Visite Jasper e seus lindos lagos nas Montanhas Rochosas

Lago Anette - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem

Em 2016 morei em Vancouver por um mês e ouvi falar sobre as belezas das Montanhas Rochosas, mas infelizmente não deu tempo de conhecê-las. Dois anos depois, brotou a oportunidade e fui eu desbravar essa incrível região, começando por Jasper, um dos principais Parques Nacionais do Canadá.

PARQUE NACIONAL DE JASPER

Muitas pessoas que decidem visitar a região dos Parques Nacionais certamente passam por Banff, o mais famoso dali, mas uma esticadinha até Jasper, mais ao norte, é altamente recomendável.

Tendo Jasper Town como base, o Parque Nacional de Jasper fica nas Montanhas Rochosas do Canadá, a 365km de Edmonton, 410km de Calgary e 800km de Vancouver. Lá não existe aeroporto, então o indicado é chegar por alguma dessas cidades. No meu caso, cheguei por Edmonton e fui embora por Calgary.

LOCOMOÇÃO E PASSE

Para conhecer as atrações desse incrível parque das Montanhas Rochosas do Canadá, é praticamente obrigatório que você alugue um carro. As atrações são distantes e, apesar de existir transporte público que te leve até alguns eles, os horários e destinos são limitados.

Passe - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona ViagemPara circular pelas Montanhas Rochosas do Canadá você precisa comprar o passe de autorização. Ele vale sempre até as 16h do dia seguinte, é facilmente adquirido em uma das entradas dos Parques Nacionais e você deixa pendurado no retrovisor/painel do carro. Além disso, o mesmo passe é válido para mais de 100 Parques Nacionais do país.

Em 2018 o valor era de CAD 19,60 por dia/por veículo. No nosso caso, compensou comprar o passe anual (Discovery Pass) que custava CAD 136,40, pois ficamos 8 dias.

Passe - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem

Atenção: a fiscalização é constante. Nem se arrisque a tentar conhecer a região sem o passe. Mais informações você encontra no site oficial do Parks Canada.

MELHOR ÉPOCA PARA CONHECER JASPER

Que faz frio no Canadá, acho que todo mundo sabe. Como Jasper está bem ao norte, a uma altitude média de 1.000m, não espere sentir muito calor por ali.

A melhor época para curtir os lagos e belezas naturais de Jasper é de junho a setembro, quando a temperatura está melhor (entre 12ºC e 22ºC), sendo julho e agosto altíssima temporada. Os dias são longos, com sol se pondo por volta das 22h, e perfeito para fazer os passeios. Em contrapartida, nos meses frios você tem grande chance de ver a aurora boreal.

Eu fui com as amigas na segunda quinzena de maio, fiquei dois dias que foram ótimos, com muito sol, boa temperatura e todos os lagos descongelados. Em contrapartida, alguns dos principais lagos de Banff ainda estavam semi congelados.

ONDE FICAR

A maioria das hospedagens do Parque Nacional de Jasper estão em Jasper Town, a charmosa vilazinha onde estão os restaurantes, lojas e infraestrutura.

Eu queria uma experiência um pouco diferente, então optei pelo Pyramid Lake Resort, um hotel que fica na margem do Lago Pyramid. Ele fica a 6km de Jasper Town, facilmente percorrido de carro. Acordar olhando para o lago foi um presente que resolvemos nos dar, afinal, não dá para fazer isso todo dia.

ROTEIRO

Quer ver lagos azuis (na época quente), admirar a aurora boreal (se for na época fria) e encontrar alguns ursos (se der sorte)?? Sim? Então Jasper é o seu lugar.

Um dia inteiro é suficiente para ver as principais atrações do Parque Nacional de Jasper, isso sem incluir a Icefield Parkway, estrada que liga Jasper a Banff e que deve ser feita num dia inteiro. Por sinal, se quiser saber sobre esse passeio, veja o post Icefield Parkway: uma das estradas mais lindas do mundo. Eu fiquei duas noites na cidade, a primeira porque cheguei de Edmonton e a segunda porque partiria para a Icefield pela manhã.

1ª NOITE

Chegamos em Jasper por volta das 19h, então só paramos para uma fotinha e fomos jantar.

Lago Patrícia

Lindo lago bem pertinho do nosso hotel, com um super reflexo das montanhas ao fundo. Você com certeza vai fazer ele e o Pyramid no mesmo dia.

Lago Patricia - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem
Olha esse reflexo!

Jantar no Earls Kitchen & Bar

Rede de restaurantes espalhada por todo o Canadá, tem famoso happy hour com cerveja a CAD 4, pizza a CAD 3. Detalhe: happy hour é das 15h às 18h e das 21h até a hora de fechar.

DIA INTEIRO

Esse foi o dia da maratona de lagos.

Maligne Road

Esse percurso de 46km tem o Lago Maligne e o Lago Medicine como principais atrações. Para explicar como funciona tudo direitinho, veja o post Maligne Road, a estrada dos lagos em Jasper, Canadá.

Lago Anette

Na volta da Maligne Road, basta pegar para a esquerda e seguir para o Lago Anette, bem pertinho.

Vou te falar que ele foi o mais diferente de Jasper. Sua água é de um azul com cara de mar do Caribe, coisa linda de viver! É possível rodar todo o lago numa trilha bem tranquila com menos de 3km em loop. Esse lago também possui uma “praia” e várias pessoas pegavam sol por ali.

Lago Anette - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem
Esse azul parece mar do Caribe!

Lago Edith

Irmã do Lago Anette, fica praticamente na frente. Não chega a ter o mesmo tom de azul, mas conta com uma cor verde azulada bem bonita também.

Jasper SkyTram

Essa é a gôndola de Jasper. A saída se inicia a 1.258 metros de altitude, chegando a 2.263 metros. Lá do alto você tem uma vista para toda a região de Jasper, os lagos, as montanhas… Muito bonito!

O ingresso em maio/2018 custava CAD 46,95 + CAD 2,35 de taxa. Lá no alto é possível fazer duas trilhas até o topo das montanhas, uma com 1,4km e outra com 6,3km. Apesar da altitude, não estava frio quando fui.

Para saber outros detalhes e horários de funcionamento, visite o site oficial do Jasper SkyTram.

Jantar no Alba Restaurante

O Alba é um restaurante italiano muito bem cotado no TripAdvisor. Geralmente eles pedem reserva, mas conseguimos mesa na hora. A comida estava divina e tem uma boa carta de vinhos.

Ps: durante o dia comemos coisas que compramos no supermercado, porque não tem muitas opções de restaurantes pelos lagos.

2º DIA

Lago Pyramid

Sim, passamos dois dias na frente desse lindo lago, mas só conseguimos parar para tirar foto nele na hora de ir embora, pois o sol estava mais bonito.

Lago Pyramid - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem
Nosso Dream Team!

Café da manhã no Tim Hortons

Para quem não conhece, o Tim Hortons é o Starbucks do Canadá (na minha opinião, muito melhor que o coleguinha americano). Excelente opção para tomar café da manhã, com wrap e café saindo por CAD 6. Tem um no centro de Jasper.

Icefield Parkway

Seguimos para Highway 93, mais conhecida como Icefield Parkway. Ela liga Jasper a Banff e é absurdamente linda. Para saber tudo sobre essa rota, veja o post Icefield Parkway: uma das estradas mais lindas do mundo.

Icefield Parkway - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem
São montanhas e verde para todos os lados

DICAS

  • Antes de começar os passeios, passe num mercado para comprar água e comidinhas. Você provavelmente vai precisar no caminho. Se não comprar em Calgary ou Edmonton, em Jasper Town tem opções;
  • Apesar de não termos dado sorte, dizem que Jasper é um dos melhores lugares para ver ursos. Fique atento à estrada!
  • Tem hora que ver lago atrás de lago vai dar uma canseira, mas não desanime. É cada um mais lindo que o outro.

Conheça outras atrações incríveis das Montanhas Rochosas Canadenses!

Roteiro completo pelas Montanhas Rochosas do Canadá

Emerald Lake e outras belezas do Yoho National Park

14 informações indispensáveis para viajar pelas Montanhas Rochosas

Calgary: Roteiro de 1 dia (e meio) na maior cidade da Alberta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *