Gruta do Acaiá, uma das melhores surpresas da Ilha Grande

Gruta do Acaiá - Ilha Grande - Angra dos Reis

A Ilha Grande, na região de Angra dos Reis/RJ, é um antro de belezas naturais que ninguém discute. Praias paradisíacas, muitas trilhas e, quando você acha que viu de tudo, surge a Gruta do Acaiá para te desafiar e te surpreender ainda mais.

Gruta do Acaiá - Ilha Grande - Angra dos Reis - Dona Viagem

GRUTA DO ACAIÁ

A Gruta do Acaiá é uma espécie de tesouro no fim do arco íris, a diferença é que o arco íris ali é bem dark, mas o tesouro continua sendo reluzente.

Localizada a 5 metros abaixo do nível do mar, a Gruta do Acaiá recompensa bem quem tem coragem de encarar sua escuridão, já que o visual da água quase fluorescente e brilhante é um presente daqueles que você não esquece.

Para chegar na Gruta do Acaiá é necessário encarar uma curta escada, porém extremamente estreita, seguida de uma distância de aproximadamente 10 metros numa altura de menos de 1 metro, ou seja, você vai precisar se arrastar.

Gruta do Acaiá - Ilha Grande - Angra dos Reis
Essa é a escada…

É difícil?

Sim.

Vale a pena?

Muito.

Na metade da “rastejada” você já enxerga uma linha verde fluorescente quase inacreditável no meio de tamanha escuridão. Aquela visão te dá fôlego para seguir adiante.

Gruta do Acaiá - Ilha Grande - Angra dos Reis
Existe luz no fim do túnel…

COMO CHEGAR

O meio mais indicado e fácil de chegar lá é de barco, já que ela não está muito perto de praias ou centros da Ilha Grande.

Para quem deseja ir de trilha, o site da Ilha Grande indica uma caminhada de 5km (ida e volta) da Praia Vermelha através da trilha T7. Se desejar ir de barco, tem saídas do Abraão, Praia Vermelha, Sítio Forte ou Araçatiba.

A Gruta do Acaiá está localizada numa propriedade particular e, em abril/2018, o preço para visitá-la era R$20,00 por pessoa.

Mapa Gruta do Acaia - Angra dos Reis - Ilha Grande - Dona Viagem

IMPORTANTÍSSIMO

  • O melhor horário para visitar a gruta é pela manhã, entre 8h e 11h, pois a maré está mais baixa e a entrada de luz é maior;
  • Se estiver nublado, não vale a pena ir, pois o efeito fluorescente se dá por conta da luz entrando pela fenda;
  • Não precisa de calçado, mas vá de short. Pode apostar que você vair sair de lá com alguns ralados indesejados;
  • Leve máscara de mergulho ou alugue lá. Ande para o lado direito da gruta e mergulhe olhado para debaixo das pedras. Uma enorme surpresa te espera;
  • Recomendo muito levar uma lanterna de cabeça. Se não tiver, pode ser de pilha mesmo;
  • Leve o celular, mas, por favor, o coloque numa bolsinha impermeável;
  • Vai por mim, você vai querer fazer filmagem embaixo d’água. Celular com proteção ou go pro são perfeitas opções;
  • Flash corta o efeito luminoso da foto;
  • Dentro da gruta não tem mosquito, mas do lado de fora pode ter bastante. Repelente é sempre uma boa pedida;
  • A Gruta do Acaiá não é recomendada para quem tem claustrofobia ou alguma síndrome similar. Apesar de ampla (uns 30 metros de largura), é bem escura e com teto muito baixo;
  • Você vai se ralar, escorregar, ficar com um medinho do breu, mas vai ver como a natureza pode ser perfeita!

Conheça outras matérias legais do blog!

Relaxe em Santo André, a linda vila no sul da Bahia

Montanhas Capixabas: Campinho, Domingos Martins

 

 

26 Comments on “Gruta do Acaiá, uma das melhores surpresas da Ilha Grande”

  1. Encantada com essa gruta que eu nem sabia que existia!!! Já anotei aqui para ir pela manhã, com maré baixa e em dia ensolarado. Sorte que eu não tenho claustrofobia! Tenho certeza que vou adorar conhecer a gruta. Abraço.

  2. Nossa, totalmente maravilhoooooso. Eu não consigo, infelizmente, pq sou claustrofóbica, mas adoro admirar essas belezas e a sua coragem!! Um achado!

    1. Realmente não é muito favorável para quem tem problemas com ambientes fechados, mas se aparecer um pouquinho de coragem, vale a visita!

  3. Ja estive em Ilha Grande algumas vezes e nunca tinha ouvido falar dessa gruta… que lugar incrível!!! Salvei as informações e quero ir o quanto antes!

  4. Ha anos frequento a Ilha Grande e nunca tinha ouvido falar. Que gruta mais linda e que cor da agua! Muito bacana a sua dicas ja favoritei para conhecer!

  5. Que lugar lindo. Não sabia da existência e você deixou super explicadinho como chegar lá! Vou tentar ir certeza na minha próxima viagem pra lá. Adoro Ilha Grande. Então é tranquilo pra ir sem guia e mergulhar lá dentro?

    1. Super tranquilo! A entrada da gruta é praticamente de frente pro mar, tem segredo não. Fora que tem os funcionários da propriedade que ela está localizada que te tiram todas as dúvidas.

  6. Nossa que lugar mais lindo. Não sabia da existência dessa gruta. Fiquei com muita vontade de conhecer mas confesso que não sei se consigo. Não diria que tenho claustrofobia mas me sinto muito desconfortável em lugares apertados, como cavernas e minas. Passei bem mal na mina da passagem em Mariana. Mas é lindo demais aí. Quem sabe tomo coragem pra tentar!

    1. Acho que vale a tentativa… A escadinha é apertada, mas bem curta. Não chega a 3 metros de altura. Lá dentro o teto é bem baixo no começo, mas a largura da gruta é de uns 30 metros, o que te dá um pouco de alívio.

  7. Sério, o lugar é incrível! Eu acho lindo demais quando vejo as fotos mas não sei se conseguiria ir 🙁 Sou meio claustrofóbico haha e só de ler seu post já me deu um medinho. Mas é muito lindooo! Quem sabe um dia não me surge coragem.

    1. Pra quem tem fobia a lugar apertado, é um pouco complicado mesmo.. Mas se arrumar um pouquinho de coragem, tenho certeza que vai se encantar com a gruta. Ela é lindíssima!!

  8. Oi,
    fico me perguntando como é após da escada. Ja chega dentro da agua ? Ela é rasa ?
    E o tamanho ga gruta ? Vi umas fotos no Instagram e fiquei curiosa mas tenho o maior medo de ficar ‘presa’ e sem ar. Provavelmente uma questão de claustrofobia 😉

    1. Você desce a escada e se arrasta uns 10m pelas pedras. Só depois chega a água, que é rasa. Lá dentro é bem espaçoso, pois a gruta tem uns 30m de largura, só o teto que é baixo até você chegar na água. Depois dá para ficar em pé numa boa.

  9. meninaaaaaa, quando vi sua foto naquela escadinha, ate arrepiei!! é sem duvida é um passeio incrivel, mas preciso tomar coragem pra descer… fico com medooo!!hahahaaha Dá pra ir sem guia? Qto tempo vc ficou la dentro?

    1. É super tranquilo ir sem guia! A entrada da gruta fica a 20 passos do mar e lá dentro é bem intuitivo (apesar de escuro). Fiquei uns 20 minutos lá dentro.. É tempo de (tentar) tirar umas fotos e mergulhar.

  10. Manu, estou doida para conhecer essa gruta! Sempre arrumo uma desculpa para voltar pra ilha grande! Vc matou quase todas as minhas dúvidas, a única que ficou é: pra que lado fica? Perto de alguma praia?

    1. Não tem um ponto de referência certinho, pois é no meio de uma pedra e no meio do nada. De trilha é fácil, tem sinalização. De barco, melhor ir num passeio ou, se for por conta própria, alguém tem que já saber onde fica…

  11. Que incrível! Sequer imaginava a existência desse local. Já favoritei o post, as fotos estão sensacionais. O post está super completo, com todas as dicas necessárias para chegar nesse local desenhado pela natureza de forma consciente. Parabéns!

    1. Um dia me mandaram uma foto da gruta no Instagram e ali mesmo tive a certeza que visitaria esse lugar numa próxima visita. Fui e amei!! Pretendo ir outras vezes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *