Emerald Lake e outras belezas do Yoho National Park

Emerald Lake - Yoho National Park - Canadá - Dona Viagem

A região das Montanhas Rochosas do Canadá guarda cenários dignos de filme, tendo os parques de Banff e Jasper como protagonistas. Porém, o vizinho Yoho tem uma joia na manga, o maravilhoso Emerald Lake, um dos mais lindos e que não recebeu esse nome à toa. Vem ver!

YOHO NATIONAL PARK

O Parque Nacional de Yoho fica bem ao lado dos coleguinhas famosos, Banff e Jasper. A principal diferença é que, ao contrário dos dois que ficam no estado da Alberta, o Yoho está na British Columbia. Na prática não faz diferença alguma, mas fica a informação.

A cidade-base da região é a pequena Field, que não tem o charme de Jasper Town ou Banff, mas conta com uma boa quantidade de guest houses, algumas bem em conta, e alguns poucos restaurantes (na verdade só achei 3).

Durante meu tour de 8 dias pelos Parques Nacionais do Canadá, separei duas noites/um dia para conhecer o Yoho. Na minha opinião, foi suficiente. O porquê das duas noites lá, você já vai entender.

MELHOR ÉPOCA PARA CONHECER EMERALD LAKE

O Parque Nacional de Yoho está localizado no centro oeste do Canadá, a uma altitude média de 1.300 metros. Isso significa que faz um friozinho de leve até no verão.

A melhor época para curtir o Emerald Lake e outras belezas naturais de Yoho é de junho a setembro, quando a temperatura está melhor (entre 12ºC e 22ºC), sendo julho e agosto altíssima temporada. Os dias são longos, com sol se pondo por volta das 22h, e perfeito para fazer os passeios.

Eu fui com as amigas na segunda quinzena de maio, fiquei dois dias que foram ótimos, com muito sol, boa temperatura e o Lago Emerald totalmente descongelado. Em contrapartida, alguns dos principais lagos do vizinho Banff ainda estavam semi congelados.

EMERALD LAKE

Esse é o menino dos olhos do Yoho National Park. Com uma água verde esmeralda leitosa (tcháááá, olha de onde veio o nome do lago!), é impossível não se encantar com sua beleza.

No Emerald Lake você pode fazer trilhas, andar de caiaque, stand up paddle ou apenas sentar e apreciar essa obra da natureza. Assim como todos os outros pontos turísticos, ali você encontra banheiro e estacionamento, tudo gratuito.

Emerald Lake - Yoho National Park - Canadá - Dona Viagem
Me fala se essa água não é um espetáculo?!

EMERALD LAKE LODGE

Sou uma pessoa apegada à logística e o tal do “vai e volta” não me agrada. No meu caminho de Jasper para Banff – que você pode conferir no post Icefield Parkway: uma das estradas mais lindas do mundo, já sabia que queria conhecer o Yoho e o maravilhoso Emerald Lake, mas quando descobri o Emerald Lake Lodge, tive a certeza de que precisaria me hospedar lá.

Não tem discussão: o Emerald Lake é o lago mais incrível de Yoho e o Lodge fica na beira do lago. Sabe o que isso significa? Que eu acordava olhando para aquele espetáculo da natureza e esse foi um investimento que definitivamente valeu a pena.

Emerald Lake - Yoho National Park - Canadá - Dona Viagem
Mirante no Emerald Lake Lodge

Já ficou curioso? Dá uma olhada aqui no Emerald Lake Lodge.

O Emerald Lake Lodge é formado por cabanas ao longo do lago, todas muito espaçosas, com lareira e clima bem romântico (eu estava num grupo de amigas, mas fica a dica para os casais). A proposta do lugar é que você realmente aprecie a estadia, tanto que internet não funciona e wi-fi só existe no lobby.

O Lodge também conta com uma banheira de água aquecida a 39ºC e vista para o lago, academia e dois restaurantes. Ele aceita animais e vi muitas famílias com crianças por lá também.

NATURAL BRIDGE

O Yoho National Park não é feito só do Emerald Lake, tendo outras atrações bacanas para serem visitadas. Uma delas é a Natural Bridge, que recebeu esse nome por causa da ponte de pedras formada naturalmente no Kicking Horse River Valley e resulta numa pequena cachoeira.

O Natural Bridge está localizado na estrada de acesso ao Emerald Lake, sendo de fácil visitação para quem segue para o lago.

Natural Bridge - Yoho National Park - Canadá - Dona Viagem
Essa aí atrás é a ponte natural e onde to sentadinha na foto anterior

WAPTA FALLS

Essa é uma cachoeira bem maior que a anterior e que fica a 30km de Field. Para chegar até Wapta Falls, é necessário percorrer uma trilha com 2,4km de extensão (depois tem que voltar pelo mesmo trajeto). Os dois primeiros quilômetros são praticamente retos, mas o final possui uma descida íngreme, o que significa uma subida íngreme na volta. A parte boa é que ela tem umas pedrinhas que ajudam a pisar e subir/descer com maior facilidade.

Detalhe importantíssimo: não existe banheiro ao longo da trilha. Se achar que pode dar vontade de fazer alguma coisa durante o caminho, recomendo se garantir no banheiro público que tem no estacionamento.

Para conhecer outras maravilhas das Montanhas Rochosas Canadenses, dê uma olhada nos posts abaixo!

Roteiro completo pelas Montanhas Rochosas do Canadá

14 informações indispensáveis para viajar pelas Montanhas Rochosas

Glacier Adventure: tour pelo Athabasca Glacier e SkyWalk

Calgary: Roteiro de 1 dia (e meio) na maior cidade da Alberta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *