Querido leitor, você provavelmente sabe que Amsterdam é uma cidade descolada, muito charmosa, cheia de atrativos e que conquista quem passa por lá. Vou te contar que ela realmente é tudo isso, mas tem algumas curiosidades que a deixam ainda mais interessante! Dá uma conferida!

1. HANGOVER INFORMATION CENTER

Amsterdam é uma cidade jovem e com agitada vida noturna. Para aqueles que curtem space cake beck bebida e passam um pouquinho dos limites, seus problemas acabaram! Você pode procurar ajuda no Hangover Information Center. Sim, ele é exatamente isso que você está pensando.

A Hangover Information Center vai te auxiliar a prevenir a bendita ressaca. Lá é vendida uma fórmula que promete fazer com que você não sinta os efeitos terríveis do álcool no dia seguinte. Basta consumir o produto que eles vendem antes de dormir.

E aí, vai precisar dar um pulinho lá???

Curiosidades Hangover Information Center Amsterdam - Dona Viagem
O slogan é o melhor! “For a brighter tomorrow”

2. LOJA DE CAMISINHAS

Numa cidade com tanta liberdade, prevenção faz parte do negócio.

Para aquelas pessoas que acham camisinha um item dispensável ou entediante, esqueça tudo que você já viu. Como diz o velho ditado, “prevenir é melhor que remediar” e isso fica ainda mais divertido na Condomerie, a primeira loja especializada em camisinhas do mundo!

Só pela vitrine já dá para perceber que mau humor e desculpa esfarrapada vão passar longe. Então aproveite para deixar sua brincadeira ainda mais animada!

Curiosidades Loja de camisinha Amsterdam - Dona Viagem
Tem preferencia de cor, formato ou sabor???

3. RUAS CONFUSAS

Se você mora numa cidade com um tamanho considerável, provavelmente convive com um trânsito caótico, engarrafamentos e uma certa falta de respeito entre motoristas e pedestres. Em Amsterdam é exatamente o oposto. O transporte público é eficiente, o uso de bicicletas é intenso e vi poucos carros na rua, mesmo nos horários de pico.

A grande diferença é que em vários pontos da cidade você simplesmente fica perdido ao tentar descobrir o que é rua, o que é calçada, de que lado os carros passam e como fazer para fugir de tanta bicicleta. Sério, quase fui atropelada duas vezes por não conseguir entender de onde brotavam as pessoas/bicicletas/transportes! Espero que você consiga entender melhor do que eu…

Curiosidades Ruas Amsterdam - Dona Viagem
Me fala se não dá para confundir a cabeça de quem não está acostumado???

4. ARQUITETURA INCRÍVEL

A Europa, em geral, é super famosa por sua arquitetura maravilhosa, palácios magníficos e igrejas suntuosíssimas. Em Amsterdam não podia ser de outro jeito. Tem construções lindas que te deixam com vontade de sair fotografando tudo.

É aí que vem a pegadinha.

Pode acontecer de você ver um prédio incrível e imponente, aí logo pensa: “Nossa, deve ser um palácio ou um prédio super importante”. Foto registrada, hora de descobrir no Google Maps que monumento é aquele. Nessa hora que vem a surpresa… Seu lindo prédio pode ser apenas um shopping ou algo bem comercial, zero histórico. #saudadedospalácios

Curiosidades Amsterdam - Dona Viagem
Me fala se esse prédio tem cara de shopping????

5. ESTACIONAMENTO DE BICICLETA

Voltando para o caos das grandes cidades, um problema típico é a falta de estacionamento. Na rua está cada vez mais difícil parar o carro e os estacionamentos particulares costumam cobrar uma pequena fortuna.

Numa cidade bike-friendly como Amsterdam, o difícil é arrumar vaga para estacionar sua bicicleta. São tantas magrelas pela rua, mas tantas, que falta poste para amarrá-las. Assim sendo, a solução é criar gigantescos estacionamentos para elas! Esse da foto abaixo fica ao lado da Estação Central e é sem noção de grande. São 4 andares (visíveis, não sei se tem mais para baixo) com uma extensão enorme e abarrotado de bicicletas! Acho que o desafio deve ser reconhecer a sua quando voltar…

Curiosidades Bike park Amsterdam - Dona Viagem
Estacionamento de bike na Estação Central!

6. CICLOVIA OU SCOOTERVIA?

Onde eu moro lugar de moto é na rua e de bicicleta é na ciclovia (quando tem). Imagino que na sua cidade não deve ser muito diferente. Só que em Amsterdam não é assim que funciona! A cidade é super bem provida de ciclovias, então as bikes geralmente circulam onde esperamos. A surpresa é em relação às scooters, aquelas motos sem marcha. Elas também circulam na ciclovia! Fica até esquisito pra gente né?!

Curiosidades Amsterdam - Dona Viagem
Scooter e bicicleta dividem o mesmo espaço!

7. PRÉDIOS TORTOS

Eu não sou engenheira, mas sempre aprendi e vi que prédios são construídos retinhos, em ângulos perfeitos e estáveis. Não é à toa que quando algo sai do prumo já recebe alguma fama, como a Torre de Pisa na Itália.

O engraçado é que em Amsterdam é bem comum ver prédios tortos. Não quase caindo como a Pisa, mas daquele tipo que faz questionar se você está bêbado e vendo coisas ou se realmente alguém errou a mão ali! Por sinal, sempre prefiro acreditar na segunda opção. 😉

Curiosidades Amsterdam - Dona Viagem
Olha esse prédio do meio como é caidinho para o lado!

8. ROLDANA NOS PRÉDIOS

Não satisfeita em ter prédios tortinhos, Amsterdam também tem um outro fator que desperta a curiosidade de quem não está acostumado.

Boa parte das construções na cidade datam de muitos anos atrás, em uma época que não se falava em sofás enormes e televisões parecendo tela de cinema. Isso significa que não existe muito espaço para passar com móveis grandes pelos elevadores (quando tem) ou escadas.

Como solucionar?

Alguém teve uma ideia de gênio e colocou roldanas do lado de fora desses prédios! Não é incomum você estar passeando pela cidade e se deparar com um sofá pendurado ou uma geladeira passando por uma janela. Eu só tomaria cuidado na hora de passar por baixo deles…

Curiosidades Amsterdam - Dona Viagem
Olha as roldanas aí em cima!!!

Confira mais sobre essa incrível cidade chamada Amsterdam!

Conexão em Amsterdam: O que fazer em 2 dias

Heineken Experience em Amsterdam

8 Curiosidades de Amsterdam que deixam a cidade única!
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *