Farol da Barra e o Forte de Santo Antônio em Salvador

Farol da Barra - Salvador - Bahia - Dona Viagem

Se você acha que a única coisa boa de Salvador é o carnaval, está redondamente enganado. A capital da Bahia conta com muita história e vários pontos turísticos, sendo o Farol da Barra um dos principais cartões postais da cidade. Conheça um pouco mais sobre ele!

FAROL DA BARRA

Em 1534 os portugueses construíram o Forte Santo Antônio da Barra, o primeiro do Brasil. Seu objetivo era proteger a Baía de Todos os Santos de invasores. Como ali também era um ponto super movimentado de navios, construíram o Farol da Barra em 1698 para auxiliá-los em suas chegadas e partidas, sendo o mais antigo das Américas.

Ao longo dos anos a torre passou por diversas reformas, sendo a atual de 1839, com 22 metros de altura e uma bela escada em caracol para você subir. Por sinal, ele só foi aberto para visitação interna em 2011.

AMBIENTES

No Forte de Santo Antônio, além do Farol da Barra, você encontra um mirante com lindas vistas para a orla da cidade, museu com a história sobre os navios, o forte e a Baía de Todos os Santos. Também conta com loja e cafeteria.

Farol da Barra - Salvador - Bahia - Dona Viagem
Um pouco de história sobre o Forte

Galeria

Farol da Barra - Salvador - Bahia - Dona Viagem
Rota do Descobrimento
Farol da Barra - Salvador - Bahia - Dona Viagem
Mais um pouco sobre o Forte

Sala Baía de Todos os Santos

Farol da Barra - Salvador - Bahia - Dona Viagem

Sala Arqueologia

Farol da Barra - Salvador - Bahia - Dona Viagem

Sala Garrafinhas

Farol da Barra - Salvador - Bahia - Dona Viagem
São fofas!!

Sala Navegação

Farol da Barra - Salvador - Bahia - Dona Viagem

Sala Instrumentos Náuticos

Farol da Barra - Salvador - Bahia - Dona Viagem

Sala Cartografias

Farol da Barra - Salvador - Bahia - Dona Viagem

Mirante do Forte Santo Antônio

Mirante do Farol da Barra

HORÁRIOS E INGRESSOS

Você pode conhecer o Forte de Santo Antônio e Farol da Barra sozinho ou com guia, desde que seja com hora marcada.

Farol da Barra - Salvador - Bahia - Dona Viagem
Informações logo na entrada

Horários de visitação:

Terça a domingo – 9h às 18h

Diariamente em janeiro e julho.

Ingresso:

Inteira – R$15,00

Meia entrada – R$7.50

Cortesia (mediante comprovante) – escolas públicas, deficientes e acompanhantes, militares, polícias, museólogos e patrocinadores.

Farol da Barra - Salvador - Bahia - Dona Viagem
Visite o Forte de Santo Antônio e o Farol da Barra!

Quer saber mais sobre outros destinos brasileiros?

Relaxe em Santo André, a linda vila no sul da Bahia

Gruta do Acaiá, uma das melhores surpresas da Ilha Grande

Vai dar uma voltinha rápida em Salvador?

Salvador – roteiro de um dia (Viajante Móvel)

Salvador/BA (Trilhar e Mochilar)

20 Comments on “Farol da Barra e o Forte de Santo Antônio em Salvador”

  1. Ah que legal ler um post sobre o Farol da Barra, tão famoso ne, e acho que nunca tinha lido a respeito. Sempre que vou em Salvador ele acaba passando despercebido, mas pelo visto valeu a pena a visita, né?!

  2. Eita Bahia! <3 Oh lugar lindo. Já fui no Farol mas nunca entrei no museu. Pelo visto já quero voltar para conhecer melhor! hahaha. Obrigada pela dica!

  3. Estive em Salvador em abril e fomos caminhar pela orla e nao tivemos tempo de visitar o farol, uma pena com tantas historias e curiosidades legais.

  4. Lendo o post e vendo as fotos, nem parecia que eu já visitei o Farol da Barra, pois faz tanto tempo que fui que minha memória já me fez esquecer de quase toda visita. Só lembro que eu amei, mas, sem dúvidas, preciso voltar. Aliás, preciso redescobrir Salvador inteira!!

  5. Ahhh Bahêa, sua linda! Sou apaixonada por essa cidade. Sempre quando vou dou uma passadinha no Farol da Barra e visito o museu, acho muito legal a história desse lugar. Beijos

  6. Finalmente, eu vi como é o Farol por dentro.. kkk… sempre passo batida por ele, pois nunca fiquei muito tempo em Salvador, que é uma pena! O primeiro farol construído no Brasil a gente nunca esquece 🙂
    Você saberia dizer se há um ingresso de turismo, tipo combo, que pudesse aproveitar a entrada em algumas atrações culturais?

    1. Demorei pra conhecer o Farol por dentro também.. Mas antes tarde do que nunca! Kkkkk
      Sobre o combo eu não sei e não informaram existência de tal por lá.

  7. Não sabia que só a partir de 2011 foi aberto para turistas. Que lindo que é por dentro! Vejo muitas fotos da praia no entorno, mas nem imaginava que podia ir lá conferir pessoalmente. Adorei a dica!

  8. Adoro lugares repleto de história.. infelizmente quando estive em Salvador era a trabalho e só deu para curtir o farol por fora, mas já valeu para ter um recordação maravilhosa desse lugar.

  9. Que legal! Eu adoro conhecer faróis! Ainda não tive a oportunidade de ir em Salvador, mas sei que quando for a Bahia não posso deixar de visitá-lo! Bom que o seu post já está super completo e explicativo!

  10. Eu amo farois!!! Só que nunca consegui visitar um, que experiencia gostosa! Com certeza, irei quando for a Salvador. Mas me tira um duvida, não está aberto para visitação nos outros meses do ano? Somente janeiro e julho mesmo? =/

    1. Ele funciona em todos os meses do ano, mas de terça a domingo. Em janeiro e julho ele funciona todos os dias, inclusive segunda 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *