Queridíssimo leitor, se você chegou aqui através do post Estocolmo: Descubra a encantadora capital da Suécia!, vou dispensar apresentações sobre a cidade. Caso você tenha caído nesse singelo blog caçando “City Hall de Estocolmo” ou algo similar, também recomendo uma passadinha pelo post de Estocolmo e, desde já, agradeço sua visita!

Então, vamos ao que interessa.

City Hall - Estocolmo - Dona Viagem
Simbora conhecer o City Hall de Estocolmo!

CITY HALL DE ESTOCOLMO

O City Hall, ou prefeitura, de qualquer cidade maiorzinha já costuma ser uma atração bem procurada pelos mais diversos turistas. No caso de Estocolmo, além da construção ser linda, o City Hall é palco do banquete de um dos mais importantes prêmios do mundo, o Nobel.

A única premiação que não acontece em Estocolmo é o Nobel da Paz, que rola no City Hall de Olso. Você pode conferir no post Conhecendo Oslo, a incrível capital da Noruega.

City Hall - Estocolmo - Dona Viagem
Dia de festa no City Hall!

Além da sua importância, o City Hall possui uma linda vista para a baia, uma ampla área para fotos e dois tours que podem te interessar.

City Hall - Estocolmo - Dona Viagem
A área do City Hall é agradabilíssima!

A TORRE

O City Hall conta com uma torre com 106 metros de altura e singelos 357 degraus (sim, fiz tudo a pé!), a qual você paga SEK 50 para subir e ter uma vista panorâmica da cidade. Para quem não aguenta subir tudo, tem um elevador que vai até a metade do caminho e sobem 5 pessoas por vez, mas o resto da escada tem como fugir não….

City Hall - Estocolmo - Dona Viagem
Olha a torre aí atrás!

Os horários de subida na torre são agendados e você tem 35 minutos no total para visitar e vazar. Não vou negar que a subida é cansativa e tem umas passagens estreitas.

Todo esse esforço só tem um único porém… A vista lá de cima realmente é massa, só que existe um pequeno choque de realidade x expectativa. Dá uma olhadinha nas fotos abaixo para entender o que estou falando.

Pois é.. Essa grade não colabora com as fotos. Tive que colocar o braço e celular (tremendo pra não deixar cair) atrás dela pra conseguir tirar a foto melhor.

Achei a subida imperdível? Bem.. sinceramente.. Não. Não me arrependo, mas não ia chorar se não tivesse ido.

Na parte inferior da torre encontra-se a Abóbada dos Cem. Tem esse nome porque o teto é composto por 100 pequenas abóbadas. Ali possui um carrilhão que representa São Jorge e o Dragão. No verão o carrilhão gira e as figuras aparecem no exterior da torre quando os sinos são tocados.

City Hall - Estocolmo - Dona Viagem
Interior da torre

TOUR PELA CÂMARA MUNICIPAL

Agora sim estamos falando de algo muito maneiro e que você tem que fazer.

Pagando SEK 110, você faz um tour guiado pelas instalações do prédio e conhece um pouco mais sobre o prêmio Nobel e o sistema político sueco, que já te adianto ser um tapa na cara da nossa política. A busca pela igualdade de gêneros e participação do povo é muito avançado, algo totalmente fora da nossa realidade.

Não tem tour em português, mas tem em inglês e espanhol.

“Ah Manu, mas eu não falo inglês nem espanhol.”

Não se preocupe. Eles disponibilizam um folheto-guia em português para nossa alegria!

Ambientes

  • Câmara Municipal: foi construída entre 1911 e 1923 e projetado pelo arquiteto sueco Ragnar Östberg. É um dos edifícios mais proeminentes da Suécia e segue o estilo nacional-romântico.
  • Salão Azul: o nome tem nada a ver com o local. O arquiteto queria ter pintado a as paredes desse salão de azul, mas acabou achando o vermelho dos tijolos tão bonito que desistiu da ideia. O nome permaneceu porque já tinha sido espalhado pela cidade e a população gostou. É ali que ocorre o Banquete dos Prêmios Nobel, sempre no dia 10 de dezembro. Nesse salão também está um dos maiores órgãos de tubos da Escandinávia, com 10.000 tubos e 135 registos.
City Hall - Estocolmo - Dona Viagem
O imponente Salão Azul

 

  • Sala do Conselho: local onde se reúnem os 101 membros da assembléia municipal de Estocolmo, com reuniões abertas a visitantes. O teto com vigas remete a uma cabana do tempo dos vikings.
City Hall - Estocolmo - Dona Viagem
Eu ia gostar de trabalhar aí…
  • Sala Oval: coberta por tapeçarias francesas do final do século XVII, nessa sala acontecem casamentos civis todos os sábados. A média é de 60 casamentos, com duração de 3 minutos cada um. #maldátempodepensar
  • Galeria do Príncipe: possui vista para o Lago Mälaren e para as costas de Estocolmo. As pinturas dessa sala foram feitas pelo príncipe Eugênio.
  • Sala Três Coroas: as paredes são ornadas com brocados de seda e bordados em fio de prata. Em uma delas encontra-se uma pintura de 1790 com uma paisagem de Estocolmo.
  • Sala Dourada: a mais linda de todas! Suas paredes são decoradas com mais de 18 milhões de mosaicos em vidro e ouro que retratam a história da Suécia desde o século IX até os anos 20 do século XX. A “Rainha do Lago Mälaren”, a representação humana de Estocolmo, está sentada no trono e a seu lado estão figuras e edifícios do resto do mundo. As galas, após o banquete dos Prêmios Nobel, são realizadas nessa sala.
City Hall - Estocolmo - Dona Viagem
Maravilhosa e com uma riqueza de detalhes impressionante!

Para mais informações e horários (que variam muito de acordo com o mês) recomendo dar uma passadinha no site oficial de Estocolmo. O City Hall não está incluído do Stockholm Pass.

City Hall - Estocolmo - Dona Viagem
Passeie, conheça e relaxe!

Conheça também outros posts sobre essa região lindíssima!

Sigtuna, a cidade que deu origem à Suécia

14 Fatos sobre a Escandinávia que você deve saber

Metro Art Walk, o tour pelas estações de Estocolmo

 

City Hall de Estocolmo e o prêmio Nobel
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *