Bruxelas: o que fazer numa conexão na capital da Bélgica

Atomium - Bruxelas - Bélgica - Dona Viagem

Bruxelas, assim como boa parte das capitais europeias, tem lugares lindíssimos para serem visitados. Entretanto, nem sempre temos o tempo que gostaríamos, certo? Foi o meu caso em fevereiro/2018. Eu tinha que ir de Düsseldorf (Alemanha) para Amsterdam (Holanda) de carro, aí resolvemos fazer uma paradinha em Bruxelas (Bélgica). Não era tão caminho, mas valeu a pena!

Ah, por sinal, se quiser saber sobre Düsseldorf e Amsterdam, dá uma olhada aqui nos posts:

Düsseldorf: Uma joia no oeste da Alemanha

Conexão em Amsterdan: O que fazer em 2 dias

BRUXELAS

Já ouvi uns papos por aí de que Bruxelas divide opiniões… Tem gente que acha desperdício de tempo, tem gente que ama. Eu, Manu Dona Viagem, achei muito lindo tudo que visitei e vi de dentro do carro. Não acho que precise de muitos dias ali, mas nuns dois dá para matar tudo sem correria.

Eu tive menos de 3 horas para desbravar a capital da Bélgica, entre parada pro waffle, para comprar chocolates, para me deslocar de carro e ver os principais pontos turísticos. Gostaria de ter ficado mais? Sem dúvidas, mas deu pra sentir o gostinho.

Bruxelas - Bélgica - Dona Viagem

O QUE FAZER

Se você estiver numa correria que nem eu, vale a pena conhecer os lugares que vou listar abaixo.

Atomium

Fale bem, fale mal, simplesmente não dá para ir à Bruxelas e não ver seu maior cartão postal! Ele está para Bruxelas praticamente como a Estátua da Liberdade está para NY.

Como o nome já indica, o Atomium representa um átomo de ferro (olha a aula de química aí!!) ampliado em 165 bilhões de vezes. Sinistro né? Ele foi construído em 1958 para a Feira Universal de Bruxelas e, mesmo com muitas críticas, acabou sendo abraçado pela cidade.

Ele possui 102m de altura e tem 9 esferas que são interligadas por 18 escadas rolantes. Esse mega átomo é um museu que conta tanto com exposições permanentes quanto temporárias.

Dizem que não vale muito a pena entrar, mas certamente vale ir bater umas fotos do lado de fora. A construção impressiona!

Se tiver um tempinho, bem ao lado está a Mini Europa e o Óceade, um parque aquático.

Atomium - Bruxelas - Bélgica - Dona Viagem
É enooooorme!!!

Grand Place de Bruxelas

Simplesmente um arraso! A principal praça de Bruxelas dá um show de arquitetura. Ao seu redor estão a prefeitura e 3 museus, além de vários restaurantes. Você vai reparar que é usado muito outro nos prédios. Coisa de gente fina!

No centro sempre tem algum tipo de exposição. É parada mais que obrigatória para quem for à cidade.

Grand Place - Bruxelas - Bélgica - Dona Viagem

Grand Place - Bruxelas - Bélgica - Dona Viagem
Olha os detalhes em ouro

Les Galeries Royales (Galeria Real St. Hubert)

É uma espécie de shopping a céu aberto (mas coberto). Essa rua luxuosíssima possui uns 200 metros de extensão e, mesmo que não queira gastar um mísero euro por ali, vale a pena dar uma caminhada e admirar as vitrines, a arquitetura e sentir o cheiro de chocolate.

Les Galeries Royales - Bruxelas - Bélgica - Dona Viagem
O teto geralmente está decorado

Manneken Pis (Menino Mijão)

É uma fonte construída no século XVII com uma micro estátua em bronze de um rapazinho mijão. É um fuzuê de gente pra tirar foto com esse garotinho, mas todo mundo se ajuda e você garante a sua.

Durante as festividades na cidade, o Menino Mijão costuma ser fantasiado para entrar no clima.

Menino Mijão - Bruxelas - Bélgica - Dona Viagem
Tão pequenininho…

Essas foram as atrações que consegui fazer no meu curto período em Bruxelas. Se quiser conhecer um roteiro mais completo, visite esse post do Roteiros Inesquecíveis. A Lívia do Leve na Viagem também fez um post ótimo sobre o que você pode fazer em um dia inteiro na cidade.

PONTOS IMPORTANTES

  • A Bélgica é a terra do chocolate e do waffle. Não deixe de experimentar os dois!! Realmente são deliciosos;
  • As cervejas belgas também são bem faladas. Vale sentar para tomar uma;
  • Se perca pelas ruas, principalmente em torno da Grand Place. São fofas!!
  • Se estiver de carro, estacionamento na rua é rotativo. Não esqueça de pegar o voucher no parquímetro.
Waffle - Bruxelas - Bélgica - Dona Viagem
Vai resistir?

Veja outros posts sobre cidades iradas na Europa:

Um passeio por Copenhague, a linda capital da Dinamarca

Heidelberg: um encanto de cidade na Alemanha

Descubra Londres em 1 dia!

23 Comments on “Bruxelas: o que fazer numa conexão na capital da Bélgica”

  1. Sou dessas que fica louca para conhecer um local, nem que seja por um pouquinho.. Bruxelas já tinha ouvido falar, mas Brussel nunca kkk.
    Adorei a arquitetura dos pontos apresentados e fiquei louca para comer esse waffle e de preferência com um chocolatinho.

  2. Eu amei muuito a Bélgica! Bruxelas é linda, histórica e encantadora, com certeza merece mais tempo! Mas acho que para quem tem pouco tempo o que você separou foi crucial, pontos emblemáticos e clássicos da cidade. Fica aquele gostinho de quero mais né??

  3. Como assim, alguém achar que não vale a pena visitar. Eu simplesmente adorei, essa praça é um encanto, as galerias, principalmente esse monumento gigante ¨Atomium ¨, fiquei com vontade de conhecer. O menininho mijão possui um lenda né? ..Gostei das dicas, colocarei em minha listinha bjs

    1. O menino mijão tem várias histórias que justificam sua fama, mas vai saber qual é a real.. Sobre falarem que não vale a pena visitar, dizem que entre tantos lugares na Europa, Bruxelas tá longe de ser uma prioridade… Enfim, cada um com seu gosto.

  4. menina esse post cau do ceu pq to vendo uma passagem pra Europa onde preciso esperar 9 horas em Bruxelas!! Tava com dúvida mesmo do que poderia fazer nessa cidade!! hahahaha Post perfeitooo, já vou aproveitar as dicas!!

  5. Quem nao ama uma conexao assim né? Mais um lugar conhecido e daí decide de vale ou nao voltar um dia né?! Show suas dicas do que fazer numa conexão, parando por lá já sei onde pesquisar 🙂 . Abraço e muitas viagens p vc…

  6. Ótimas dicas! Bom saber o que fazer quando temos pouco tempo em alguma cidade. O importante mesmo é poder parar pra conhecer um pouquinho e sentir o destino, independente do tempo. Aposto que foi embora com vontade de voltar, hein?!

  7. Eu sempre imaginei de conhecer Bruxelas em uma escala, até hoje não tive a oportunidade e foi bom saber que vc conseguiu fazer em apenas 3h. Vc acha que um dia inteiro por lá (sem pernoite) é o suficiente para curtir bem a cidade?

    1. Tiago, chegando cedo e indo embora a noite, acho que dá pra conhecer bastante coisa sim! Eu estava de carro e andei tranquilamente (difícil era achar vaga), se estiver de transporte público, acho que fica mais fácil ainda!

  8. Adoro dicas de conexão,pois as vezes temos pouco tempo mas não queremos perder o passeio!
    Agora dicas de conexão com um waflle daqueles, Então.. não é dica, é presente!
    Uma pergunta: se eu tiver o roteiro aberto, você me indica quantos dias na cidade?
    Estou me programando!!

    1. Aninha, acredito que dois dias na cidade seja suficiente pra ver o que tem de mais interessante. Aproveite muito!!

  9. Sempre que vamos para Amsterdam, paramos na Bélgica e obviamente para Bruxelas. E claro, para poder comer nossa dose de waffle e chocolate.
    Algo para se fazer a próxima vez: comer Mochilao e batata frita. São os melhores.

    Qual foi seu roteiro pela Europa ?

    1. Quero muito provar a batata belga, mas dessa vez não fui a passeio. Estava em Düsseldorf (Alemanha) a trabalho e tinha que pegar um voo em Amsterdam. Resolvemos alugar um carro, dar um pulinho de poucas horas em Bruxelas, com almoço na Antuérpia e dormir em Amsterdam para pegar o voo no dia seguinte cedo.

  10. Que post mega útil! Não imaginava que Bruxelas era tão bonita. Essa praça Grand Place de Bruxelas que luxo? Simplesmente linda. Saber que Bélgica é a terra do chocolate e do waffle, já me deixa salivando, quero tudo e já!. Post favoritado! As fotos estão incríveis.

    1. Fiquei surpresa com Bruxelas também. Fui por acaso e adorei a cidade! Espero voltar um dia para ficar mais tempo.

  11. Belo artigo… Bruxelas me surpreendeu bastante. Muita gente dizia ser uma cidade sem graça, mas depois de conhecer um pouquinho dela percebi que a gente tem de conferir algumas coisas com os próprios olhos.

    1. Obrigada!! Pois é, ouvi opiniões bem divididas sobre Bruxelas, mas achei muito lindo tudo que vi! Não acho que precise passar muitos dias lá, mas uns dois (ou pelo menos um dia inteiro) já vale a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *