região, quem sabe um dia ne? Beijao

  11. Delicinha demais essa cidade! Não conhecia ela até ler tudo aqui. Esses dias o namorado tava querendo conhecer Vitória… olha aí uma ótima opção pra combinar com a capital! Um charme, adoro lugares típicos assim! entrou pra lista!

    1. Vitória e Domingos Martins se complementam! Uma é praia e outra montanha! Com certeza vai adorar!! E se vier dá um toque! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *