Icefield Parkway: uma das estradas mais lindas do mundo

Icefield Parkway - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem

Viajar de carro é algo muito prazeroso para muitos, mas imagina fazer isso em uma das mais lindas estradas do mundo.. Nada mal, né?! Então prepare a playlist e simbora conhecer a Icefield Parkway, o cênico trajeto entres os Parques Nacionais de Jasper e Banff, nas Montanhas Rochosas do Canadá.

ICEFIELD PARKWAY

Com o nome oficial de Highway 93, a Icefield Parkway é uma estrada com, aproximadamente, 230km que liga Jasper ao Lago Louise, uma das principais atrações do Parque Nacional de Banff.

Sua fama como uma das mais belas estradas do mundo não é à toa. Durante as estações mais quentes, ela é toda margeada por muito verde, montanhas com neve nos cumes e inúmeros lagos, cachoeiras e mirantes que te fazem perder o fôlego. No inverno as cores dão lugar ao branco, o que não deixa de ser lindo, apenas é diferente.

Para circular pelas Montanhas Rochosas do Canadá, você precisa do

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Algumas informações vão te ajudar a curtir esse passeio, então vamos lá:

  • A estrada é ótima, com limite de velocidade de 90km/h na maior parte do tempo, mas chegando a 50km/h em diversos pontos;
  • Não se engane achando que fará os 230km em 3 horas, como diz o Google Maps. São tantas, mas tantas atrações ao longo da rodovia, que te sugiro separar um dia inteiro para percorre-la;
  • Só existe um posto de gasolina nos 230km. Ele fica no The Crossing Resort, a mais ou menos 80km do Lago Louise;
  • Toda a estrada é muito bem sinalizada, então você não terá dificuldades para encontrar os pontos turísticos;
  • O trecho da Icefield Parkway em Jasper é conhecido como um excelente ponto para ver animais selvagens, como ursos. Infelizmente eles não apareceram para mim, mas ouvi muitos relatos de gente que viu;
  • O cuidado com a vida selvagem e preservação é visível o tempo todo. Na parte de rodovia dentro do Parque Nacional de Banff, toda a lateral é cercada (por isso é mais fácil ver animal em Jasper – onde não tem cerca) e existem várias passarelas para que os animais cruzem a pista de um lado ao outro;
  • Não se preocupe com banheiro. Todas as paradas (não são poucas) possuem banheiro com papel higiênico e álcool gel.

PASSE

Para circular pelas Montanhas Rochosas do Canadá você precisa comprar o passe de autorização. Ele vale sempre até as 16h do dia seguinte e é facilmente adquirido em uma das entradas dos Parques Nacionais, devendo ficar exposto no painel/retrovisor do carro. Além disso, o mesmo passe é válido para mais de 100 Parques Nacionais do país.

Em 2018 o valor era de CAD 19,60 por dia/por veículo. No nosso caso, compensou comprar o passe anual (Discovery Pass) que custava CAD 136,40, pois ficamos 8 dias.

Atenção: a fiscalização é constante. Nem se arrisque a tentar conhecer a região sem o passe. Mais informações você encontra no site oficial do Parks Canada.

ATRAÇÕES DA ICEFIELD PARKWAY

Sinceramente, eu não sei te informar quantas atrações têm ao longo da estrada. Toda hora aparece uma placa indicando um lago/trilha/cachoeira e a vontade é de parar em todos! Como isso nem sempre é possível, vou te listar tudo que fiz e o que considero imperdível.

IMPORTANTE!!! Não importa se você está saindo de Banff ou Jasper, abasteça o carro antes de pegar estrada!

Ah, como fiz o percurso de Jasper para Lago Louise, é nessa ordem que as atrações estarão listadas.

Jasper SkyTram

Bem no comecinho da Icefield Parkway está o Jasper SkyTram. É uma gôndola que começa em 1.200m de altitude e te leva a mais de 2.200m, com uma vista incrível para uma cadeia de montanhas e toda a cidade de Jasper Town.

  • Preço: CAD46,95 + CAD2,35 de taxa
  • Horários em 2018:
    • 23/03 à 17/05 – 10h às 17h
    • 18/05 à 21/06 – 9h às 20h
    • 22/06 à 03/09 – 08h às 21h
    • 04/09 à 28/10 – 10h às 17h
    • Nos outros meses ele fica fechado
  • Atrativos: Vista maravilhosa, trilhas até o ponto mais alto da montanha, restaurante.

Para mais informações, visite o site oficial do Jasper SkyTram.

Jasper Skytram - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem
Vista do alto das montanhas

Athabasca Falls

Pequena cachoeira, mas grande em volume de água. Possui algumas trilhas.

Suwapta Falls

Bem similar à Athabasca Falls, mas achei mais bonitinha. Se tiver que escolher entre uma das duas, ficaria com ela.

Suwampta Falls - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem

Stutfield Glacier

É um mirante na beira da estrada com uma vista linda para o Stutfield Glacier. Essa geleira é uma das regiões que nunca derrete, então você verá neve mesmo no auge do verão.

Stutfield Glacier - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem

Columbia Center

Desse centro de visitantes saem dois dos passeios mais importantes e imperdíveis da Icefield Parkway, o Athabasca Glacier e SkyWalk.

Como são muitas informações, achei melhor fazer um post detalhado sobre ele. Dê uma passadinha em Glacier Adventure: tour pelo Athabasca Glacier e SkyWalk.

Glacier Adventure - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem
Se divirta na neve!

Bridal Veils Falls

Todo bom lugar com cachoeira que se preze tem o seu “Véu de Noiva”. Nesse mirante na beira da estrada, é possível contemplar essa alta cachoeira formada pelo derretimento das geleiras.

Bridal Veils Falls - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem

Sunwapta Pass

Fica a menos de 500m da Bridal Veils e tem uma vista para o rio Sunwapta.

The Crossing Resort

Se você precisa abastecer, aqui é sua única chance na estrada.

Mistaya Canyon

Li várias recomendações sobre ele, mas estava fechado quando fui (maio/2018). Por outro lado, nessa viagem pelo Parque Nacional tem outros cânions lindos, então não foi um grande problema não poder visitá-lo.

Saskatchewan River Crossing

​Originalmente ele não estava no meu roteiro, mas a placa me chamou atenção e fui conferir. Uma bela surpresa da estrada! Ali tem um mirante para o rio Saskatchenwan, com montanhas ao fundo. Lindo!

Saskatchewan River Crossing - Montanhas Rochosas - Jasper - Canadá - Dona Viagem

Waterfolls Lake

No quesito “beleza”, foi o número 3 da Icefield Parkway, perdendo apenas para outros dois que vão aparecer logo, logo.

O Waterfolls Lake fica bem na beira da estrada e é enorme, impossível não ser avistado de longe com a linda água verde cristalina. Ele é tão lindo, mas tão lindo, que tinha até noiva tirando fotos por ali.

Waterfolls Lake - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem

Peyto Lake

Com seu formato de cabeça de lobo e água azul turquesa (que infelizmente estava congelada quando fui), o Peyto Lake foi uma das melhores experiências da estrada, tanto que ele ganhou a segunda posição na disputa dos lagos mais lindos da Icefield.

O Peyto não fica na beira da estrada. Para vê-lo, é preciso caminhar por uma trilha leve de uns 600m, todo na neve! Apesar dos 15ºC marcados no termômetro quando o percorri, sentimos calor, princialmente por conta do forte sol refletido no gelo.

Peyto Lake - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem

Bow Lake

Outro lago na beira da estrada que parece ser lindo, mas estava completamente congelado quando fomos, o que nos fez passar batido por ele.

Hector Lake

Idem ao Bow Lake.

Herbert Lake

Uma bela surpresa. Além de não estar congelado (um alívio depois de tantos lagos brancos), o Herbert não chamou tanta atenção de cara, mas as fotos ficaram lindas! O reflexo das montanhas na água é maravilhoso.

Herbert Lake - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem

Lake Louise

A mãe de todo os lagos, a rainha do Parque Nacional de Banff, ponto final (ou inicial) dessa linda estrada.

O Lago Louise é a principal atração de Banff e ganhou o primeiro lugar entre os lagos da Icefield Pakway. Claro que não o pegamos em sua plenitude, mas era possível ver sua cor azul turquesa irradiando sob a camada de gelo que ainda o cobria.

No Lago Louise você encontra duas trilhas principais: a Fairview Lookout e a Lake Agnes.

  • Fairview Lookout – numa subida com pouco mais de 1km de extensão, chega-se a esse mirante com uma vista espetacular para o Louise e o hotel Fairmont Lake Louise, um dos mais refinados da região. Passeio imperdível!
  • Lake Agnes – Para a galera da disposição, essa trilha com 3,8km de extensão e 400m de altura te leva ao Lago Agnes e sua famosa casa de chá, com 100 anos de existência e a mais alta do Canadá. Se continuar subindo, continua-se pela trilha Little Beehive e Big Beehive, chegando à lindas vistas do Lago Louise. Para mais informações sobre essas trilhas, veja o post do Blog 1000 Dias.

No Lago Louise é feito o mais clichê dos passeios, o de caiaque por suas águas leitosas e azuis. Como o lago ainda estava congelado, não pudemos remar, mas o investimento parece valer a pena.

Lake Louise - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem

EXTRAS IMPERDÍVEIS!!!!!!!!

Tem dois lagos que não fazem parte da Icefield Parkway de fato, mas merecem uma quebradinha no caminho. São eles:

Emerald Lake

Esse lago não tem esse nome por acaso. A sua água é um verde esmeralda maravilhoso. Ele fica localizado no Yoho National Park, a meia hora do Lake Louise. Você pode saber tudo sobre ele e no post Emerald Lake e outras belezas do Yoho National Park.

Emerald Lake - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem

Moraine Lake

Considerado por muitos (me incluo nessa) como o lago mais bonito de Banff. Também tem um tom verde leitoso que contrasta lindamente com as montanhas cheias de neve. Eu o vi um pouco congelado e fiquei maluca, imagina em sua plenitude! Sua estrada se inicia no caminho para Lake Louise, num desvio de 11km.

Moraine Lake - Montanhas Rochosas - Banff - Canadá - Dona Viagem

Ficou com vontade de conhecer essa região? Então confira outras dicas sobre os Parques Nacionais do Canadá!

14 informações indispensáveis para viajar pelas Montanhas Rochosas

Roteiro completo pelas Montanhas Rochosas do Canadá

Maligne Road, a estrada dos lagos em Jasper, Canadá

Calgary: Roteiro de 1 dia (e meio) na maior cidade da Alberta

30 Comments on “Icefield Parkway: uma das estradas mais lindas do mundo”

  1. Uauuu.. inacreditável as fotos que você conseguiu tirar neste passeio que é simplesmente maravilhoso e inspirador. Nossa.. quero!!! hahaha… Vou programar uma tour bacana assim no Canadá também e claaaro que vou usar todas as dicas.. ótimas.. desde onde abastecer e o que não devo perder 🙂

    1. Difícil é tirar uma foto ruim por lá… Para onde quer que você olhe tem paisagens de tirar o fôlego!!

  2. Eu amoooo viajar de carro, é tão gostoso e livre!
    E com essa vista maravilhosa então hein.
    Babando nas fotos. Que céu!!

    Que chic esses banhieors hein, top demais.
    De todas as paradas, o que achei mais bonito foi Bridal Veils Falls e Peyto Lake.
    Agora sem palavras para esse Emerald Lake. É o top dos tops, omg… merecia um quadro essa foto.

    Arrasou muito nos clicks! Amei.
    Beijokas

    1. O que não faltou nessa trip foram lindas paisagens.. Cada lugar mais espetacular que o outro!
      O Emerald é uma coisa de lindo, ta no top 3, sem dúvidas!

  3. Eu e o Paulinho adoramos viajar de carro, mas passar nessa estrada é um presente, ia ficar doida querendo parar em tudo rs.. nossa que coisa mais linda!! Canadá é um sonho de consumo antigo, ta no topo da minha lista. Esse lago Esmerald Lake com certeza é um dos mais bonito mesmo, que cor.. babeii! Adorei as dicas e fotos!

  4. Nossa! Surreal de tão linda mesmo em! E o dia também estava incrível né para deixar as fotos ainda mais perfeitas. É um lugar que já estava na minha lista para conhecer muito em breve e agora com seu post fiquei enlouquecida. Obrigada por me deixar com mais vontade haha e pelas dicas! Parabéns pelo Post!

  5. Um dos meus maiores sonhos de viagem é o Canadá. Essas estradas pra mim seriam super perigosas, pq diante de tanta blza a concentração ficaria comprometida kkkkk. Apaixonado pelas fotos e agora sabendo de bem mais informações, vlw por compartilhar tudo aqui. abraços

    1. O Canadá realmente é um país sensacional e com muitos lugares para serem visitados. A estrada realmente distrai, volta e meia eu tinha que dar uma ajeitada mais brusca no volante.. Kkkkk

  6. Como eu amo o Canada!! Muitas lembranças incríveis eu guardo desse país lindo! A sua viagem me lembrou muito a que fiz para o Algonquin Park, no norte de Ontário.
    Eu estou completamente fascinada por essa nova proposta que você acaba de descreve passo a passo! Tenho muita vontade de explorar o centro oeste do país.
    Mas ter somente um posto de gasolina pelo caminho! Jisus! Que aflição! Sempre bom manter o tanque cheio, não é?! Valeu pela dica!

    1. Sou totalmente fã do Canadá e indico para todos! Sobre o posto, certamente tem que pegar estrada com tanque cheio para não correr muito risco, mas foi bem tranquilo! Nem precisei abastecer durante o trajeto.

  7. Nossa, esse é o tipo da estrada que você não para de suspirar, né! Tem alguma hospedagem no meio do trajeto? Você acha uma boa ideia parar para se hospedar em algum lugar, para conhecer a metade do trajeto com calma e no outro dia conhecer a outra metade, parando no máximo de pontos possíveis?

    1. Essa é uma estrada com pouco mais de 230km, então dá para fazer num dia sem problemas.. Até tem hotéis no meio do caminho, mas as pessoas costumam se hospedar em Banff ou Jasper (fiz os dois) para percorrer a estrada.

  8. O que é isso? Eu já amei o Peyto Lake, mas aí o post foi avançando e eu fui enlouquecendo com cada foto que vinha!
    Eu já tinha visto várias postagens e menções a esses lugares pelas redes sociais, mas nunca tinha lido nada organizado para entender como funciona, como chegar, preços, etc…
    Resultado: fiquei muito tentada, pois percebi que é uma viagem maravilhosa!!!!

  9. O Canadá já está nos meus planos e uma das decisões que tomei é percorrer uma parte do país de carro. Agora que li e vi as fotos da Icefield Parkway vou tentar incluí-la no meu roteiro, que espero fazer no verão do próximo ano. Seu post já está salvo na minha pesquisa sobre o Canadá. Parabéns por compartilhar com os leitores esse lugar deslumbrante.

  10. Meu Deus que lugar mais lindo. Acho que ficaria uns dois dias fácil passeando por esse lugar e fazendo todas as trilhas possíveis. Se esses lagos já são lindos desse jeito congelados, imagina com toda sua cor. Quando eles descongelam mais ou menos, você sabe?

    1. Eles geralmente ficam totalmente descongelados a partir da segunda quinzena de junho, voltando a congelar em meados de outubro.

  11. Nossa fiquei com muita vontade de conhecer. Só tinha ouvido falar do Emerald Lake, mas não sabia exatamente onde ele ficava no Canadá e nem que tinha tanta coisa linda ali por perto. Eu realmente amo viajar de carro e esse parece um dia de passeio imperdível!!

    1. O que não falta é lugar lindo para conhecer pela região. São lagos, cachoeiras, trilhas e muito contato com a natureza.

  12. Simplesmente fascinada com a foto do Emerald Lake. Canadá é um destino que está para sair do plano da ideias e se tornar real em breve. Adoro estradas assim, como a Highway 1 e a Garden Route também, quando ela em si já é a atração principal da viagem. Setembro você acha que é um bom mês para essa viagem?

  13. to apaixonada por essa estrada e quero fazer essa viagem pra ontem! além de uma das mais lindas, ela parece ser um tapete! Amei demais a dica!

  14. A-M-E-I!!!!Que lindo! Eu não fazia a menor noção da existência da Icefield Parkway e tampouco que o Canada tem tanto local bonito, estou completamente apaixonada. E a foto do animal selvagem? Babei! Muita beleza. Uma pena vocês não conseguirem ver o Urso, deve ser tão incrível. Achei lindo demais o Emerald Lake, realmente o nome do lago não é a toa. Já favoritei o post. As fotos estão belíssimas.

    1. Eu tinha visto poucas fotos quando resolvi viajar pra lá, o que deixou a viagem ainda mais surpreendente. É um contato maravilhoso com a natureza e com a cultura canadense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *