Comprar passagem aérea é o primeiro passo de uma viagem. Nesse momento começa o planejamento, a ansiedade, a vontade de colocar logo o pé na estrada. Apesar de todo esse entusiasmo, às vezes rolam uns probleminhas e dúvidas que não sabemos bem como resolver.

Confira abaixo algumas dicas preciosas que todo bom viajante deve saber para aproveitar ao máximo a sua viagem!

1 – CANCELAMENTO EM 24H

Sabe aquele dia que você está com os amigos tomando um barril de chopp gelado, aí vem um coleguinha te chamando para viajar pro Japão na semana que vem e você, amante de viagens e animado com a bagunça, se empolga e compra a passagem aérea.

Chega o dia seguinte, bate aquela ressaca e você descobre um torpedinho da operadora de cartão de crédito falando que foi autorizada uma compra de R$5.000,00 no seu cartão, sendo que na verdade você está desempregado e podendo nem jogar na Mega Sena.

O que você faz:

a) Corre no banco para tentar um empréstimo;

b) Liga para a operadora do cartão e pede para cancelarem essa compra;

c) Liga pro seu amigo falando que ele é má influência e agora tem que bancar a passagem;

d) Nenhuma das anteriores.

A vontade real é de fazer a letra C, mas creio que não vai funcionar. A letra A e B também não são boas opções e falo por experiência própria, porque já tentei cancelar passagem através do cartão de crédito.

A verdade meu amigo é que alguma coisa nesse mundo funciona e a resposta certa é a letra D! Os bêbados e arrependidos de plantão podem cancelar qualquer passagem aérea, independente do tipo de tarifa, em até 24h da data da compra sem qualquer ônus. A companhia aérea é obrigada a te reembolsar 100% do valor pago. Isso vale para qualquer passagem, no Brasil ou exterior.

2 – RESERVA DE PASSAGEM AÉREA

Resolveu viajar, apareceu uma promoção imperdível, mas ainda não sabe se o chefe vai te liberar? Ou encontrou uma passagem aérea top com milhas, mas tem que pedir pra baixar do cartão de crédito e você está com medo de perder essa oportunidade??

Seus problemas acabaram!!!!

Se você não sabe, é possível fazer reserva de passagem aérea garantindo o assento e a tarifa. Agência de turismo faz isso com facilidade e agora tem até site com esse serviço. No Smiles por exemplo basta pagar 30 reais que você segura sua reserva por 3 dias, tempo para esperar as milhas caírem do cartão de crédito. Bom né?!

3 – MALA DE MÃO DESPACHADA NO PORTÃO

Todo mundo está ciente que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) mudou as regras do jogo e que as companhias aéreas agora podem cobrar pela bagagem despachada. Para saber um pouco mais como ficaram as franquias e valores, dá uma conferida nesse post do blog Mapa de Mão, ficou ótimo!

Para viagens que não necessitam de mala despachada, agora podemos carregar mala de mão com até 10kg. Até aí tudo bem, pois fazemos check in pelo celular ou na máquina e entramos na área de embarque sem nem olhar para a atendente no balcão. Só que na hora de mostrar seu ticket para embarcar a mocinha fala que sua mala está fora do padrão e deve ser despachada.

Primeiro pensamento: “lascou, vou ter que desembolsar um trocado”. Agora vem a parte menos pior: para despachar mala no portão de embarque não se paga tarifa, é “de graça”. Sua mala é etiquetada ali mesmo e levada para o bagageiro do avião, sendo retirada na esteira normalmente quando chegar no seu destino final.

4 – MILHAS ALÉM DA PASSAGEM AÉREA

No mundo moderno de pagamentos por cartão e programas de fidelidade, uma das maiores vantagens que temos é o acúmulo de milhas. Quem não gosta de comprar uma passagem aérea sem desembolsar dinheiro?!

O que talvez você não saiba é que existem outras formas de juntar pontos além de cartão e voos. Esses programas de Fidelidade como o Multiplus e Smiles possuem parcerias com outras empresas que tem nada a ver com viagem, permitindo acumular mais pontos ainda!

Recomendo muito dar uma clicada nos links aqui em cima e conferir quais são as empresas parceiras. Quando você for fazer compras, vale a pena verificar se essas empresas atendem as suas necessidades e juntar ainda mais pontos para viajar depois!

5 – COMPRA DE TRECHOS SEPARADOS

Eu não sei você, mas eu moro numa cidade com pouquíssimos voos diretos. Fazer conexão faz parte da minha vida de viajante.

Volta e meia fico tentada a comprar a passagem com os trechos separados, principalmente em voos internacionais. Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens.

Principal vantagem:

  • Possibilidade de flexibilizar a conexão com outra companhia aérea que não seja parceira e tenha melhor preço/horário.

Por outro lado, vem as desvantagens:

  • Diferença na franquia de bagagem que pode resultar em excesso e você precise pagar por isso;
  • Se algum dos voos for cancelado/atrasado/modificado e você perder o trecho que comprou separado, você é o único responsável por isso, tendo que arcar com novos custos e arrumar novos voos.

Pense com carinho quando cogitar comprar trechos com conexão e veja o que compensa mais!! O que não pode é deixar de viajar!

Outras dicas bacanas sobre compra de passagem aérea você pode conferir no post Passagens Baratas aqui no blog!


Curtiu o post? Tem outras dicas para compartilhar?? Deixe aqui nos comentários!!

Passagem aérea: 5 dicas que vão facilitar a sua vida!
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *