Heidelberg: um encanto de cidade na Alemanha

Heidelberg - Dona Viagem

Querido leitor, pensa numa cidade charmosa, que parece te abraçar de tanta fofura?? Pensou?? Vou te falar que Heidelberg é exatamente assim! Essa pequena cidade alemã fica à beira do Rio Neckar e é um destino incrível que merece ser visitado!

Que a Alemanha tem cidades sensacionais todo mundo sabe, mas Heidelberg se diferencia pela natureza exuberante, fácil acesso e as diferentes atrações para serem vistas! Simbora conhecer???

Markplatz - Heidelberg - Dona Viagem
Família unida desbrava cidade unida!

HEIDELBERG

Localizada a apenas uma hora de trem de Frankfurt (onde a maioria dos voos partindo do Brasil chega na Alemanha), Heidelberg é uma cidade pequena, super fácil de andar e com excelentes meios de transporte para quem precisar.

Heidelberg tem tudo que você espera de uma típica cidade alemã: muita comida boa, arquitetura maravilhosa e segurança. Quando fiz meu tour pela Alemanha, ela foi minha porta de entrada. Vou te contar que deixou a competição acirrada, porque foi difícil encontrar outra que me encantasse tanto quanto ela!

A título de curiosidade, na Alemanha passei por Heidelberg, Baden Baden, Freiburg, Füssen, Munique e Berlim.

Heidelberg é uma cidade com espírito jovem, pois nela está localizada a mais antiga universidade alemã, fundada em 1386. Além disso, é considerada uma das cidades mais românticas do país! Acho que já são motivos suficientes para querer visitar né?

ATRAÇÕES

Como você já sabe, atração não falta em Heidelberg. Tem gente que faz bate e volta de Frankfurt, mas recomendo ficar pelo menos uma noite lá. Eu fiquei duas e foi ótimo!

Centro histórico

Altstadt, nome do centro histórico, é uma graça! Perca-se pelas ruas desbravando cada cantinho e admirando a linda arquitetura. Por ali você vai passar pela Markplatz, a principal praça com dezenas de restaurantes e lojinhas. Nela está localizada a Igreja do Espírito Santo, a maior da cidade e bem bonita.

Igreja do Espírito Santo - Heidelberg - Dona Viagem
A linda Igreja do Espírito Santo! ps: somos todas do Espírito Santo/Brasil! Awwnnnnnn s2

Por sinal, recomendo fortemente que você feche sua hospedagem nessa região. É por ali que ficam quase todas as atrações e você não vai precisar lembrar que existe outro meio de transporte além dos seus pés!

Castelo de Heidelberg

Chegamos na principal atração da cidade!

O Castelo de Heidelberg está localizado às margens do Rio Neckar e, apesar de não ser permitido visitar os cômodos internos, o passeio é ótimo!

Para chegar no castelo você tem duas alternativas: a pé ou de funicular. A doidona aqui foi bancar a fitness e resolveu subir a pé. Olha, apesar dele estar a apenas 80m de altura, parecia que o caminho não tinha fim!! Fui no verão e cheguei lá em cima que nem pinto molhado! Kkkkk

Heildeberg - Dona Viagem
Subindo a pé porque somos fitness!! #sqn

O ingresso do castelo pode ser adquirido no centro turístico e dá direito ao funicular. Então não faça que nem a espertona aqui, ok? Vai de bondinho que sua vida vai ser muito mais feliz! Ah, o ingresso é barato.. Se não me engano foi uns 7 euros por pessoa.

O Castelo de Heidelberg levou uma eternidade para ficar pronto. Para você ter uma ideia, sua construção levou em torno de 400 anos, sendo finalizado no século XVII! Sua arquitetura é voltada para o gótico e renascentista, sendo considerada uma das mais lindas obras residencias da época.

Castelo de Heidelberg - Dona Viagem
Ruínas do Castelo de Heidelberg.
CAstelo de Heidelberg - Dona Viagem
Castelo de Heidelberg!

É possível fazer um tour guiado mediante um pagamento extra, mas particularmente não me interessou. O que mais gostei – disparado – foram os barris de vinho! Sério, é inacreditável! Ali está o maior barril de vinho DO MUNDO! Ele tem 8 metros de comprimento, 7 de largura e capacidade para mais de 200 mil litros de vinho!! Tem noção do que é essa quantidade?? Acho que se eu beber vinho todos os dias da minha vida não consigo consumir isso tudo…

Barril de vinho - Heidelberg - Dona Viagem
Vamos brincar de “Onde está a Manu??”

Ponte antiga

Continuando o passeio, outro lugar cheio de história é a ponte antiga. Ali está localizado o Bruckentor, que é o portão da cidade. Ao lado dele está a escultura de um macaco moderninho (más línguas dirão que parece um gato) com um escudinho na mão. Diz a lenda que quem toca nesse escudo terá riqueza! Por bem ou mal eu me esfreguei inteira nele, mas até hoje a conta bancária melhorou não.. Kkkkk

Bruckentor - Heidelberg - Dona Viagem
Bruckentor na entrada da ponte antiga.
Heidelberg - Dona Viagem
Todo mundo se esfregando no macaquinho!!!!

Caminho dos filósofos

Atravessando a ponte antiga e com um pouquinho de disposição, você vai subir pelo Caminhos dos Filósofos, ou Philosophenweg. É uma trilha (hoje asfaltada) que os estudantes usavam para refletir e estudar, por isso o nome. Te falo uma coisa: vale cada caloria queimada! A vista de lá é simplesmente espetacular, com o Rio Neckar, Castelo, Ponte Antiga e a cidade ao fundo. Maravilhoso!!

Caminho dos filósofos - Heidelberg - Dona Viagem
Me fala se essa vista não é perfeita???

Haupstraβe

Acredite se puder, Heidelberg possui a maior rua de pedestres da Alemanha! Juro que fiquei surpresa quando descobri essa informação, pois não é algo que vocês espera encontrar numa cidade pequena.

Essa rua é repleta de restaurantes e lojas, incluindo deliciosas sorveterias (vale a pena experimentar) e é o lugar perfeito para você garantir o seu souvenir!

Rio Neckar

Um passeio que fiz e achei bacana foi de barco pelo Rio Neckar. É um passeio rápido de meia hora ou uma hora, mas que te leva a lugares que você com certeza não visitaria a pé. Os barcos são cobertos, com cafeteria interna e guia em inglês.

Rio Neckar - Heidelberg - Dona Viagem
Passeando pelo Rio Neckar!
Rio Neckar - Heidelberg -Dona Viagem
Nosso barquinho!

O que te garanto é que você com certeza vai se apaixonar pela cidade!!! Não deixe de incluí-la na sua próxima viagem à Alemanha!!

Não deixe de conferir outros posts sobre esse país incrível!!

Düsseldorf: Uma joia no oeste da Alemanha

Conhecendo Füssen e o lindo Castelo de Neuschwanstein

36 Comments on “Heidelberg: um encanto de cidade na Alemanha”

  1. Amei conhecer mais um pedacinho da Europa. E a melhor parte foi este barril de vinho…200 mil litros de vinho a gente já pode marcar uma festa…hahahha

  2. Ai que delicia ler esse post, deu uma nostalgia gostosa desse lugar, que eu amei conhecer! Acho que minhas raizes alemas se manifestaram na minha ida pra esse encanto de cidade, me apaixonei!

  3. Nunca tinha ouvido falar dessa cidade até ver suas fotos no insta! Que cidade mais lindinha! Amei e já quero conhecer! Você foi para quais cidades na Alemanha?

    1. Nessa trip fiz Heidelberg, Baden Baden, Estrasburgo (França), Freiburg, Fussen, Munique e Berlim! Deu pra conhecer bastante coisa!!

  4. Que linda gente! Coisa mais fofa essa cidade. Não conhecia e fiquei morrendo de vontade. Só conheço Munique na Alemanha e em Fankfurt fiz uma conexão longa e consegui sair pra almoçar só. Mas ainda pretendo muito voltar.

  5. A primeira vez que leio algo sobre essa cidade acredita.?! Só em ter um castelo já chamou minha atenção! Amo conhecer castelos e cidades históricas. Parabéns pelo post, gostei muito mesmo 🙂

    1. Obrigada!!! EU também não tinha ouvido falar sobre Heidelberg até o dia que compramos passagem para a Alemanha! Valeu muito a pena!!

  6. Que linda essa cidade de Heidelberg!! É pertinho de Frankfurt. Cheia de natureza. Vistas lindas. Amo esse tipo de lugar. Dica anotada pra visitar a Alemanha!

    1. A maioria das pessoas chega à Alemanha por Frankfurt. Vale a pena dar uma esticadinha até Heidelberg!! É muito linda!

  7. De fato, cidade com índice de fofurômetro alto, como parece ser o interior da alemanha como um todo.

    Achei graça de vocês terem resolvido bancar os fitness. Sou desses, porém minha esposa (que, ela sim, se acha fitness) raramente quer subir as coisas pelas escadas quando existe o funicular, hahaha!

    Belo post, quero visitar um dia também.

    1. Na verdade subir a pé não foi exatamente a primeira opção.. Como demos uma perdida lá, a subida apareceu antes do funicular, então fomos por ali mesmo! Só achamos que seria mais leve.. #doceilusão Kkkkk

  8. Eu não tinha conhecimento dessa cidade, gostei de viajar nesse pedacinho da Alemanha, queria trazer esse macaquinho pra casa, to precisando kkkk..
    Esses castelos são um.charme ! Adorei viajar com vc bjss

    1. Nunca tinha ouvido falar sobre ela também até o dia que comprei passagem pra Frankfurt! Sem dúvidas foi o encanto da viagem! Recomendo muito!! Bjs

  9. Meu pai fala dessa cidade com o maior carinho do mundo e agora eu entendi o porquê! Eu sou doida para conhecer castelos!! Quem sabe um dia não vou passear por aí também? Amei as dicas

  10. Que fofura! Também quero ser abraçada por Heidelberg! Ainda não conheço a Alemanha, mas sem dúvida alguma Heidelberg vai estar no roteiro. Muito obrigada pelas dicas ! bjss

  11. Nossa!! Deve ser uma cidade apaixonante mesmo!!! Vou, com certeza, tentar inclui-la quando for a Alemanha, país que, infelizmente ainda não conheço, embora já tenha visitado quase todos os países que fazem fronteira com ela. Um dos meus objetivos é corrigir este erro logo e a leitura no seu relado veio para já deixar Heidelberg como destino certo! 🙂

    1. A Europa tem cada país mais atraente que o outro, então entendo não ter passado pela Alemanha ainda. Quando for (sugiro que em breve, porque é muito interessante) espero que goste tanto quanto eu!!

    1. A Alemanha tem cidades para todos os gostos! É super variada!! Com certeza vai encontrar várias para se encantar!!

  12. Que cidade mais fofa!! Nunca tinha ouvido falar dela e olha que eu sou apaixonada pela Alemanha! Ela tem bem a cara daquelas cidades alemães que a gente idealiza quando pensa nas tradições do país! Adorei e já quero conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *