Kronborg, o castelo de Hamlet em Copenhague

Kronborg - Copenhague - Dona Viagem

Caro leitor, imagino que você saiba quem é Shakespeare, um dos mais importantes escritores da história da humanidade. Se por acaso você já tiver ouvido falar em Hamlet, um dos seus dramas mais conhecidos, saiba agora: o cenário dessa narrativa é o castelo de Kronborg, lá pertinho de Copenhague, e vou contar tudinho pra você!

Kronborg - Copenhague - Dona Viagem
Bem vindo ao Castelo de Hamlet!

KRONBORG

Conta a história que em 1420 foi construído um forte perto da cidade de Helsingør. Um belo dia o rei Frederico II resolveu que aquele forte precisava de uma repaginada, então construiu o castelo de Kronborg sobre ele.

Em 1629, dois trabalhadores deram uma sonsada e incendiaram o castelo, sendo que só a capela resistiu praticamente sem danos à essa tragédia. Em 1639 o grande Christian IV deu uma restaurada nele, mas o interior nunca mais voltou a ser glamouroso como antes.

Kronborg - Copenhague - Dona Viagem
Chegando no castelo de Kronborg

HAMLET

Para quem não conhece a obra de Shakespeare, segue um breve resumo:

The Tragedie of Hamlet, Prince of Denmarke (A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca), geralmente abreviada apenas como Hamlet, é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

O palco desse drama todo é o castelo de Elsinore, que na vida real é o castelo de Kronborg.

Durante o verão escandinavo acontecem várias apresentações baseadas em Hamlet no Kronborg. É uma experiência única para os fãs da obra.

Kronborg - Copenhague - Dona Viagem
Pegamos um desses espetáculos e não deu pra deixar de tirar uma fotinha..

COMO CHEGAR

O castelo de Kronborg está localizado na cidade de Helsingør, a uns 40 minutos de Copenhague. Basta pegar o trem com destino à cidade e fazer uma rápida caminhada para chegar ao castelo.

Para quem comprou o Copenhagen Card, o transporte público já está incluso. Para quem não tem, a passagem fica em torno de 20 DKK.

Kronborg - Copenhague - Dona Viagem

INGRESSO E HORÁRIOS

A entrada no castelo varia de 90 DKK a 140 DKK, depende da época do ano e se vai ter apresentação do Hamlet. Para quem tem Copenhagen Card, a entrada é gratuita.

O horário de funcionamento é meio confuso, mas vamos lá:

  • Janeiro a março – terça à domingo das 11h às 16h
  • Abril e maio – segunda à domingo das 11h às 16h
  • Junho a setembro – segunda à domingo das 10h às 17h30
  • Outubro – segunda à domingo das 11h às 16h
  • Novembro e dezembro – segunda à domingo das 11h às 16h

O QUE VISITAR

Vou ser muito sincera, achei o interior bem sem graça. Havia feito o lindo Castelo de Frederiksborg no mesmo dia, o que o deixou ainda mais desinteressante.

Os principais pontos do Kronborg são:

A Capela

A capela construída em 1582 foi a única parte que não foi detonada no incêndio de 1629. Ali você consegue ver como o castelo era decorado, com muito dourado. No Hamlet, Cláudio assume a culpa pelo assassinato do rei na frente desse altar.

The Ballroom

Frederico II fez questão de construir o maior salão de bailes do norte europeu na sua época. Ele possui 60 metros de extensão e era extremamente luxuoso antes do incêndio de 1629.

Kronborg - Copenhague - Dona Viagem
O grande salão

Quartos reais

O rei e a rainha tinham seus quartos, mas não vemos aquele luxo que outros castelos europeus costumam exibir.

The Casemates

Para mim, pessoa zero ligada à Hamlet, foi a melhor parte do passeio. Os casemates são passagens subterrâneas que protegeram muitos soldados durante os ataques ao castelo.

O terraço

Subindo uma bela escadaria em espiral (deixa até tonta), você chega ao terraço do Kronborg. Tem uma vista bacana.

Kronborg - Copenhague - Dona Viagem
Vista do terraço do Kronborg

Outros detalhes de Kronborg

CONCLUSÃO

Sinceramente, eu não vi graça no castelo. Depois de rodar algumas outras lindas opções pela Europa, posso afirmar que a única coisa que me despertou um pouco de curiosidade ali foram as passagens subterrâneas (casemates). Se você for fã de Hamlet ou Shakespeare, não pense duas vezes e vá. Se não for, eu pensaria duas vezes antes de ir.

Kronborg - Copenhague - Dona Viagem
A praça central é o palco para as apresentações de Hamlet!

Para saber como conhecer Frederiksborg e Kronborg no mesmo dia, dê uma lida no post Dois castelos em um dia: Frederiksborg e Kronborg.

Mais informações sobre o Kronborg no site Visit Copenhagen.

Veja mais sobre Copenhague e vizinhança!

Um passeio por Copenhague, a linda capital da Dinamarca

Estocolmo: Descubra a encantadora capital da Suécia!

Conhecendo Oslo, a incrível capital da Noruega

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *