Estocolmo é conhecida como uma das mais lindas capitais européias e isso não é à toa. Um bairro que exala charme e faz qualquer um se encantar é Gamla Stan, o centro histórico, também conhecido como Cidade Antiga.

Com raízes medievais, ele é datado do século XIII e seus prédios são, em sua maioria, do fim do século XVIII. Por um tempo, essa região ficou meio abandonada, mas enxergaram seu potencial e hoje é o lugar mais visitado de Estocolmo.

Como pode ver no mapa abaixo, Gamla Stan é uma ilha (nada mais óbvio, já que Estocolmo é um arquipélago). Apesar do Google Maps dizer que a ilhota de Riddarholmen (Ilha do Cavaleiro) faz parte da cidade antiga, o Wikipédia disse que é um bairro à parte. Enfim, tá tudo junto e merece ser visitado do mesmo jeito.

Mapa Gamla Stan - Estocolmo
Localização do Gamla Stan em Estocolmo.

ATRAÇÕES DE GAMLA STAN

Prepare-se, porque não falta coisa para ver por ali!

  • Riddarholmskyrka – essa igreja fica localizada na Ilha do Cavaleiro, bem perto do Palácio Real. Nela são sepultados os monarcas suecos. Foi construída em meados do século XII e hoje é uma igreja protestante. Por SEK 50 é possível fazer um tour e conhecer a sepultura dessa turma. Por SEK 180 você garante o tour + entrada no Palácio Real.
Riddarholmskyrkan - Estocolmo - Dona Viagem
Igreja da Ilha do Cavaleiro
  • Riksdagshuset – em bom português, o Parlamento Sueco possui tour guiado gratuito entre os meses de setembro e junho, somente nos fins de semana. O tour em inglês é às 13h30. Como fui em agosto, não consegui entrar nesse lindo prédio. Para mais informações, visite o site oficial.
  • Kungliga Slottet – não vou negar que o Palácio Real é enorme, mas, ao mesmo tempo, não é o mais incrível que visitei na vida. Atualmente a família real não mora mais ali, mas ele é usado para reuniões e outros eventos. O ingresso custa SEK 160, permite que você entre por 7 dias após a primeira entrada e dá direito a visitar 4 áreas:
Palácio Real - Estocolmo - Dona Viagem
Hello Palácio Real!
  • The Royal Apartments – área usada para as recepções do Rei e da Rainha.
    • The Treasury – local que você encontra importantes símbolos da monarquia sueca, como espadas e coroas usadas pelos reis.

      Palácio Real - Estocolmo - Dona Viagem
      Coroas encontradas no The Treasury
    • The Tre Kronor Museum – museu dedicado ao Palácio Tre Kronor original, que foi destruído pelo fogo em 1697.
  • Palácio Real - Estocolmo - Dona Viagem
    Área preservada após o incêndio.
    • Gustav III’s Museum – um dos mais antigos museus europeus, inaugurado em 1794 (admito, não deu tempo e não entrei).

Uma área de visitação gratuita no Palácio Real é a Capela e, vou te contar, foi a parte que achei mais bonita!

Capela Palácio Real - Estocolmo - Dona Viagem
A Capela é gratuita e linda!
  • Storkyran – para entrar na Catedral de São Nicolau é preciso pagar SEK 50. Admito que já tinha passado por tanta igreja que não me deu vontade de pagar para ver mais uma.
Storkyrkan - Estocolmo - Dona Viagem
Pelas fotos a Igreja de São nicolau parece ser bonita por dentro..
  • Stortorget – é, sem sombra de dúvidas, a principal praça de Gamla Stan. Ali estão localizados os famosos prédios coloridos em tons pastéis que são cartões postais da cidade. Reserve um tempo para sentar por ali e apreciar o movimento.
Stortorget - Estocolmo - Dona Viagem
A Stortorget é super fofa!
Stortorget - Estocolmo - Dona Viagem
Esses prédios coloridos são cartão postal da cidade.
  • Nobel Museum – o Prêmio Nobel é um orgulho para Estocolmo. Inclusive, você pode conferir um pouco mais sobre ele no post City Hall de Estocolmo e o Prêmio Nobel. No Nobel Museum você aprende um pouco sobre o prêmio (óbvio), mas também sobre a vida de Alfred Nobel e uma das suas principais invenções: a dinamite. A entrada custa SEK 120.
Nobel Museum - Estocolmo - Dona Viagem
Conheça mais sobre a dinamite e os prêmios Nobel
  • Tyska Kyrka – Essa Igreja Alemã dedicada à Santa Gertrudes de Nivelles foi erguida em antes dos anos 1600. Claro que minha maré de sorte não estava muito alta e essa foi mais uma igreja que encontrei fechada…
Tyska Kyrkan - Estocolmo - Dona Viagem
A Tyska Kyrka eu queria ter entrado..

RESTAURANTES

Olha, definitivamente não falta opção de restaurante pela Cidade Antiga! Eles estão espalhados por toda a ilha, mas existem duas ruas principais onde você vai encontrar uma enorme gama: Västerlånggatan (foi díficil escrever isso!) e Stora Nygatan.

Eu fui aos seguintes restaurantes e recomendo todos eles:

  • Aifur Restaurant & Bar – essa é uma opção muito turística, mas vale a pena! Sua temática é 100% viking, desde a decoração aos próprios talheres. Não é muito barato, mas a comida foi uma das melhores que comi por lá. Fora a experiência que é única! Recomendo fazer reserva.
  • Barrels Burger & Beer – considerado o (ou um dos) melhor hambúrguer de Estocolmo, a gordinha aqui não podia deixar de experimentar. É impressionante, fica cheio o dia todo! Pode se preparar para colocar o nome na lista e esperar. A parte boa é que te ligam quando sua mesa libera. O hambúrguer… Bem, ele realmente é gostoso pra caramba.
Barrels Burgers & Beer - Estocolmo - Dona Viagem
Vou te contar que tava gostoso!
  • Lejonet & Björnen – essa sorveteria vai te ganhar no cheiro. Impossível não ter vontade de entrar quando você passa por perto e sente o cheiro das casquinhas de waffle sendo feitas na hora. Tem muitas opções e estava bom demais!
Lejonet & Björnen - Estocolmo - Dona Viagem
Será que tava bom???

Na região do Gamla Stan você também vai encontrar trocentas lojinhas de souvenir e muitos hotéis com preços salgadinhos. Mas vou te contar… Vale a pena pagar um pouquinho a mais para ficar ali, a região é muito bacana.

Conheça e se apaixone pela Cidade Antiga!

Galma Stan - Estocolmo - Dona Viagem
Muito amor!!!

Também confira outros post de Estocolmo:

Estocolmo: Descubra a encantadora capital da Suécia!

Sigtuna, a cidade que deu origem à Suécia

City Hall de Estocolmo e o prêmio Nobel

Gamla Stan, o apaixonante centro histórico de Estocolmo
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *